domingo, novembro 18, 2018

Um buraquinho perfeitinho


Está muito vento. Gosto de ouvir o vento. Também chove mas a chuva está a dançar nos braços do vento. Tão bom. 

De tarde andei, outra vez, nas minhas caminhadas de micro-observação. Devagarinho, a espreitar tudo, encantada com tudo. E continuo a descobrir coisas que sempre cá devem ter estado e que nunca antes tinha visto.

Só vemos o que queremos ver. Em cada espaço, em cada instante, apenas captamos uma ínfima parte do que ali está. 
Como aquilo daquele livro de novecentas páginas para descrever dezoito horas de vida, cada uma delas desdobrando-se, fractalmente, em infinitos pequenos eventos. Não li e temo nunca ler mas ouvi dizer que é assim. 
Assim mais ou menos como eu em que, a cada passo, ao longo dos anos, vou descobrindo mais e mais pequenas coisas: uma árvore a nascer, uma flor nova, uma pedra nunca antes vista, o canto diferente de pássaro, o musgo a revestir a rocha de uma maneira diferente. E, hoje, isto: um buraquinho redondo, perfeito. Nunca tinha visto, nunca, nunca. Aproximei-me, incrédula. Como é possível que nunca tivesse visto? Espreitei. Não se via o fundo. Como um furo feito na pedra. Fui buscar um pau comprido. Devagar, comecei a enfiar. Nunca se sabe o que lá se esconde. E fui enfiando... Senti alguma resistência, tirei rapidamente. Não sei qual a extensão nem sei se irá assim, redondinho, até ao outro lado do mundo ou se é o respirador de alguma gruta secreta a muitos metros de profundidade. Ou se é apenas um inocente buraquinho perfeito que um deus secreto ali colocou para pôr à prova a minha crença.


Hei-de ir com uma lanterna tentar espreitar, descobrir o que se esconde dentro da terra in heaven.  E só espero que, ao fundo, não esteja uma pequena fadinha a rir para mim, rodeada de cogumelos coloridos e flores musicais.

Uma fadinha como esta que se foi pôr em frente dos livros de Vergílio Ferreira

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!

Pode sempre perguntar ao JL como se faz - ele está sempre a encontrar fadas nas florestas mágicas que visita regularmente.
Mas atenção, às vezes também aparecem bruxas, dragões e outros bicharocos...
Have a nice day!

Isabel disse...

Depois conte o que descobriu...

Gosto da sua fadinha:))