terça-feira, janeiro 01, 2019

2019
Feliz Ano Novo a todos os Leitores de Um Jeito Manso





Cá estamos. Aqui já nós chegámos. E estamos inteiros. 2018 é passado e a história de 2019 está por fazer. Estamos naquele limbo em que o passado ainda não se esvaíu e o futuro ainda não chegou. E se todos os dias são assim, o dia 1 de Janeiro é ainda mais. Um dia quase igual a todos mas carregado de auspícios. Que tudo seja bom -- dizemos, desejamos.

Não faço balanços, já o disse. Não me interessam. Não quero arrumar o passado, quero apenas honrá-lo. Tenho respeito pela vida, recebo-a de braços abertos, todos os dias, e para ela quero estar sempre disponível. Seduz-me o futuro.


De resto, formulo desejos querendo convencer-me de que, querendo muito, o terei. E, como gosto de partilhar, digo, então, para vocês o que penso para mim:
De tudo o que se passou de menos bom saberemos guardar as devidas distâncias e a tudo o que de bom vivemos saberemos agarrar com carinho e com o cuidado devido aos seres mais frágeis que requerem atenção dedicada.
Dos que amámos e se foram, ou porque atravessaram a secreta porta em direcção ao silêncio ou porque foram viver a sua vida noutras paragens, guardaremos saudade e saberemos amá-los para sempre
Sem angústias, sem ansiedades, não nos pré-ocuparemos. Saberemos respirar até que o coração se aquiete, saberemos esperar até que o momento certo surja, saberemos louvar o que temos sem lamentarmos o que não temos.
As nossas pernas saberão procurar terreno firme para que os nossos pés nos conduzam pelos caminhos que queremos percorrer.
E saberemos guardar um lugar especial no nosso coração para o amor. Pelos outros, também por nós, pela natureza, pela vida. Saberemos apaziguar-nos para melhor sentirmos a serenidade que o amor nos traz. Saberemos ouvir. Aprenderemos a dar com o mesmo prazer com que recebemos os melhores e mais inesperados presentes.
Saberemos ouvir também o nosso corpo, estaremos atentos aos seus sinais, saberemos cuidá-lo sempre que o sintamos mais frágil porque o nosso corpo é a nossa primeira casa, o nosso verdadeiro refúgio.
Veneraremos a beleza. A beleza em todas as suas formas. Procurá-la-emos em todos os lugares. E a simplicidade. E a elegância. E a bondade.  

Agora que 2018 se foi e que o céu já se estrelou de mil cores e que já me deixei fascinar, uma vez mais, pelo fogo de artifício que aqui vos mostro, desejo que 2019 seja para todos vós, Leitores queridos, um ano muito bom, o melhor possível. Do coração vos desejo.

------------------------------------------

O algoritmo do YouTube acaba de me brindar com a sugestão deste vídeo. Conhece-me bem, propondo-me a história de Jonna Jinton. É um vídeo muito bonito e vê-lo parece-me uma boa maneira de começar o ano.

Partilho-o convosco: Do sonho para a realidade


Que os vossos melhores sonhos também se transformem em realidade. 
Força, lutem por eles.

12 comentários:

soliplass disse...

Bonito vídeo este último. Um bom ano para si e para os seus.

Gina disse...

Também não sou de planos. Tudo bem que esta passagem dá uma certa fervura ao que somos e queremos, mas eu cá, sei lá, chateia-me, considero que a preserverança de sermos mais e melhores deve estender-se a todo o tempo. Enfim. Olhe: desejo-lhe coisas boas para este ano. Beijo.

Anónimo disse...

What a beautiful post, my dear Heavenly Lady ⚘

Obrigada pelo Everglow (e o que eu gosto deste menino Chris Martin, e como é que a Gwyneth o deixou fugir?)

Obrigada pelos Fireworks!

Obrigada pelas sábias palavras.

E muito, muito, muito obrigada pelo último vídeo.
Que maravilha!
Pela história de vida, mas sobretudo pelo sítio em que tudo se passa.
Eu tenho um fascínio por essas terras geladas a norte, trenós, midnight suns e auroras boreais. Talvez já tenha vivido lá numa qualquer vida anterior (se é que isso é possivel, sei lá...)
Feliz 2019 and may all your wishes come true!
E agora vou ver o vídeo outra vez.
🌲L

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Muito obrigado, rica UJM.
Um ano maravilhoso também para a UJM e para os amores da sua vida.

Belas fotografias!

Um abraço!

AV disse...

Os seus desejos são princípios fortes para um ano excelente, que lhe desejo a si e aos seus queridos.
Um abraço,

Ana

Um Jeito Manso disse...

Olá Soliplass,

Muito obrigada. Para si também um 2019 muito bom, continuando a saber gerir bem esses contrários entre âncoras e nefelibatas, entre terras aradas e mar alto, entre livrarias e alfarrabistas e oliveiras por podar, entre palavras eruditas e palavras mal aprendidas, entre países nórdicos, brasis e terras lusitanas.

No post que escrevi agora estava a descerever os 'molhinhos' e a pensar: o Soliplass deve saber o que é.

Um abraço com estima.

Um Jeito Manso disse...

Olá Gina, criativa e genuína Gina,

Muito obrigada. Sem balanços, sem planos, para si também um belo 2019. Com saúde, leveza, descontração, inspiração, alegria, boas descobertas, muita motivação.

Beijinhos Gina. Gosto muito do seu blog e tenho enorme simpatia por si.

Um Jeito Manso disse...

Olá Ms Tree Lover

Também gostei muito do vídeo e imagino a vida fantástica que a Jonna deve viver mas, ao mesmo tempo, as dificuldades que, de vez em quando, deve enfrentar.

Mas pinta, compõe, fotografa, passeia, vive em comunhão com o silêncio e os sons puros da natureza.

Enretanto, informei-me um pouco sobre ela e soube que aquele seu espaço está em risco pois parece que está em marcha a instalação lá de uma indústria.

É certo que indústrias são necessárias mas mantermos o nosso planeta bem vivo ainda o é mais.

Dias felizes para si, Ms Tree Lover!

Um Jeito Manso disse...

Olá Francisco,

Então entrou com pezinho de dança? Foliou e brindou em grande estilo? Comeu-se e bebeu-se bem?

Obrigada pels seus votos. Para si e para os seus um excelente 2019!

Que todos os dias sejam dias felizes.

Um Jeito Manso disse...

Olá Ana, Lady of Vasconcellos,

Muito obrigada pelas suas palavras, para sua simpatia e pela sua boa companhia.

Para si e para os seus que 2019 venha com saúde, alegria, motivação, força, boa disposição... e dias felizes!

Um abraço com estima.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Olá, UJM.

Muita folia até às 4 da manhã!
Muita dança, mesa farta de coisas boas e bons brindes.

Que seja um belo ano!

Um abraço!

Um Jeito Manso disse...

Olá Mr. Cool Dancer Boy,

Ainda bem. Entrar num Ano Novo com os pés no ar, de preferência porque estão dançando, é do melhor que há. Se, ainda por cima, houve belos comes e melhores bebes só pode ter sifo festa rija.

Que venha então um 2019 em grande! Haja alegria!