sexta-feira, dezembro 08, 2017

E a cor do ano para 2018 é..... o Ultra Violeta 18-3838...!!!



A única altura em que me lembro que há 'uma cor' escolhida para cada ano é quando vejo o anúncio e, para não fugir à tradição, aqui dou disso notícia.

Portanto, cá estou. E gosto da cor deste ano. Aliás, acho que gosto de todas as cores. 


Da cor de púrpura ou violeta gosto para me vestir, para pintar as pálpebras superiores, para echarpes,  para brincos, para pintar telas. E gosto de flores desta cor. De facto, gosto de tudo o que tenha a ver com.


O primeiro perfume que comprei com dinheiro meu foi para oferecer à minha mãe. Tinha pouco e devo ter perguntado o que é que podia comprar com aquele dinheiro. A verdade é que trouxe uma pequena obra de arte: um frasquinho ínfimo, lindo, delicado, que não devia medir mais de 5 cm de altura, com uma tampa em forma de violeta e que cheirava tal e qualmente como as violetas. Devia ser verdadeira essência das flores violetas. Não voltei a descobrir coisa assim. 


Também me lembro de uma vasinho de violetas que tive uma vez. As flores eram lindas, profundas, secretas. Depois a planta foi definhando, e eu tive mesmo pena. Não voltei a tentar. Quando se gosta muito de uma coisa não deveremos querê-la domesticada, envasada, dependente de nós. 

Também me recordo de uns amores-perfeitos que o meu pai plantava no canteiro do jardim da frente e alguns eram em violeta vincado, lindos.

E há o alfazema que perfuma o canteiro junto à porta. Não será ultra violeta mas um suave lilás, lavanda, delicado alfazema.


E, escrevendo sobre flores profundas e belamente perfumadas, tenho que recordar as flores misteriosas de Georgia O'Keefe. Veludo e suspiros, olhos velados, a noite que se advinha. 


E, em casa, também gosto de um ou outro apontamento nesta cor que é feita de outras que se atraem e que, talvez por isso, ficam bem junto do azul escuro, junto do bordeaux, junto do branco.


Mas, pronto, tudo isto para dizer que a cor deste ano é o PANTONE 18-3838 Ultra Violeta. 



.....................

E um bom dia feriado a todos quantos por aqui me acompanham.

...................................