sexta-feira, maio 23, 2014

Jorge Jesus e Paula Rêgo, não sei se tás a ver, é tudo a mesma coisa. Pintores. Vocês não tão a ver mas um treinador é um tipo que é um criativo. Tu pões os jogadores a jogar assim e assado e isso exige muita conhecimento. Tu fazes as coisas e são muitas delas científicas mas ninguém percebe. Eu vi um quadro com uma que se chamava Maria e que era da Paula Rêgo e ela disse que ela tava a chorar, tás a ver, mas eu não vi lá ninguém a chorar mas ela sabia que a Maria tava a chorar, não sei se tás a ver


>>>   Monólogo de mim para mim, ao estilo do grande artista   <<<



O Jorge Jesus ganha milhões e parece que até é bom treinador. 

Tu não fazes ideia porque não percebes bóia de futebol, tás a ver, mas vês que o gajo até ganhou para aí umas coisas. 

Mas tu olhas para o cabelo dele (que agora até não tá mau de todo, não tá amarelo nem pelos ombros) e tu ouves as coisas que ele diz, e ficas passada. 

Um gajo que fala assim, trocando o género às palavras, passando pelos tempos verbais como boi por vinha vindimada, tás a ver, e ficas passada. 

O gajo até é capaz de dizer coisas com muita profundidade, comparar-se à Paula Rêgo não é pa qualquer um e, na volta, um dia destes até se compara ao Carlos Fiolhais já que já diz que é um cientista e, pá, tu ficas marada da cabeça.


Paula Rêgo - War, 2003

O gajo, o pintor, o Jorge Jesus, diz que não viu que a Maria tava a chorar, tás a ver, e tu ficas a pensar, mas o gajo não viu porque a Paula Rêgo se esqueceu de pintar as lágrimas ou porque o gajo estava com a franja para os olhos, tás a ver.


É pá e ficas a pensar, será que o cientista-pintor  não viu o quadro do láparo a reinar sobre os destroços? 

Ficas a pensar que gostavas de o ouvir a falar deste quadro. 

O que seria que o gajo veria neste quadro? 

Artista como é, ainda via nisto o ataque do Passos Coelho à população. Sabe-se lá. O gajo é criativo, capaz de ver coisas que mais ninguém vê. É que o gajo, tás a topar, vê coisas que mais ninguém vê. Ou será o contrário? Será que não vê coisas que toda a gente vê. Ó pá, não sei, é muita areia p'á minha camioneta, tás a ver.


___


Paula Rego no momento em que é apresentada a Jorge Jesus

(que cara é aquela, senhores...?)
__

Jorge Jesus no seu melhor

Qual a relação entre um pintor e um treinador de futebol? Jorge Jesus explica, comparando-se a Paula Rego.


Vídeo da extraordinária conferência de imprensa final da taça de Portugal 2014 



Ganda Jesus, meu. Tu vês isto e ficas sem palavras.


*

Agradeço ao generoso Leitor que me enviou este vídeo.

-

8 comentários:

Anónimo disse...

Oh, UJM!, a fazer troça de uma pessoa por ser da Amadora e ter só a 4ª classe!

JV

Um Jeito Manso disse...

Olá JV,

Não faço ideia de qual a morada ou habilitações do referido pintor. Mas lá que ele é um pândego, lá isso é. Acho que faz concorrência ao Manuel Marques, Bruno Nogueira ou RAP. Não o acha o máximo, JV?

Anónimo disse...

O facto de Jorge Jesus ser da Amadora, o que também não sabia, ou ter a 4ª classe o que igualmente desconhecia não nos deve impedir de o criticar. JJ é um tosco de primeira, incapaz de articular o que que quer que seja, uma simples ideia, nada. Há muita gente que tem estudos básicos e sabe expor uma ideia, um pensamento. É uma questão até de inteligência mínima. JJ é um pobre coitado de espírito. Uma desgraça a falar e acabou por se tornar numa espécie de bombo da festa de cada vez que diz qualquer coisa. Ouvi-lo depois de um jogo é um "must", do ridículo. Hilariante. JJ deveria ter um pouco de mais cuidado com essa imagem que ele deixa, mas o tipo, de tão tosco, nem sequer se apercebe disso. Um pobre diabo. Conheço muita gente lá pelas aldeias da Beira-Alta bem mais articuladas do que este tosco do JJ. Põe o Benfica a ridículo, sem necessidade. E agora deu em convencido. Numa entrevista que dá por aí, de que só ainda se ouviu um pouco, já canta de galo (ou de Águia), ao afirmar que sabe mais de futebol, essa Ciência dos pés, do que qualquer outro e numa de Mourinho já só para grandes clubes europeus tenciona ir, se deixar o Benfica. E como se exprimirá nesse caso?
Enfim, um triste e patética figura o JJ.
P.Rufino
PS: minha mulher adorou este seu Post! O que riu!

jrd disse...

O problema de JJ não está em não saber falar, mas sim em não saber calar-se.
Uma espécie de Cavaco sem doutoramento.
Parafraseando Baptista Bastos e recordando o já saudoso Rui Mário Gonçalves, apenas me ocorre dizer que em Portugal, há alguns conhecedores de Arte e o resto são simpatizantes...
Bom fim-de-semana
:)

lidiasantos almeida sousa disse...

UJM - A comparação com os humoristas está bem apanhada mas acho o JJ melhor comediante do que os mencionados.

Devo confessar que à sua maneira JJ tem muita razão, porque olhando os quadros de Paula Rego, claude Monnet, e outros génios impressionistas, cada um vê o que idealisa, pois esse é o génio do Criador. O mesmo não se passa com os flamengos, onde está tudo retratado em pormenor.

JJ NA SUA SINGELEZA QUERIA DIZER QUE O TRBALHO DELE NÃO ESTÁ À VISTA, PORQUE SÓ VIMOS O PRODUTO ACABADO. Eu que não aprecio Paula Rego, porque pinta mulheres horriveis, talvez trauma da infância passada em Trás-os-Montes onde as mulheres que ela via com os seus olhos de infância, serão iguais ou semelhantes às que pinta.

Em Portugal só admiro Vieira da Silva, cujo museu na mãe de Água é lindo e Clotilde Fava a pintora escultora que pinta Africanos como ninguém.

Sousa CARDOSO é um ser aparte e o cumulo da beleza da pintura, mas é de outro planeta, bem como GAUGIN o meu preferido e inspirador.

Anónimo disse...

Sim, UJM, o Jorge Jesus dá para muita risada. Mas tem toda a razão a Lídia Santos Almeida Sousa no que diz em maiúsculas. O JJ queria apenas dizer que por detrás do que está à vista (escolher o jogador x ou y para certo jogo, etc.) está muito trabalho, muita técnica, e - por que não dizê-lo? - muita ciência ou muita arte. No futebol americano, aquilo funciona por jogadas pré-concebidas a que são atribuídos números, no futebol também há jogadas pré-determinadas, treinadas mil e uma vezes ( formas de marcar um canto, um livre, fazer um contra-ataque, etc). Só que o futebol deixa ainda muito mais espaço para a imaginação, é muito mais imprevísivel do que que qualquer outro desporto.
O JJ não é nenhum estúpido. A provar isso, está aí a evolução dele nestes últimos 5 anos, vê-se que ele aprendeu muito. Evoluiu, melhorou, não é nenhum "burro velho que não aprende". (É isto, aliás, que ele diz neste seu célebre momento: http://m.youtube.com/watch?v=7fd7dxFh_Mw). E ele tem o seu quê de "nota artística", como também ele diz, o seu quê de brilhantismo.
Agora, já lhe disse qual é o seu background. Já pensou no quão limitador do espírito é semelhante falta de alicerces culturais? Se somos nós e as nossas circunstâncias, o "eu" do JJ parece-me ser admirável. É claro que, sendo carismático - como é - e tendo o tal quê de brilhantismo (isso vê-se na forma "artística" como o benfica joga), ele tem muita mania e como lhe falta o tal background, quando se poe a dizer coisas com alguma profundidade, armado em filósofo, parece ridículo, com todos os pontapés que dá na língua portuguesa e com o ar presunçoso com que o diz.
Merece, contudo, todo o meu respeito e admiração. Tal como o Cristiano Ronaldo da Madeira (viram o espetáculo da mãe dele a receber a filha no reality show espanhol? Credo!), ou José Mourinho de Setúbal (este mais evoluído, claro, mas aquela soberba toda mostra muita falta de abrangência de espírito) ou aqueles tipos do programa "shark tank, tipos inteligentes que fizeram fortunas, mas que acham que eles é que sabem tudo e são uns presunçosos do pior, porque também lhes falta muita riqueza cultural, que impedisse que se ativessem às suas verdades absolutas e lhes desse outras formas de perspetivar a realidade.
Sem querer ser presunçosa ou ter a mania que sou melhor que tudo e todos, vejo muita gente por aí que me parece medíocre e que é tida por muito inteligente, culta, etc. (o Poiares Maduro, por exemplo). Por isso, antes prefiro dar valor ao Jorge Jesus.

JV

Anónimo disse...

Consta-me que o Jorge Jesus irá treinar na próxima época o "Freixelos-de-Cima Sport Clube".
P.Rufino

lidiasantos almeida sousa disse...

QUERIDO JV, o seu comentário é impressionante pois revela um sentido de análise e perspicácia nada vulgares em Portugueses.

O Vídeo do encontro entre jj e Paula Rego é belissimo e da parte desta grande Senhora, cuja arte não aprecio, mas apreciei muito a humildade, gentileza e generosidade como recebu JJ. Irei a Cascais ver e exposição, pois parece que ela mudou um pouco o estilo
de TRAÇO GROSSO,de que eu não gosto.

Obrigada pela sua resposta e aproveito para lhe desejar O VOTO CERTO. para ver se nos livramos da peste suína com que estamos a ser atacados. Bom resto de Domingo.