quarta-feira, outubro 17, 2018

Coisas cá de casa


O Francisco disse que gostava de ver alguns dos meus móveis e não tenho por que não fazer-lhe a vontade. Mas tirar fotografias de móveis não é tão fácil quanto possa parecer: são bichos apáticos, não se mexem, não são expressivos. E a gente pensa que está a apanhá-los de feição e, quando vai ver, estão de banda, mal jeitosos. E ou ficam escuros se a gente os resguarda ou deslavados se levam uma flashada.  Portanto, não é fácil. Mas mostro uns pequenos apontamentos para dar uma ideia. Não tenho qualquer preocupação com 'estilos', 'géneros', 'valo$'. Para mim só vale um critério: o gosto. Tenho que gostar. Resulta uma misturada mas é no meio de misturadas que me sinto bem. E tem que haver cor e tem que haver luz e tem que haver algum humor. E tem que haver conforto, aconchego.

E vamos com uma musiquinha que com musiquinha a gente vai sempre com mais gosto. 

Numa das paredes da cozinha.
O galo de baixo, pintado sobre placa pesadíssima de madeira, encontrei-o num antiquário em Amsterdão e, coincidências das coincidências, é uma peça portuguesa

Cinematic Orchestra com Patrick Watson - To Build A Home


Pequeno móvel de arrumação.
Este é usado para guardar alguns licores e digestivos e está na sala de estar ao lado da sala de jantar

Pequena estante desenhada por mim para ser à medida e feita no norte.
 Está numa zona mais larga do corredor
(Estou agora a ver que a vela está torta)

Mini-estante que está numa das paredes do hall dos quartos

Escrivaninha duplamente pré-histórica. Não apenas o design como o conteúdo.
Em tempos, em vez de google e de wikipedia, existiam coisas assim, enciclopédias em livro
(e bom uso que esta teve,)

Escrivaninha baixa.
Em cima, busto adquirido num antiquário  que fazia os encantos de um dos pimentinhas que, quando tinha para aí um ou dois anos, ficava fascinado a olhar a 'menina'. E duas 'arvores', uma que foi adquirida para ser decoração de natal e que foi ficando e outra simplesmente porque lhe achei graça, apesar de torta e estranha

Menina em equilíbrio
(Já foi ao chão e já ficou levemente magoada -- quando tínhamos a nossa querida cãzinha, quando andava nas correrias a brincar com o meu filho, uma ou outra vez derrapou, fazendo-a cair)

Assim parece grande mas não é, é pequena.
Anjinha esvoaçante que está pendurada (com um fio de nylon) no tecto aqui da sala onde estou
Há também uma menina-bailarina, uma menina-borboleta e uma outra anjinha felpuda.
Quando abro a janela ou ligo a ventoinha elas esvoaçam.
------------------------

4 comentários:

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Muito muito obrigado pela partilha.

Essas nogueiras são qualquer coisa de fantástico, já teria aqui um sítio para a escrivaninha baixa.
As peças que mostrou também adoro (galos, anjinha...).

Um abraço e rico sono!




Anónimo disse...

Parabéns !
Tem uma casa muito bonita.

Anónimo disse...

Gostei muito!
Abraço,
JV

Isabel disse...

Tem uma casa muito bonita. O meu móvel preferido é a estante que mandou fazer e que tem portas de vidro.

Já me lembro de ter visto aquela peça de madeira com o galo. É muito bonita!

Beijinhos e continuação de boa semana:))