terça-feira, março 22, 2016

Mas será que com isto do Lava Jato ter chegado a Portugal não vão deixar o Super-Judge Alex e o Super-Investigator Rosy-bad-Boy sem tempo para andar para a frente com as Operações Montebranco, Furacão, Marquês, Vistos Gold, BES e com os mil outros processos que eles, tadinhos, sozinhos, têm entre mãos?
Pergunto.
Vamo mas é convocar aí uma Reunião de Emergência, vai.
Chama a turminha da Porta dos Fundos, vai.


Pois eu sobre isto do Brasil não tenho sabedoria para me pronunciar.

No outro dia disse que aquilo lá mais parece uma novela da Globo, daquelas bem puxadas na caricatura, um forró geral envolvendo Justiça, Estado, Empresas, Partidos e o escambau e logo um Leitor agoniado me veio dar um chega pr'a lá, que eu estava fazendo o jogo de não sei quem e que isso não estava certo, não. Pois não estou não, meu irmão, não estou fazendo jogo de ninguém que eu não percebo nada daqueles carnavais envolvendo turmas tão assanhadas.

Lhe confesso, meu irmão: se aquilo lá tem enredo pois eu cá não o entendo, não, tudo me parece uma suruba generalizada, todo o mundo torpedeando todo o mundo, e repara meu irmão como 'tou usando expressão de salão. Por isso, eu cá, euzinha, só 'tou dizendo que, visto de cá, me parece que a coisa 'tá bem esquentada e que não há bicho careta que consiga perceber onde andam as pontas de tão grande novelo.

E agora a última é que 'tá parecendo que querem que a capital do império mande pr'a lá um tal que estava vivendo aí num apart de luxo e que 'tão dando dois dias pr'a Justiça portuguesa resolver a demanda.

Ora eu, que destas coisas não sei nada, só sei que ninguém deve ter dito pr'aqueles camaradas lá que a Justiça cá deste lado não anda a jato. Poderia dar aí uma mão cheia de casos em que a coisa pode levar mais de 1 ano na suspeição sem formação de culpa, os cara aí de cara suja pela rua e nada de concreto contra eles. 

Mas seriam tantos casos que o melhor mesmo é não dar muitos exemplos, pr'a não envergonhar a nossa cara tuga que é tão laroca.

E ninguém deve também ter contado pr'a eles que isto aqui, deste lado do mar, também só tem 1 (um!) juiz para tudo o que é caso importante, 1 só cara para ler toneladas de dossiers, quilómetros de dossiers; e mais: que as investigações 'tão todas nas mãos de um cara que também leva todas, um cara valentão que começa por meter toda a gente dentro mas que depois desatina, não sabe concretizar, é só fintinha no meio campo, rodriguinho com a bola, um cara que até parece meio bobalhão porque começa na suspeição da maior corrupção e acaba consultando lista de compras nas livrarias do supermercado e que, com tanta minhoca naquela cabeça, nunca consegue condenar ninguém, muito menos meter alguém na choça. O Rosy-bad-Boy tem muita garganta, muitas bolas ao mesmo tempo mas, meu irmão, aquilo lá é tudo bola pr'ó pinhal.

Por isso, ó seus tiras lá do Brasil, ou vocês mandam pr'a cá o Moro e deixam que a Dilula tenha algum descanso -- ou quem diz o Moro diz outro juizão qualquer da Globo como esse tal Castor de Mattos que mandaram pr'a cá que é um cara enxutaço mas que não chega, não -- ou não vão é conseguir levar o Raul Schmidt pr'aí é nunca, que o Super-Judge Alex e o super-Rosy têm mais que fazer.

E mais, ó meus irmãos, o que é que vocês andam pr'aí cutucando? Deixem lá aqui este pessoal em paz, tão ouvindo? Vai que cutucam, cutucam e ainda vão levantar onda a propósito do nosso querido Relvas e outros empresários transatlânticos que a gente cá tem pr'a ajudar aí nas ponte aéreas. Vai, presta atenção no que 'tou lhe dizendo, desvia lá a atenção daqui, que daqui vocês vão é levar nadica de nada, ouviu? Por isso, vai, chega pr'a lá. Deixa aí que o nosso Super Judge Alex e o seu irmão gémeo Rosy-bad-Boy continuem entretidos com os casinhos que, por cá, têm em mãos vai pr'a cima de mil anos... tá bom?

____

E como não 'tou conseguindo dizer mais que isto, vamos mas é fazer Reunião de Emergência.
Chama ai a turma da Porta dos Fundos, ouviu?




___

7 comentários:

Impontual disse...

Lá como cá, lava-se o chão com bosta. De resto também não sei dizer muito mais.
Boa noite, UJM.

Um Jeito Manso disse...

Olá Impontual! Boa noite.

No meio daquela confusão lá e de casos que se arrastam por cá também não consigo dizer nada mais. E, não sei porquê, estas trapalhadas só me dão para a laracha...

Olhe, não se aguentou muito tempo fora disto dos blogs, foi?

Seja como for, fico contente que esteja de volta e a ver se não me esqueço de o juntar, de novo, à minha galeria lateral porque despassarada como sou, se o não faço, acabo por nem me lembrar de visitar.

Boa noite, Impontual!

P. disse...

Minha cara UJM,
Ainda estou com as mãos na barriga de tanto rir! Adoro uma boa risada e de facto não me contive. Que peça - que Post! Que carga humorística! Fabuloso! Minha mulher perguntava-me, lá de baixo: "mas, o que é, porque ris, algum desses mails malucos que às vezes te enviam?" Você tem inúmeras qualidades como já referi aqui, mas esqueço-me por vezes de sublinhar outra, o seu fantástico sentido de humor! Já reli e voltei a rir. Só tenho de lhe agradecer este bom bocado de boa disposição que me proporcionou.
P.Rufino
PS: há pouco estive a ouvir dois juristas que considero, o Paulo Saraga da Mata e o António Pinto Ribeiro, na RTP 3, sobre questões de Direito, sendo um dos temas o caso do Lula/Dilma. Interessantíssimo.

Um Jeito Manso disse...

Obrigada, P. Rufino,

E sabe lá, quando me dá para isto, o que tenho que me conter... Volta e meia embalo e depois lembro-me que tenho que conservar a imagem e lá volto atrás apagar os meus desmandos. É que até eu me rio quando estou para aqui virada e até me dá pena apagar as paródias que me ocorrem.

Tenho pena de não ter visto esse programa, devia estar aqui entretida nisto e nem dei conta do que estava a dar na televisão.

E olhe, P. Rufino, obrigada pelas suas palavras.


Mário disse...

UJM
Passo por aqui muitas vezes (nâo tantas como desejaria) e fico positivamente encantado pela sua alegria de viver, cultura geral,,rigor e honestidade intelectual,capacidade extraordinária para desenvolver qualquer tema, posições políticas corajosas,correctas e dignas ( Sócrates é um exemplo paradigmático ). O seu blog é admirável e é sempre um prazer lê-lo .Quero no entanto expressar a minha admiração pela extrema ligeiireza com que comentou o caso Lula/Dilma há dois dias. Lula ao entrar para o governo não ficava imune perante a justiça brasileira como não ficou José Dirceu que ocupava o mesmo lugar no governo de Lula é que foi preso e condenado. O que ficava para já era defendido de dois juízes dispostos a fazer para a direita revanchista aquilo que antigamente os Coronéis faziam (lá como cá a direita usa os mesmos métodos). Moro decidiu prender Lula para interrogatório desobedecendo a uma ordem do Supremo Tribunal Federal (cometendo um crime grave) e o argumento que utilizou foram umas obras num apartamento que foram pagas por uma empresa quando o que está em jogo é um processo de biliões de dólares roubados. A seguir publicou gravações ilegais para os quais não tinha a menor qualificação para as fazer. O outro juíz depois de participar nas manifestações contra o Governo e insultar Dilma e Lula no Facebook (que entretanto apagou!!!) pediu a prisão preventiva de Lula por estar a destabilzar o país (Alex e o Rosa não sei de quê têm os seus seguidores). No dia a seguir a Dilma ter sido eleita a direita eatava a pedir o empichamento ( termo brasileiro para impeachment ) e por fim vão avançar com ele . O presidentedo Senado está indiciado por ter milhões de dólares no estrangeiro e vai dirigir a Comissão composta por 62 deputados dos quai 32 estão acusados de crimes diversos. Claro que Alex e Rosa não sei quê não têm nada a diizer sobre estes indivíduos A direita não pode emplnchar Dilma sem primeiro derrubar Lula pois arrisca-se a perder as eleições seguintes. Se Lula e Dilma violaram a lei devem ser severamente punidos mas nesta altura do campeonato quem já devia estar preso eram os seus adersários( políticos e magistrados) que manifestamente violaram a lei. Um ano e meio depois Sócrates continua sem acusação depois de ultrapassados todos os prazos legais.No passa nada.Esperemos que no Brasil não aconteça o mesmo.

Um Jeito Manso disse...

Caro Anónimo, bom dia,

Tenho que lhe dar razão. Comentei na ligeireza mesmo. Contudo, como referi, não tenho conhecimentos sobre o que lá se passa. Visto de fora o que aquilo me parece, como também o referi, é um imenso carnaval em que todos atropelam tudo, em que tudo é levado à caricatura. E a Justiça também. Parece que é a escola de samba da justiça com o seu enredo, é a escola de samba do governo, é a escola de samba também de quem acampa pela rua e, quando se lhes pergunta o que estão a fazer, ou dizem lugares comuns ou coisas sem nexo.

Contudo, não se espante por eu, volta e meia, levar mesmo os assuntos na superficialidade: não tenho tempo para aprofundar. Ouço a rádio enquanto conduzo mas a maior parte do tempo vou na Antena 2 ou na Smooth, música só, vejo pouca televisão e, quando chego dou uma volta pelos onlines. Por isso, muita vez, apanho a espuma e é o que dela fica que eu uso para aqui deixar uns apontamentos.

Terá razão, portanto, no que diz. Pode a Justiça estar a agira prepotentemente, e parece-me que está mesmo, mas não gosto de ver pessoas como Lula ou Dilma, sabendo os conflitos e a agitação que iam causar, quererem resguardar Lula no Governo, como se o Governo pudesse ser uma fortaleza contra outras instituições. Quem está no Governo deve estar para governar, não para se resguardar, e o que se vê no Brasil (visto de fora, superficialmente) é uma confusão total.

Agora que a Justiça lá como cá parece estar a deixar-se subjugar pelo prazerzinho de dar nas vistas, de fazer fogo de artifício, de andar nas bocas do mundo e, depois, de se meter em cavalarias demasiado altas para a sua curta perna, acabando por parir casos que são autênticos abortos, lá isso também é verdade.

E mais nada. Quero é agradecer as suas palavras e pedir-lhe que não deixe de me dar na cabeça quando achar que estou a precisar... :)
Desejo-lhe um bom dia!

FIRME disse...

Com tanta algazarra na C.S.por cá,pergunto-me se os juízes "polutos" não estão temendo LÁ os ricochetes do processo "FIFA"...Começam a ser confrangedores os diretos da GLOBO/SIC,mostrando gente fina a explicar NADA....A BOLA,já não mata a fome ao povo BRASILEIRO...A cachaça ..."menos". OS grandes "estores",teem os stocks cheios...DELA...Vai faltar ,PÃO ,ARROZ,FEIJÃO OU GRÃO????.Viva a "CACHAÇA",povo ! Meu PAI ,FALECIDO nasceu em SANTOS 1910...Não havia petrólio...HAVIAM CAFEZEIROS doentes,veio a "FOME".Meu avô,mandou a sua FAMÍLIA embora...Novos "ricos" são MÁ SORTE? No BRASIL...Também !