quinta-feira, agosto 23, 2012

Sobre Ernest Hemingway e sobre Madame Hemingway, The Paris Wife, a sua primeira mulher


Música, por favor: Nora Bayes, uma cantora que Hemingway ouvia muito nos seus anos de Paris


Over There [tentei encontrar a música que ele mais ouvia, o Make Believe, mas não descobri]

*

Um dos livros que li na minha adolescência e que me marcaram bastante foi, sem dúvida, Por quem os sinos dobram.  Na altura devia ter, creio, uns catorze anos e desejei ser a intrépida Maria que era sofrida, ingénua e bela, determinada e justa, que andava nas montanhas e que tinha um cabelo curto, incerto, espetado, onde os dedos de um homem corajoso e apaixonado mergulhavam, com carinho e desejo.

Lia-o como lia omnivoramente tudo o que me aparecia à frente (e já várias vezes aqui falei disso). Lia o que havia em casa, tudo, lia o que as amigas da minha mãe me emprestavam (comentando, em voz baixa, que se calhar não era coisa adequada à minha idade), lia o que encontrava na biblioteca do liceu e, pouco tempo depois, lia o que comecei a comprar com o dinheiro que recebia pelos anos ou pelo Natal. Por isso, li este livro depois de ter devorado a obra completa de Fernando Namora, a de Ferreira de Castro e na sequência de Somerset Maugham, Pearl Buck, Erich Marie Remarque, Dostoievsky, D. H. Lawrence e sei lá que mais.

Dado que a minha mãe também trabalhava, fui habituada, desde cedo, a ser bastante independente e, por isso, lembro-me de ter ido sozinha ao dentista e de ele - dada a intervenção algo complexa que não me lembro se era desvitalizar ou arrancar um dente - ter perguntado, muito admirado, se eu tinha ido sozinha e ter comentado, também muito admirado, que o livro que eu tinha ao colo, sentada na sua cadeira dos horrores, era um livro muito bom e, com ar curioso, perguntar se eu estava a gostar.

Registei a sua admiração sem a perceber bem pois eram coisas a que estava muito habituada e que fazia com naturalidade: andar sozinha a resolver o que havia a resolver e ler tudo o que estivesse à mão de semear.

Apenas bem mais tarde tive conhecimento que havia um filme; e, quando o vi, apesar de gostar tanto de Ingrid Bergman, não achei que ela fosse a Maria que eu tinha imaginado: era menos agreste, menos selvagem que a Maria que eu tinha idealizado anos antes. E o filme romanceava demais uma história que eu recordava como uma história de resistência, pó, dureza, dificuldades extremas, valentia. Mas sei lá. Foi há tanto tempo.





Ernest Hemingway foi, na altura em que comecei a lê-lo, um prazer, não era literatura de salão, não havia dramas existenciais (se bem que eu, na altura, não traduzisse o que achava através destas palavras), havia ar puro, a voz da terra, a voz do mar, a voz do corpo, tudo muito autêntico, muito genuíno, muito directo, uma vida em que os homens eram muito viris, em que a natureza era quase excessivamente poderosa. A seguir, entusiasmada,  procurei tudo o que encontrei dele e parei na pequeno e maravilhoso O velho e o Mar, um dos livros a que, de vez em quando, volto.



Ernest Hemingway, americano, 21 de Julho de 1899 - 2 de Julho de 1961, maior que a vida
Recebeu o Pulitzer em 1953 e o Nobel em 1954


E, depois, havia o terrível mistério. Na minha cabeça era incompreensível que alguém com tanta vida pudesse ter-se suicidado e, sempre que o lia, tentava descobrir nas suas palavras algum enfraquecimento, alguma sombra atrás da qual a vida se esgueirasse. Mas não me lembro de alguma vez ter detectado algum sinal disso.

Portanto, para mim, Ernest Hemingway não era apenas o fantástico escritor, era também o indecifrável homem.

Era e ainda é. Sempre que há qualquer coisa sobre ele não deixo de ler. Por exemplo, li com insaciável apetite a sua entrevista que consta na bela tradução de Carlos Vaz Marques, 'Entrevistas da Paris Review'. Conhece-se aí o lado mais seco de Hemingway. A entrevista foi feita em 1954 e ele pôs fim à sua vida em 1961, à beira de fazer 62 anos. Talvez volte um dia a esta entrevista. Hemingway fala dos seus hábitos de escrita. 



Ernest Hemingway, um trabalhador incansável, organizado, escrupuloso  e um bon vivant  absoluto


E quando lhe perguntam quais os escritores que mais o influenciaram, refere muitos entre os quais Flaubert, Stendhal, Tchékhov e vários outros mas, pelo meio, inclui Bash, Giotto, Van Gogh, Mozart e vários outros que não são escritores e diz que não explica porque aprendeu tanto com uns como com outros porque seria preciso mais um dia para poder explicá-lo.

Vem isto que estou a escrever a propósito do livro que estou a ler. Originalmente chama-se The Paris Wife, é colheita recente, 2011. Em Portugal chama-se Madame Hemingway e é uma tradução de Maria João Freire de Andrade. A autora é Paula Mclain, licenciada em Poesia, autora de dois livros de poesia, um livro de memórias e um outro romance. É um livro muito bem escrito, que se lê com curiosidade e prazer.



O dia do primeiro casamento para ambos: Elizabeth (Hadley) Richardson e Ernest Hemingway


O livro ficciona (com base em acontecimentos e personagens verdadeiros) a história da primeira mulher de Hemingway, Hadley Richardson, o primeiro encontro, o tempo em que Ernest já era amado pelas mulheres, o período de intensa correspondência, o namoro, o casamento, o início da carreira de escritor de Nesto, a vida em Paris, o apoio inicial de Gertrude Stein que, quando ele a visitava, conversava com ele no canto dos homens enquanto Hadley conversava com Alice Tocklas no canto das mulheres. 


Pintura de Hilary Harkness com o título Girl with a Basket of Flowers
A pintura mostra o célebre quadro de Picasso que figurava na salão de Gertrude,
mostra um  quadro de Matisse, mostra Toklas segurando a cabeça de Hemingway,
mostra Gertrude Stein de namoro com uma senhora,
ou seja,  alude aos tempos de convívio em Paris


No ponto em que vou, Hadley e Ernest eram ainda um casal feliz que vivia a vida e se apoiava mutuamente. Hemingway ainda não tinha conseguido que qualquer editora aceitasse as suas obras mas trabalhava, trabalhava afanosamente, com uma inabalável convicção da sua vocação e do papel que um dia teria no panorama literário internacional. Era humilde, frágil, especialmente quando recordava o seu acidente de guerra, era encantador, aventureiro. Hadley apoiava-o e amava-o incondicionalmente.



Jovens (Hemingway uns anos mais novo que Hadley), cúmplices, enamorados - um casal
que vivia feliz nos ardentes anos de Paris



Talvez volte a este tema, à vida de Hemingway. Entretanto, deixo-vos com Paula McLain, uma pessoa que deve ser muito simpática. Nunca consigo encontrar versões legendadas. Não sei se não há ou se sou eu que não sei procurar. Aos que não conseguem perceber, as minhas desculpas.




*

E, por hoje, meus Caros leitores, é isto.

Juro que, ao começar, estava decidida a escrever pouco para não vos maçar para além da conta. Agora que acabei e devia rever, reparo que, uma vez mais, isto me saíu grande demais e, se até para mim, é chato agora passar os olhos por tudo o que escrevi, imagino para vocês. Que coisa esta. Acho que vou passar a cronometrar, tipo relógio de ponto, e, quando tocar, acabo, esteja onde estiver, a ver se me disciplino. Ora esta...!

Desejo-vos uma quinta-feira muito amável. 
A vida é melhor se também for vivida com amabilidade (acho eu).

12 comentários:

Maria disse...

Amiga:
Falar de Hemingway nunca é chato.
O meu 1º Hemingway foi o "Adeus às armas", depois "Por quem os sinos dobram", "As ilhas no canal", "As verdes colinas de África", "Na outra margem entre as árvores", "O velho e o mar". Também achei os filmes dos dois 1ºs, muito inferiores aos livros. "O velho e o mar" com Spencer Tracy, era muito bom.
O nosso percurso literário é tão parecido! Comecei pelos portugueses: Camilo, Eça, Namora, Virgílio Ferreira, Urbano Tavares Rodrigues, Isabel da Nóbrega ( a mulher que descobriu Saramago e que tão esquecida foi), Irene Lisboa, etc. Isto já parece a lista telefónica. Descobri Torga aos 13 anos e, ainda hoje continuo a descobrir. Dos estrangeiros a sua lista, é a minha. Hemingway à cabeça. Cheguei a estar apaixonada por ele. Imagine!
Fez-me muita confusão o suicídio. Todos os suicídios me fazem confusão.
Não escreveu de mais, nem me aborreceu. Gostei.
Vou tentar arranjar o livro.
Abraço
Mary

Bartolomeu disse...

Lembro-me, quando ainda criança, de entrar na pastelaria e a minha mãe perguntar que bolo escolhia e eu, após percorrer com o olhar a montra do balcão, responder: quero este, e este, e este...
A minha mãe então respondia o habitual; tens mais olhos que barriga.
Devia ter razão...
Talvez ainda não tenha perdido essa avidez no olhar e por isso, achar que escreveste pouco.
Ou então... sabe-me tão bem o que aqui leio, que os olhos não se saciam, com o pouco que lhes ofereces.
;)
Tem um dia feliz!

Anónimo disse...

Olá jeitinho. Também li "Por quem os sinos dobram", tinha ai 20 anos talvez. E lembro-me que adorei apesar de ser um tema pesado.
Beijinho Ana

Um Jeito Manso disse...

Olá Mary,

Hemingway foi um personagem para além de um bom escritor e foi também um homem muito bonito. Pelo que leio dele, a sua personalidade era cativante. Muitas mulheres se apaixonaram por ele. Avancei hoje um pouco mais no livro e embora seja uma versão romanceada da sua vida, reconhecem-se ali episódios verdadeiros. A vida naqueles anos de Paris era exultante. Depois, no ponto em que estou, foram para Toronto para ele trabalhar como jornalista, para terem mais estabilidade e para terem o seu filho. Estou a ler o livro com muito gosto.

Quanto a leituras, é certo, andámos pelos mesmos caminhos. Aos portugueses junto Abelaira que, na altura, me surpreendeu muito. E outros como o José Rodrigues Miguéis. Para mim o Torga foi um caso diferente: não me identifiquei muito com a sua escrita, depois fui-me aproximando, aos poucos, até que passou a ser como um missal, uma coisa que se vai lendo, aos poucos, a espaços, procurando passagens.

A leitura é uma coisa fantástica, que nos leva para outros mundos. Todas as formas de arte nos enriquecem de uma forma profunda mas talvez a leitura seja a que mais nos marca.

Gostei muito de ler as suas palavras, Mary. é sempre uma conversa boa, a que anda à volta de livros, de leituras, de palavras.

Um beijinho!

Um Jeito Manso disse...

Olá Guloso-Bartolomeu,

Nisso de bolos éramos parecidos, este e aquele e o outro. Agora, que não quero abusar dos doces a ver se mantenho a 'linha', de preferência fico-me por uma moderada degustação de doces.

Mas de resto tendo a ser imoderada em relação aquilo de que gosto. Por exemplo: caminhar? Então adoro longas caminhadas. Fotogrfar? Tiro fotografias aos milhares. Ler? Então vivo rodeada de livros e que ninguém entre de repente na sala onde me afundo em livros para não ter um susto. Escrever? Adoro mas, já se viu, começo e distraio-me, vou por aí fora.

Mas, enfim, se o que escrevo agrada a quem me lê, menos mal...

Quando pintava, pintava tantos quadros que já não tinha onde os guardar. Quando fazia tapetes de arraiolos, fazia tantos que já não tinha onde os pôr. A sua mãe diria: mais tapetes do que chão, mais quadros do que paredes.

Obrigada pelas palavras tão simpáticas e uma boa noite ou um bom dia (ou as duas coisas)!

Um Jeito Manso disse...

Olá Ana,

Sabe que por vezes tenho vontade de pegar agora no livro mas, por fim, acabo sempre por me 'cortar', tenho medo de já não o achar tão bom. Na altura era tudo tão novo, ficava deslumbrada com tanta coisa.

Mas se o 'Velho e o Mar' ainda é uma obra prima, porque o 'Por quem os sinos dobram' não haveria de sê-lo também?

(Espero que já esteja mais animada, menos jururu).

Um beijinho, Ana, e tenha um belo dia!

Pôr do Sol disse...

Querida Jeitinho,

Mesmo correndo o risco de ser repetitiva, deixe-me dizer-lhe, que penso em si como a amiga que todos gostariamos de ter sempre perto: sensivel, culta, positiva, de horizontes largos e que considero este seu espaço de serviço publico, com ele recordo, aprendo e a divulgação que faz de bailados e concertos preenche a falta de espectaculos a que ultimamente não assisto.

Não abusa portanto quando se alonga nas suas palavras, leio-a, e não só eu, pelos comentários publicados, com todo o interesse e muita curiosidade.

E muitas vezes de tão de acordo estou,com o que escreve que comentar seria repeti-la.Aconteceu com os ultimos posts e sobre a selecção dos 50 Livros Que Toda a Gente Deve Ler, feita pelo Expresso, na qual faltam autores portugueses e que não refere um só livro de E.Hemingway.

As minhas leituras, depois de ter deixado a Condessa de Segur, começaram pelos Fidalgos da Casa Mourisca, A Ilustre Casa de Ramires, acho que era norma começarmos por Julio Dinis, Almeida Garrett.

Lembro-me de meu pai dizer-me que Virgilio Ferreira, Eça, Jorge Amado e outros eram para mais tarde. Foi por isso que li O Vestido Vermelho às escondidas e me arrependi pois não o entendi na primeira leitura.

Quando comecei a ler Hemingway lembro-me que me julgava superior e sofria muito.

Tambem me acontece muitas vezes o filme me desiludir depois de ler o correspondente livro. A ultima vez foi com Comer Rezar e Amar.

Tambem vai longa a minha tagarelice.

Um Beijinho e bom fim de semana



Um Jeito Manso disse...

Olá Pôr do Sol,

Nunca é demais a sua tagarelice. E quer alguém mais tagarela que eu?

Bem, ao vivo, a falar mesmo, não sou assim, sou mais comedida, não sou excessivamente faladora. Agora a escrever...

Por isso, pode escrever à vontade que leio sempre as suas palavras com enorme agrado, é como se estivéssemos à conversa. As duas sentadas num banco de jardim, à sombra, e conversando. Poderíamos falar sobre livros, sobre lembranças, sobre as paredes e as vistas do 'nosso' Ginjal, sobre as graças da sua princesinha e dos meus reguilas. Quando há afinidade, é bem simpático conversar-se com à vontade, boa disposição.

Quanto ao mais que diz só posso agradecer a sua amabilidade. Fico sempre muito contente.

Agora que lhe estou a responder acabei de escrever o meu texto de hoje e não me saíu lá muito 'serviço público'... Hoje saíu-me mais para o Canal Playboy...

Sento-me aqui sem ideia definida e depois começo a escrever. Estava na dúvida de havia de falar do buraco dos 3.000.000.000 (!!!) nas receitas fiscais, em mais este tremendo descalabro do Gaspar e do Passos Coelho, se havia de falar na entrevista do Borges a anunciar o encerramento da RTP 2 e na concessão do resto da RTP, se quê. mas não ando com muita disposição para falar de coisas que não prestam e, por isso, quando dei por mim, estava a fotografar uns quadritos meus e a escrever aquilo.

Mas o Gaspar, o Passos e o Relvas que me aguardem...

E agora já sou eu que me estou a alongar, outra vez.

Um beijinho, Sol Nascente, e tenha um belo dia!

Maria Eduardo disse...

Tive conhecimento do seu blogue através de outro blogue e resolvi fazer-lhe uma visita. Li o seu texto com imensa curiosidade e prazer e quando chegou ao fim, achei-o muito curto, pois estava enlevada com uma leitura muito agradável... Também li alguns livros de Hemingway há muitos anos atrás "Por quem os sinos dobram", "O velho e o mar", "Adeus às armas" e foi muito bom recordar tantas emoções vividas num pequenino texto.
Parabéns pelo seu blogue, é uma enciclopédia viva de cultura e emoções que vou passar a acompanhar com imenso prazer.
Obrigada por partilhar connosco o seu saber.
maria eduardo

Um Jeito Manso disse...

Cara Maria Eduardo,

Fico contente que me tenha descoberto e que se tenha sentido em casa.

Já estive a ver as suas criatividades e gostei e tocou-me especialmente o seu post com as suas boas vindas ao seu Príncipe Henrique. Também eu há pouco dei as boas vindas a um menininho muito querido. Se quiser ver deixo-lhe aqui o link:

http://umjeitomanso.blogspot.pt/2012/08/uma-vez-mais-as-boas-vindas-este-mundo.html

Espero que volte e que vá gostando. E muito obrigada eu pela sua visita e pelas suas palavras!

jrd disse...

O meu comentário não entrou, mas mesmo assim não quero deixar de "deixar" pegada num texto que fala de um escritor que me ensinou a amar a literatura e mais tarde a fumar cachimbo.
Abraço

Um Jeito Manso disse...

Caro jrd,

O seu comentário não entrou e nem sequer cá chegou. Já fui ver se tinha ido parar ao spam mas também não.

Eu até já retirei aquela coisa desagradável do teste para ver se uma pessoa não é um robot para não massacrar as pessoas já que eu, por vezes, passo por duras provações para acertar com aquelas letras encavalitadas, tortas.

Por isso, o seu comentário perdeu-se no éter pois, se cá tivesse chegado, eu tê-lo-ia recebido de gosto.

Fico contente que também aprecie Hemingway, é um escritor com uma presença forte que não se apaga de dentro de nós.

E o cachimbo, pois.

Um abraço, jrd, e tenha um belo sábado.