sexta-feira, junho 07, 2013

O palhaço ou 'A última mamada' (tradução de "The last feed") de Paula Rego. Digam-me vocês: aquele não é Cavaco Silva...?! Será que este já é o retrato presidencial que vai ficar na galeria do Palácio de Belém...? Eu não sei se é ou não mas lá que é a cara chapada dele, lá isso é. (Aquela Paula Rego é cá uma pândega...)


No post abaixo falo:
  • do programa semanal de Manuela Ferreira Leite na TVI 24 que acabei de ver. Toda ela se amofina, se revolta, quase se transtorna de cada vez que fala do desastre que está a ser levado a cabo pelo desGoverno de Passos Coelho. 
  • e ainda dos disparates dos Conselhos de Ministros nocturnos como o desta noite onde sinistras criaturas, quais vampiros, se juntam para sugar o sangue aos funcionários públicos, reformados e toda a população em geral.
Mas, isso é a seguir. Agora, aqui, a conversa é outra.


Transcrevo, tal qual recebi de um Leitor - a quem muito agradeço - o texto e a imagem que há pouco me enviou por mail.



O palhaço

The last feed
, de Paula Rego

(Vamos ver se o palhaço (este) vem ou não a Portugal - diz o meu Leitor)



O 'porquê' do 'palhaço'


Possivelmente, a razão do ápodo de M. Sousa Tavares pode ser bem mais culta que os jornais deram a entender.

Este é um quadro da Paula Rego que esteve exposto em Londres na sua última exposição (jan-março 2013) 'The Dame with the Goat's Foot'

Uma figura de 'palhaço rico' (onde se reconhece perfeitamente o retrato de Aníbal Cavaco Silva) aparece com um pé no pedestal, a mamar nos seios de uma velha decrépita e aperaltada com um chapéu. O palhaço com a mão esquerda 'coça a micose'.  A Velha pode representar a política, ou a nação. O quadro chama-se 'A Última Mamada'  ('the last feed').

Apesar de ter tido algum eco nas redes sociais não recordo que tenha havido grandes referências à exposição (ou ao quadro) na imprensa escrita.

Ainda não se sabe se/quando a exposição virá a Portugal e se o quadro fará parte dela.

**

Confesso que ao ver isto me interroguei: será verdade? Será que isto é mesmo uma pintura de Paula Rego? Parecia-me mas... dada a recente polémica parecia-me coincidência a mais. 

Fui investigar e confirmo. É tudo verdade: a exposição, o quadro. Apenas não consegui confirmar o nome do quadro pois não me aparece quando amplio a imagem no site da galeria Marlborough Fine Art. Mas faz sentido que seja pois o palhaço aparece a mamar.

Ele há coisas... E depois não me digam que a Paula Rego não é mesmo do além...! Imagino o que ela se deve ter desmanchado a rir ao pintar este quadro... Até eu estou aqui a rir sozinha, a olhar para ele.

**

E por aqui me fico hoje. Amanhã tenho que me levantar cedo que o dia não vai ser fácil.

Convido-vos ainda a virem de passeio até ao meu Ginjal e Lisboa, a love affair. Hoje, levada pelas palavras de David Mourão-Ferreira, invejo a felicidade tranquila do meu amigo pássaro preto de bico amarelo. A música continua a ser a desconcertante música de Luciano Berio.

**

Tenham, meus Caros Leitores, uma bela sexta feira. 
Vai estar frio mas isso não faz mal, todos os males fossem esses: veste-se um casaquinho e já está.

5 comentários:

GL disse...

Olá UJM,
Que o quadro é de Paula Rêgo não tenho a menor dúvida. Já quanto ao modelo...

Abraço

Anónimo disse...

uma grande artista Paula Rego...agita consciencias...

visitem: www.facebook.com/paulafigueiroarego

Maria Eduardo disse...

Por mim este quadro pode ficar no Marlborough, pois arrepio-me só de olhar para ele...
Um beijinho, e um bom fim de semana.

jrd disse...

Se a Maria souber do quadro vai haver "peixeirada" na Travessa do Possolo.

Anónimo disse...

Paula Rego é magistral! Um dia tenho de ver este seu quadro.
P.Rufino