terça-feira, agosto 27, 2013

O Gang dos Cotas na TVI - o programa mais divertido da televisão generalista. [E, de passagem, conto-vos um sonho que o meu marido teve na outra noite e que, talvez pela primeira vez na vida, o fez rir à gargalhada de gosto, como se não houvesse amanhã.]


Todos os dias ligo três vezes à minha mãe para saber como estão - de manhã, a meio da tarde e à noite. Dada a situação de dependência do meu pai, fico mais descansada sabendo que estão bem. Em caso de necessidade posso intervir mais em cima da situação.

No outro dia, quando me atendeu, estava perdida de riso, mal conseguia falar (tal como eu, é de riso fácil). Finalmente lá conseguiu dizer-me que estava a ver um programa na TVI, O Gang dos Cotas. Nunca tinha ouvido falar e pensei logo que se trataria daquelas pepineiras de humor rasteiro que, quando aparece num canal, é logo mimetizados nos restantes, umas palermices sem graça nenhuma. Mas tanto ela se ria que fiquei curiosa dado que, geralmente, também não tem paciência para aquelas fantochadas do costume


Por isso, quando acabei de falar com ela, vim ver e, para minha surpresa, também me fartei de rir. Ontem vi outra vez e foi uma alegria aqui na sala. Hoje já repeti a dose. Até o meu marido que não é de rir muito, apenas de sorrir, se farta de rir (nada de gargalhadas mas reparo que os sorrisos são rasgados). (*)

Que engraçado que aquilo é. Quem serão aquelas pessoas tão divertidas? Actores? Nunca os tinha visto mas são fantásticos. E que situações impagáveis que eles arranjam...! Um humor jovial, revigorante. É gente com alguma idade mas que juventude, que piadão...!

No YouTube só encontrei episódios completos. Queria apenas um cheirinho para vos dar uma ideia (caso ainda não tenham visto), mas não, só a dose completa. Aqui fica na mesma.

Não sei bem o horário pois nunca apanhei do início. Deve ser a seguir ao telejornal, talvez lá para as 21:30. Recomendo vivamente.


[Este é o dia dia 20/08/2013 mas há mais disponíveis no YouTube]


*

(*) A propósito disto, deixem-me contar-vos. Ainda este fim de semana também contei à minha filha este fenómeno de que vos vou falar, um fenómeno que aconteceu no outro dia. Ela, tal como eu, ficou pasmada. Também ela disse que tem ideia que nunca ouviu o pai a rir à gargalhada. Eu talvez já o tenha ouvido, umas três ou quatro vezes se tanto, mas são episódios raros, mesmo muito pontuais, e de curta duração.

O que se passou foi que uma noite destas acordei com o meu marido a rir à gargalhada. Até me assustei. Perguntei-lhe o que se passava e confesso que receava o pior, que tivesse endoidado ou coisa do género. Eu é frequente sonhar com coisas engraçadas e rir que me farto. Acordo frequentemente a rir. Mas ele...?

Pois bem, ainda a rir, quase sem conseguir falar, disse que estava a sonhar, que tinha acordado a rir. Perplexa, perguntei-lhe com o que é que ele estava a sonhar. Ainda a rir, disse: estava a a ver televisão, um debate com uns tipos completamente anormais e os tipos, às tantas, desataram a mostrar a constituição.

Fiquei parva, às escuras na cama, sem acreditar no que estava a ouvir. E isso é caso para rir à gargalhada dessa maneira...? perguntei eu, ainda meio assustada por ter acordado a meio da noite com uma daquelas. Mas ele continuava a rir. Que sim, que os tipos eram completamente estúpidos, que mostravam a constituição para a câmara. E ria, ria.

Eu, ao contar isto à minha filha, também me desmanchei a rir e ela também. Fartámo-nos de rir. E ela, ainda aparvalhada, concluíu: Então esse é o tipo de coisa que faz o pai rir à gargalhada... Curioso...!

E agora que estou a escrever isto também me estou a rir pois a verdade é que ainda não assimilei bem a coisa e, seja como for, acho uma maluquice tão grande que me desato a rir.


1 comentário:

Anónimo disse...

Já que falamos de humor, o que acabo de ver, por mero acaso visto desconhecer que existia tal programa, na TVI, "Jardim das Notícias", é igualmente hilariante,como crítica social e política.
P.Rufino