quarta-feira, agosto 29, 2018

Flores a sul
[E a falta de vontade para falar do e-toupeira do Vieira]




Tenho algumas coisas para dizer porque, de vez em quando, espreito as notícias e fervem-me logos os dedos para desatar a opinar mas, por isto, aquilo e o outro, a ocasião acaba por não se proporcionar. Parece impossível mas parece que atraímos: chegámos ao hotel já perto da meia-noite. Pode parecer que não mas a vida de férias é cheia de coisa -- e nem vou falar dos mails e dos telefonemas que são coisa sempre pipilante (o meu marido tirou o pio aos dele, só vê duas ou três vezes por dia, mas eu ainda não cheguei lá; não tiro o som pelo que todo o santo dia aquilo pipila) -- ele é praia, ele é brunch, ele é sesta, ele é leituras, ele é praia ao pôr do sol, ele é passeiozinho, ele é banho e toilette nocturna, ele é jantarecos, ele é passeio after hours, ele é o luar espelhado sobre o canal. Uma azáfama.

Por isso não é só a escassez de tempo: é também a falta de mood. Se uma pessoa anda zeníssima como conseguir desarrincar das entranhas palavras áridas, desprovidas de luz, de sal, de cor? Não é possível.


Faço fotografias cheias de azul, de veleiros sobre um mar cintilante, de crianças sorridentes, de um cisne negro e de outro branco, de um barrigudo armado em hippy, de uma mulher gorda com o rabo todo de fora, de casais carregadinhos de afinidades, de gaivotas atrevidas. E de flores. Ando numa de flores. Flores tão lindas. 


Vejo muitas mulheres com grandes flores no cabelo. Eu ainda não pus nenhuma. Não se seguraria, acho eu. Ando é com vontade de ter uma bandolete com flores, flores grandes e às cores. Interrogo-me se tenho idade para andar com flores no cabelo mas depois mando-me calar porque era o que faltava que houvesse um limite de idade para usar flores no cabelo. 

Ah, e já comprei um soutien azul claro. O meu marido passa-se: diz que venho de Lisboa para comprar um soutien no Algarve e quem o ouça dirá que fiz a coisa mais parva do mundo. Mas paciência. E todos os males do mundo fossem tão inofensivos como este. Se aqui encontrei o que queria -- há lojas de lingerie de enfiada e eu tenho tempo para andar nisto -- que mal tem? Portanto agora já posso usar as minhas blusinhas em azul claro ou aturquesadas e, por baixo, um soutienzinho em ton sur ton. Pode parecer coisa pouco importante mas, para mim, que ligo a este género de pormenores, é da máxima relevância. 

E também comprei uma coisa de pendurar, uma meia garrafa com uma corda com conchas. Depois, quando pendurar, fotografo. Quando lhe der a aragem fará uma musiquinha boa para a gente sonhar, sereníssima. Aliás, não foi uma, foram duas. Uma em azul com uma corda grande para pendurar nas traves de madeira do telheiro no campo e outra, mais pequena, em cor de rosa, que pendurarei na viga da sala da cidade, ao pé da menina bailarina e do anjinho colorido.


Mas isto para dizer que, no meio disto, acaba por se me esvair o élan para falar de cenas macacas. O smiley lion quer que eu fale das e-toupeiras que habitam o glorioso. Mas não sei nada disso, teria que ir informar-me e estou tão nas nuvens que me custa andar a espreitar os labirintos em que se move essa bicheza. Mas pode ser que dentro em breve a coisa se dê, ouviu, lion? Deixe-me cansar-me deste mundo de florzinhas e frioleirazinhas onde agora me apetece deslizar que, quando a wild UJM estiver de volta, as e-toupeiras e demais animalada secreta não vão perder pela demora.

.............................................................................


E já disse que nunca vi uma cobertura de rede nos quartos tão deficiente como esta? Se não disse, digo agora: péssima. Como não quero usar a rede aberta do hotel, sujeito-me a dar cinquenta vezes ao pedal antes que algum efeito se produza.

Já vejo se consigo manter-me acordada enquanto escrevo as próximas palavras. Se elas não aparecerem é porque, entretanto, caí nos braços de Morfeu. Também tenho direito, não é...? É que estou perdidinha. A sério. Não imaginam.

6 comentários:

Smiley Lion disse...

Boas férias!!!

Isabel disse...

Lindas fotos, como sempre!
Desejo-lhe boas férias:))
Beijinhos:))

bea disse...

Pois continue perdidinha que o seu perder tem graça.
E Boas Férias

Um Jeito Manso disse...

Smiley

:)

Um Jeito Manso disse...

Olá Isabel,

Obrigada. Adoro fotografar. Melhor: não consigo ver bem se não fotografar.

eu estou a começar as minhas férias e a Isabel daqui a nada já a virar costas às suas, não é?

Que o seu novo ano lhe venha abençoado como sempre.

Beijinhos.

Um Jeito Manso disse...

Olá Bea,

Pois que a menina também tem graça...

Gracias!