domingo, fevereiro 19, 2012

O Homem de Luís Veiga Leitão; As Gaivotas e as Palavras Interditas de Eugénio de Andrade; Maria Bethânia e o Poema Azul de Sophia de Mello Breyner; e o Circo du Soleil debaixo de água


É no silêncio do caminho aberto:

Quanto maior a alma maior o deserto
maior a sede e a miragem
do mundo à nossa imagem


['Homem' de Luís Veiga Leitão'

Ginjal, este sábado pela manhã


As gaivotas. Vão e vêm. Entram
pela pupila.
Devagar, também os barcos entram.
Por fim o mar.
Não tardará a fadiga da alma.
De tanto olhar, tanto
olhar.


['As gaivotas' de Eugénio de Andrade]

Este sábado, gaivota atravessa a rua numa passagem de peões junto ao Tejo










Tenham, meus Amigos, um belo Domingo - se possível, rodeados de beleza.
  

6 comentários:

Maria disse...

Jeitinho querida:
Gostei das fotos e das poesias.
Não se esforce. Faça o seu luto. Nós esperamos.
Não me vou divertir. Detesto o Carnaval. Para mim, o Carnaval dura todo o ano e quase todos, usam máscaras.
Lembro-me sempre, de uma quadra de meu pai:

Vida de palhaços que nós temos,
Em que anda tanta gente mascarada.
Tanta gente que chora, mas não vemos
Porque sabem chorar à gargalhada.
A.

Lembro-me muitas vezes dela. Meu pai era um repentista. E sabia muito da vida.
Beijinhos querida.
Não chore à gargalhada. Chore mesmo, se conseguir. Eu já não sei.
Maria

fallorca disse...

Igualmente :)

Um Jeito Manso disse...

Querida Mary,

Muito obrigada pelas suas palavras, tão queridas.

Já estou bem. Eu sou um bocado primária: com estes desgostos, choro, choro mesmo, esgoto-me, fico sem força, arrasada, só me apetece dormir (e durmo!) e, passados três ou quatro dias já me começo a sair bem de novo, com vontade de retomar a vida cheia de energia. E vejo que os meus, à minha volta, estão todos bem, a retomar a vida normal e isso é importante para todos. E a miudagem animada, a brincar e a rir, ajuda muito.

Há pessoas queridas que viverão sempre aconchegadas na nossa memória e este que agora se foi tem um lugar especial no coração de todos nós - e a vida continua.

O meu sentido agradecimento, Maria.

Um Jeito Manso disse...

Caro Fallorca,

Se quer que lhe diga, fiquei agradavelmente surpreendida com a mensagem que aqui deixou - minimalista, é certo, mas, ainda assim, gostei.

Obrigada!

Unknown disse...

excelente post :)

Um Jeito Manso disse...

Fábio,

Muito obrigada pela visita e pela gentileza das palavras.

Volte sempre!