Actualidade, livros, árvores, amores, ficções, memórias, maluquices, provocações, desatinos, brinca

Actualidade, livros, árvores, amores, ficções, memórias, maluquices, provocações, desatinos, brinca

terça-feira, outubro 13, 2015

Ali e Nino fundem-se num breve e apertado abraço - para logo se separarem


Era uma vez um rapaz muçulmano do Azerbeijão chamado Ali e uma princesa cristã da Geórgia chamada Nino. Viviam em Baku nos anos 1918-1920 e tinham uma filha chamada Tamar.

São personagens da novela de amor Ali und Nino da autoria de Kurban Said (que é um pseudónimo). A história não acaba bem, os apaixonados são separados

Contudo, podem ter existido, na realidade: podem ter sido Alexandra e Alipasha, pais de Tamara.


Cross-cultural couples did exist in Baku early 1900s. Here Georgian woman Alexandra from a Christian background was married with Azerbaijani man Alipasha Aliyev of Muslim tradition. Pictured here with their daughter Tamara, early 1900s. In the novel, Ali and Nino have a daughter named "Tamar".

"Homem e Mulher“ é uma estátua de aço que se encontra em Batumi, Geórgia, e que se move. A autora é uma escultora da Geórgia e, justamente, chama-se Tamara, Tamara Kvesitadze.




A estátua começa a mover-se às 7 da manhã: os dois corpos aproximam-se até se fundirem num breve abraço. Depois, logo se separam.

O movimento, tocante, dura dez minutos. A estátua foi concebida em 2007 mas apenas foi instalada em 2010 e, desde então, foi renomeada. Chama-se agora Ali e Nino.


Ali e Nino - A estátua do amor



[Vídeo encontrado no Bored Panda]

...

E sigam, por favor, para os dois posts abaixo onde dou voz ao humor dos Leitores.

..

Sem comentários: