segunda-feira, dezembro 31, 2018

As minhas diletantes oliveiras




Ontem ao fim da tarde, acabei o trabalho que fiz no olival do meu melhor amigo. As oliveiras podadas (arreadas ou arriadas como aqui se diz) deu um outro aspecto à terra. De cuidado, de zelo. Ficámos ali um pouco a olhar aquilo, o perfil da serra ao fundo, o cheiro de ervas aromáticas trazido no vento, e dá gosto ver as coisas cuidadas.
[Soliplass dixit em comentário lá mais para baixo]  

O nosso vizinho da ponta da estrada tem cavalos, burros, vacas, ovelhas. Se calhar também galinhas. E tem oliveiras. E talvez tenha outros cultivos. Ali a seguir ao verão, creio, quando calha ter algum assunto para trocar connosco, inevitavelmente vemo-lo com pressa e diz que vai para a azeitona. Nessas alturas essa é a sua prioridade. Este ano o filho veio ajudá-lo. No outro dia o meu marido perguntou-lhe se o ano tinha sido bom, se tinha dado muita azeitona e, para meu espanto, ele converteu a colheita em litros de azeite. Pensávamos que ele venderia as azeitonas à cooperativa mas, afinal, contou que não, que deixa lá a azeitona e que depois vai buscar o azeite. Contou que não há produtos químicos, que é tudo puro. O meu marido perguntou se tinha para vender. Eu estava receosa, receei que saísse dali um azeite escuro, ácido, mal saboroso. Ele descansou-me, que era bom, pouco ácido mas que podíamos levar um garrafão para vermos se gostávamos. Trouxémos. Bom. Claro, parece ouro líquido, bom, macio. Já lhe pagámos. demos uma garrafa à minha filha, outra ao meu filho e o que ficou para nós quase se acabou. Fiquei mesmo impressionada. Quem diria? aquele vizinho é cheio de surpresas.


Do nosso terreno avistamos um belo olival na parte descendente do vale. Olho-o com gosto. Tão bonito. Se calhar é o dele. Também na estrada a caminho de lá passamos por vários outros olivais. As oliveiras muito bem cuidadas, em corredores muito alinhados, todas bem tosquiadas, a terra limpinha por baixo. Olho-as com admiração: há ali uma amostra de um mundo organizado e limpo.


Aqui in heaven nada é assim, aqui tudo cresce onde lhe apetece. Temos oliveiras. Têm nascido. Desengonçadas umas, desempoeiradas outras. Vamos podando, mas tal como podamos as outras árvores, sem técnica, sem conhecimento de preceitos, apenas para que fiquem mais arejadas. São bravias, se calhar vieram de outras paragens. As copas misturam-se com aroeiras, com azinheiras. Namoram umas com as outras em plena liberdade.

Para nossa surpresa algumas já dão azeitonas. São azeitonas pequenas, com caroços grandes. Não as apanhamos porque não saberíamos o que fazer-lhes. Já nos explicaram mas não sei, não levo muita fé, não sei se azeitonas nascidas de árvores selvagens serão boas. De certa forma, parece-me até quase um sacrilégio, não sei se elas dão frutos apenas para seu próprio prazer, não sei se faria sentido apanharmo-los sem os sabermos tratar com dignidade.


Gosto muito delas, das oliveiras. São árvores de folhinha bem definida, clarinhas, brilham ao sol, as ramagens tèm uma densidade que deixa passar a luz, ficam prateadas.

Não olho para elas como uma fonte de rendimento mas como umas árvores bonitas. Existem pela gosto e graça de existirem. São umas diletantes. Como eu. Não sei se uma mão profissional poderia fazer alguma coisa delas. Nem sei se umas dez oliveiras dariam alguma coisa que se veja. Ou se deveriam ser enxertadas. Não faço ideia. Por enquanto existem apenas, leves, sedutoras, úteis apenas por serem belas.


Hoje, enquanto andava à procura delas para as fotografar descobri mais uns três ou quatro pés, ainda frágeis, troncos finos, todas vergadas, a quererem evidenciar-se no meio do alecrim, talvez a quererem ombrear com os cedros. Não sei se vingarão, se calhar sim, como todas as outras. Também não sei se um dia se tornarão úteis ou se se manterão assim, turistas acidentais, diletantes. Não sei. As árvores aqui têm vontade própria, elas saberão qual o seu melhor destino.


Temo que, ver estas minhas oliveiras assim, neste aparente (e real?) caos, deve ser um desconsolo para si, Soliplass. Mas não me recrimine: não é falta de cuidado, acredite. É apenas a minha peculliar forma de gostar delas. Talvez um dia eu saiba tornar-me aquilo que gostava de ser, uma verdadeira camponesa mas, por agora, não passo disto, uma diletante meio maluca...

11 comentários:

bea disse...

Bom Dia UJM:)

como sabe, as oliveiras são árvores sagradas (por mim, todas as árvores o são, mas elas mais), o ramo de oliveira faz parte de diversos momentos religiosos, a título de exemplo aqui vão dois: são essência (com a palma e o alecrim) do ramo de domingo de ramos; e são o anúncio de terra a Noé - a pomba trouxe no bico um pedacinho de oliveira. O ramo de oliveira, segundo me ensinaram, simboliza a paz.
Mas não é apenas aos deuses que elas importam. Os homens usaram-nas ao longo de séculos para alumiar a escuridão mediante as candeias de azeite e alimentam-se dela, o azeite é parte de inumeráveis cozinhados tanto simples como, digamos, trabalhado. Além disso envelhecem bem. Digamos que são detentoras de invejável longevidade, nos sobrevivem na boa.
E depois são lindas na sua modéstia não espectacular.
Não sei bem o que faria no seu lugar e nem sei se árvores nascidas quase dentro de outras darão fruto razoável. Se eu tivesse terra onde mandasse e desmandasse, decerto teria oliveiras podadas e tratadas. Que já as tive e delas bebi azeite (como o seu vizinho), mas, por não mandar nelas, foram arrancadas. Só porque sim. É a vida.
Quem sabe as suas oliveiras são felizes assim irresponsáveis e silvestres como as flores, nascendo onde querem e crescendo como podem, entrelaçadas de raízes e ramos:)

Desejo-lhe um bom ano de 2019. Muita imaginação para a escrita e tudo o mais que vai fazendo. Gente como a UJM precisa-se na blogosfera e noutros lados.
biépi

Isabel disse...

Lindas fotos!
Eu não percebo nada de agricultura mas gosto de árvores e acho que as oliveiras crescerão mais saudáveis se forem podadas. Talvez elas agora ainda não saibam, mas acho que vão agradecer ser tratadas e vão dar-lhe belas azeitonas!

Enfim, mas seja como for, aí o espaço deve ser muito agradável.
Beijinhos e um Feliz Ano Novo:))

Victor Barão disse...

Terminei há bem pouco tempo, cerca de duas semanas atrás de apanhar as azeitonas e nos casos necessários limpar/podar as respectivas oliveiras. Não tenho mais de dez ou doze oliveiras de cujas respectivas azeitonas apanho todos os anos, ainda assim apanho azeitonas para britar/pisar, retalhar, em suma adoçar modo geral e respectivamente após fazer adicionar sal e oregãos consumir como tais. Sem prejuízo da maioria da azeitona por mim apanhada ser ainda para transformação em azeite no lagar local, cujo azeite por norma dá para o ano todo.

Em suma quero eu dizer com tudo o anterior que, para além de adorar a Natureza e respectivas árvores modo geral, no caso adoro Oliveiras muito em particular, de resto uma das minhas mais recentes postagem é directamente dedicada à oliveira. Oliveira que se devidamente tratada e dependendo do seu tamanho e da qualidade da azeitona, designadamente no número de dez árvores como referido na postagem acima, dá perfeitamente para tirar proveito pessoal/familiar das mesmas.

Em qualquer caso também posso entender a perspectiva, por assim dizer mais urbana, da estimada autora aqui do "Um jeito manso" ao limitar-se a aceitar a condição mais selvagem, no caso das oliveiras do seu próprio terreno, que à sua maneira não deixa de ser uma forma de amor às oliveiras em concreto.

Bom 2019

VB

Anónimo disse...

Olá Heavenly Lady,

Eu acho que essas oliveiras gostariam de ser bem tratadas (quem não gosta?); e também gostariam de ser úteis e ver os seus frutos/filhos apreciados pela dona (qual a mãe que não gosta de ver os seus filhos apreciados?).
A UJM dava-lhes o amor e o carinho de sempre, e elas retribuíam com o que de melhor têm para dar.
E a UJM teria azeite e azeitonas das suas queridas oliveiras.
E viveriam todos felizes.

Desejo que a volta que se inicia logo à noite seja uma "Grande Volta" para si e toda a família.
🌲L


Pôr do Sol disse...

Olá Querida jeitinho,

Não quero que este ano acabe sem lhe dizer que embora não comente, estou viva e todos os dias a visito. Embora goste que me responda, sei do pouco tempo que tem para o fazer. Como já um dia disse é companhia de todas as noites.

Delicio-me com as suas aventuras nesse paraíso assim como com os vossos encontros familiares. As crianças são o melhor da vida. Haja muitos anos de vida para as acompanhar.

Por aqui temos uma adolescente, insisto em que é só uma pré pré pré adolescente, mas do alto dos seus quase 12 anos(começa a ultrapassar a minha altura) declara-se adolescente e uma pitorra de 18 meses que faz as nossas delicias.

Desejo-vos que o Ano de 2019 seja um FELIZ ANO para todos nós.

Um beijinho

Um Jeito Manso disse...

Olá Bea,

Por escritas assim, tão escorreitas e interessantes, é que sempre me convenci que a Bea haveria de dar largas a essa verve, e felizmente descobri o seu 'esconderijo'. Gostei mesmo de a ler sobre oliveiras.

E fiquei a olhar para as minhas oliveiras de uma forma menos disciplicente, sabe?

Vou reconsiderar.

Agora estou a responder m bocado à pressa porque os meus compromissos chama por mim mas não podeia deixar de lhe agradecer a companhia, a franqueza, as palavras.

Um feliz 2019 também para si, Bea!

Um Jeito Manso disse...

Olá Isabel,

Vivem na ignorância da inocênca e da liberdade, as minhas boas selvagens oliveiras... As palavras que leio sobre os cuidados que lhes deveria dedicar vão fazer-me chegar ao pé delas e ter vontade de tosquiá-las, abrir clareiras à sua volta e desejar que retribuam com azeitonas sumarentas.

Obrigada pela simpatia, Isabel, e tudo de bom para si em 2019!

Um Jeito Manso disse...

Olá Víctor,

Mas sabe uma dúvida grande que tenho: estas minhas oliveiras são bravas, nascidas nem sei como. Serão boas na mesma? Por exemplo as fige«ueiras bravas dão figos que não são comestíveis. Será que as azeitonas destas oliveiras prestam? E será que a produção é significativa? Não faço ideia. Se chegar a um lagar com uns saquitos de azeitonas não desatarão a rir à gargalhada...? Digo saquitos mas não faço ideia qual a produção delas.

Só sei que uma vez apanhei umas quantas, pu-las de molho salvo erro em água salgada. Sei que não prestavam mesmo para nada. Provavelmente não as tratei bem. Mas é que tenho esta dúvida de fundo: será que deveriam ser enxertadas de oliveiras 'a sério'?

Mas uma coisa eu sei: adoraria ter azeite meu.

Portanto, estas ideias fazem abrir uma janela de oportunidade...

Um Ano Novo feliz para si e para os seus!

Um Jeito Manso disse...

Olá Ms Tree Lover,

Pois, de facto gostaria de poder servir azitonas e azeite meu. Seria um orgulho.

E obrigada pelos votos. E, uma vez mais, para si e para a sua mãe um ano novo muito bom, com saúde e boa disposição. Felicidades.

Um Jeito Manso disse...

Olá Pôr do Sol,

Estou a escrever a correr mas tinha que lhe agradecer a companhia, a simpatia, as palavras amigas. Uma pitorra de 18 meses...? Não sabia. Ou então esqueci-me. A sério? Boa.

E a sua princesinha pequenina e espertalhona já vai nos 12 anos? Bolas, o tempo passa. E grande assim...? É um orgulho, não é? Uma alegria.

Olhe, desejo-lhe a si e a toda a usa família tudo de bom para 2019: saúde, energia, alegria!

Beijinhos, Sol Nascente!

Victor Barão disse...

...pois voltando ou continuando no tema das oliveiras e das respectivas azeitonas, não sei exactamente qual o estado em que as primeiras se encontram, nem do seu respectivo fruto!?

Sendo que da minha parte, salvo limpar/podar as árvores (oliveiras) e apanhar o seu fruto, tão pouco sei muito mais ao respeito, mas creio que oliveiras nascidas de forma natural/bravia, necessitarão mesmo ser enxertadas _ digo eu. A partir do que seguramente darão bom fruto, que também é necessário saber processar para consumir directamente como tal (azeitonas), além de que dez oliveiras se devidamente tratadas, duma ou doutra forma e mais tarde ou mais cedo, também darão fruto suficiente para transformar em azeite.

Já quanto a chegar a um lagar com "uns saquitos de azeitonas", tudo depende da quantidade que transportem os saquitos, mas no lagar aqui da minha terra, ao menos em tempos aceitavam até quantidades de azeitona para não mais que um litro de azeite _ um casal de idosos com apenas uma oliveira assim fazia _ se os lagareiros se riam ou não é que não sei, porque nunca assisti à entrega! :-)

Se possível, já com uma qualitativa/quantitativamente "boa" colheita de azeitona...

Feliz 2019