segunda-feira, dezembro 31, 2018

Mas, então, não é que descobri outra gruta in heaven?
Esta é mini mas, ainda assim, é uma gruta. E nela se hão-de esconder outros mistérios.


Continuo a andar a escrutinar cada pequeno bocado, olhando atentamente a terra, as flores, as pedras. É claro que sou um bocado míope mas, por isso mesmo, tenho que me aproximar, desviar arbustos, espreitar. 

Pelo sim, pelo não, levei um pau. Escolhi um pequeno e levezinho para não me atrapalhar nas fotografias. Mas, quando estava num lugar mais isolado, lá mais para o fundo, ouvi um barulho. Talvez um coelho a fugir. Em condições normais não me atrapalharia. Dá-me, sim, para me arrepiar, só isso, uma impressão que se inscreve na pele, aqueles ruídos quase orgânicos têm um efeito em mim que não sei explicar. Mas agora, com a perspectiva de me aparecer um javali pela frente, pensei que aquele pauzinho não me serviria para nada. Fui, então, à procura de um maior e mais forte. E estava nisto, a andar a ver se descobria um pau quando dei com um buraco que nunca tinha visto.



Ainda não há muito tinha descoberto outra gruta, uma grutinha, um buraquinho muito perfeitinho. Esta agora parece ser maior. Noutra altura ter-me-ia posto lá mais perto, teria lá enfiado o pau para ver até onde ia. Agora não, não me arrisco. Não sei o que se esconde dentro das rochas. É como se o meu heaven tivesse o lado visível, o dos caminhos cobertos de caruma, as árvores e os arbustos que estão tão grandes, os pássaros e as flores, e um lado invisível, secreto, com grutas onde se abrigam animais, seres magníficos que saem à noite para explorarem a superfície.

Gosto cada vez mais deste meu bocado de terra, como se tivesse nascido aqui, como se tivesse nascido daqui, saído de dentro dos rochedos, de debaixo da terra.


Uma vez houve um vendaval e caíram algumas árvores, entre elas um pinheiro muito grande que vi ajoelhado por terra como um cavalo grande e moribundo, ou um grande cedro que tombou e acabou por ser cortado. Senti um desgosto como se fossem pessoas da minha afeição.  Nos dias de calores intensos e incêndios temi, temo sempre, que um dia o fogo devore anos da minha vida, destrua este pedaço de natureza que sinto que nasceu das nossas mãos. Nessas alturas, desejando que este meu bocadinho de céu consiga viver, belo e intacto para todo o sempre,  interrogo-me se seria capaz de sobreviver a uma possível destruição. E penso que sim, que continuarei a viver e que continuarei a sentir-me agradecida por todo o tempo em que me tem sido dada a possibilidade da fruição desta comunhão profunda com uma natureza da qual sinto que sou parte integrante. Toda a felicidade que senti ao longo dos tempos e que se mantém intacta dentro de mim é um capital muito meu, viverá sempre no meu íntimo, recriar-se-á enquanto me for dada a graça da memória.


E, enquanto tudo vive e se reproduz e morre e renasce e eu aqui dentro destes acontecimentos espantosos, vou descobrindo a harmonia essencial que habita em cada abertura na rocha, em cada ramo que se desenha como um elegante arabesco, em cada visão da serra assombrosa e protectora que me rodeia, em cada flor que desponta espontaneamente, em cada canto das muitas aves que daqui fizeram a sua casa, em cada barulhinho de um animal a fugir ou de um pássaro alvoroçado a esvoaçar por entre as ramagens, em cada sino que ouço ao longe vindo de uma qualquer aldeia aconchegada nas faldas da grande montanha azul.

Tirando isso, vou experimentando os prazeres também simples de cozinhar, de fazer tapetes, de ler -- de simplesmente existir.

Ao levantar-me encontrei assim o poiso onde tinha estado à noite: tapete, lãs, livro, uma estola quentinha, a mantinha em que me tinha enroscado, almofadas, Uma desarrumação. Vestígios da minha presença.

E já cá volto para mostrar as minhas oliveiras. Tenho essa pendência com o Soliplass.

Sem comentários: