terça-feira, março 19, 2013

Papa Francisco, a simpatia e simplicidade de um homem normal



Papa Francisco I, um belo começo


Ouvi no carro e agora vi um pouco à noite. Dá gosto. Eu que não sou de igrejas, muito menos de beatices e que sou ignorante em termos de encíclicas sou de me guiar pela minha intuição. Gosto das coisas simples, das palavras que se percebem, dos gestos que revelam o que vai no coração, dos olhares que cativam. 

É isso que sinto neste Papa. Não fala de conceitos abstractos. Fala de coisas que me são muito caras. Ontem acabei o que escrevi desejando aos meus leitores que tivessem um dia muito feliz, se possível rodeados de beleza e bondade. A bondade é algo que me é caro. Talvez por isso, tenha gostado tanto de ouvir o Papa Francisco falar em bondade, em ternura.

Há algum tempo, numa acção de voluntariado numa escola situada numa das zonas mais carenciadas e problemáticas do País, pedi aos alunos que falassem da bondade. Riram-se, não tinham nada a dizer, era algo que não lhes dizia nada. Uma aluna, mais extrovertida, perguntou bem alto 'Bondade?! O que quer isso dizer?'. Eu nem queria acreditar. A jovem devia ter uns 18 anos e pronunciava a palavra separando as sílabas, como se nunca tivesse sequer ouvido a palavra: 'Bon-da-de...?! Bon-da-de?? Nunca ouvi.'

Lá me esforcei por explicar, pedi exemplos de bondade, tentei que percebessem como é importante sermos boas pessoas, pessoas generosas, não fazermos mal, gostarmos de fazer bem, de fazer o bem, de tentarmos fazer os outros felizes.

Não me prestaram muita atenção. Mas reparei que um ou outro me ouviam com algum espanto e isso já me animou.

Voltando a Bergoglio. São sinais: Francisco, o novo Papa usa sapatos normais, o crucifixo é de prata, o anel de prata dourada, aproxima-se das pessoas, sorri com um sorriso que parece ser franco, fala dos pobres, diz que o poder está em servir os outros, diz que devemos preservar a natureza. Coisas assim. Pouca erudição. Mas muita humanidade. Estou a gostar.

Acho que o mundo estava a precisar que o chefe da Igreja Católica fosse um homem assim.


/\

(Abaixo um post sobre o Chipre)


4 comentários:

Maria Eduardo disse...

Olá UJM,
Também concordo consigo. Estou a gostar imenso das atitudes deste Papa pois está a cativar o coração dos crentes e dos não crentes, incentivando todos a serem mais humanos, bondosos e generosos para com os pobres, os idosos e os mais desfavorecidos. Haja Papa!...
Descanse muito e bons baninhos de água quentinha com pedrinhas calorosas e milagrosas!
Um beijinho

Anónimo disse...

Nunca esperei dizer isto mas estou encantada com o Papa Francisco, só comparável com o que senti aquando da eleição do Obama que, na minha opinião, também quebrou uma série de 'barreiras'...

Gosto muito que seja argentino, que seja simples e directo, que se aproxime das pessoas, que tenha sentido de humor.

Gostei de o ver ir buscar a mala e pagar a conta no hotel, gostei de o ver de sapatos normais, gostei de o ver de cruz de ferro.
Tudo está nos pormenores, não é?

Em suma, o sumo pontífice parece-me um homem sumamente bom, um digno representante de Cristo na terra!

Antonieta

jrd disse...

UJM,
Com toda a gente a falar dos sapatos de Bergolio, ainda o vamos ver de sandálias.
;)

irene alves disse...

Também fiquei com boa impressão
deste Papa, todavia ele é apenas
um homem no meio de todo aquele
sistema e a liberdade dele não
deve ser muita.
Espero que não lhe venham a fazer
mal, isto dentro do próprio
Vaticano.
Bj.
Irene Alves