segunda-feira, janeiro 09, 2012

Nova Receita de Homem ou aquilo que as mulheres devem requerer de um homem - Os 10 mandamentos e o tão desejável bónus

 
Que sejam os homens a declarar o que, em sua opinião, torna uma mulher interessante.

Mas sobre o que uma mulher prefere nos homens vou aqui dar a minha opinião, ou melhor, vou fazer um refreshment (em tempos escrevi uma Receita de Homem, Aula Teórica e Casos Práticos e uma Adenda e até hoje tenho imensas visitas a essas páginas (devem ser os homens a ver se aprendem a lição).

Pode rever aqui. Desse post poderá saltar para os outros dois que o precederam (poderá encarar-se como uma sessão de coaching em três actos).

Agora não vou ser muito original porque penso o mesmo há muitos anos. Talvez varie a minha tolerância ou intolerância mas, no essencial, a coisa mantém-se quase inalterável. De qualquer forma, vou escrever livremente e nem vou ver o que escrevi há um ano atrás, para não me sentir condicionada.

Vou ilustrar com figuras ligadas ao cinema e espero que volte a ser um colírio (vidé um dos comentários da Dona da Casa)  para os olhos das meninas (ou de alguns meninos - tanto se me dá).

As fotografias são, na sua maioria, da Annie Leibovitz, claro; também há uma uma de Irving Penn e há outra cujo autor não identifiquei.

Mas então cá vamos.

.1.

Clint Eastwood por Annie Leibovitz

A inteligência é talvez o mais importante e é absolutamente indispensável. O amor, tal como a paixão, tal como o sexo, é una cosa mentale. Nunca se esqueçam disso.


.2.

James Gandolfini, Tony Soprano, por Annie Leibovitz

O sentido de humor, que é uma manifestação superior e saudável da inteligência, talvez venha logo a seguir. Um homem que faça rir uma mulher está no bom caminho. Se você que é homem, é desprovido de sentido de humor, esqueça.

.3. 

Johny Depp por Annie Leibovitz

Ter um q.b. de malícia, de preferência uma malícia requintada (e não me pergunte o que é isso porque é indizível) é muito importante. Saber olhar, saber mostrar que quer, saber dizer que quer – sem ser vulgar, maçador, cola – é indispensável. Se você que é homem, é um tímido incorrigível, se tem vergonha de olhar, se tem medo de dizer, esqueça.


.4.

John Malkovich


Ter interesses, de preferência interesses inesperados, é um plus que não se dispensa. Se você que é homem não é capaz de se interessar por coisa nenhuma, se não consegue ter uma conversa de jeito, esqueça.

... Ter interesses, sim, mas nada de exageros, nada de obsessões porque se monopolizar uma conversa com citações, nomes de autores, nomes de livros, anos de edições, pormenores fastidiosos quando desfiados com ar erudito, ou nomes e hábitos de passarinhos, ou se souber tudo o que há para saber de marcas de carros, motores, cilindradas, provas de condução, ou quaisquer outras manias levadas ao exagero, esqueça.


.5.

Sean Connery por Annie Leibovitz


Ser razoavelmente culto, com curiosidade por aprender e com consciência das normais limitações de qualquer ser humano, gostar de partilhar generosamente os conhecimentos e as dúvidas ou as perplexidades, são coisas imprescindíveis. Gente ignorante, gente que acha que já sabe o suficiente ou gente que não tem noção de que o que sabe é uma infinitésima parte do que há para saber, gente que não gosta de ensinar ou discutir humildemente, ouvindo as opiniões alheias, é coisa que não se pode suportar.


.6.

Daniel Day-Lewis em The ballad of Jack & Rose

Ser carinhoso, afectuoso, meiguinho (mas não carente, melga, pegajoso) é obviamente indispensável. E deve perceber que a vida a dois deve ser uma relação win-win. Não é uma luta corpo a corpo, olho por olho, dente por dente. Amizade, afecto, compreensão, respeito, tolerância são as buzz words a fixar. E deve perceber que deve ser capaz de olhar com doçura, ter um abraço aconchegante, ter um beijo insubstituível.


.7.

Jamie Foxx por Annie Leibovitz
 
Vestir-se bem é muito importante mas, apenas, se tiver o cuidado de não se perceber que tem cuidado com isso. Um homem que vista um fato de riscas com camisa de riscas ou quadrados, ou uma camisa assim e gravata às bolinhas, ou um homem que use uma gravata shining cor de rosa ou amarelo bebé, ou que use alfinetinhos de gravatas, ou um anelinho no dedo ou uma pulseirinha ou outras coisas do género, só se tiver como target uma mulher desesperada que esteja por tudo. Um homem quer-se sóbrio, discreto, deve fazer-se notar por si mesmo, quanto muito pela forma como a roupa lhe cai bem e não pela roupa em si. Homens com manias de modas, de marcas, todos com coisinhas, são para esquecer. Já agora que saibam que calças desportivas, de sarja de algodão ou bombazina não se usam com vinco, please...


.8.

George Clooney por Annie Leibovitz



Os homens não devem ligar mais do que o socialmente tolerável a gadgets. Os que os exibem a torto e a direito, já viram o meu iPad?, já viram o meu relógio?, já viram a minha caneta? já sabem da minha mota? - só me fazem lembrar aquelas meninas parvinhas com estojos cheios de lápis, canetinhas, apara lápis, tudo da Hello Kitty. Meninas fujam dessas fracas cabecinhas!


 .9.

Alex Atala, um chef, por Annie Leibovitz

Homens que saibam cozinhar têm uma óbvia vantagem sobre os outros (desde que preencham os pré-requisitos anteriores, claro...!). Se, então, souberem fazer uma comida requintada, gourmet, isso será ouro sobre azul mas há que não querer o impossível.

Por isso, se souber fazer uma coisa simples já se aceita. Mas se nem isso, ao menos que faça uma salada decente, bem apresentada. Ou que saiba, no mínimo, preparar uma tábua de queijos ou, vá lá, ao menos apresentar um prato de pão devidamente cortadinho e organizado. Mas alguma coisa deve ser capaz de fazer. Se você que é homem, não está nem aí e é daqueles que, chegada a hora, se apresenta, todo lampeiro, para papar, quase que para lhe darem a papinha à boca, esqueça - será descartado na primeira oportunidade.

.10.

Damien Hirst por Annie Leibovitz

Um homem deve ainda portar-se mal de vez em quando, dizer disparates injustificáveis (de vez em quando), deve ser capaz de se rir de si próprio, deve ter um toque de louca imprevisbilidade, deve, sobretudo, ser capaz de mostrar que é humano e imperfeito. Meninos da mamã, tozés-seguros e outros betinhos que tais, são uns maçadores sem pitada de graça.


 .11.
(Bónus)

Al Pacino que dançou um dos melhores tangos da história do cinema
aqui por Irving Penn

Já agora, uma coisa que faria toda a diferença mas aí já eu acho que, nós, mulheres, temos que condescender - seria a cereja em cima do bolo se soubesse dançar tango com garbo, sensualidade, malandrice.

Mas isso, se há homens que cumprem com estes 11 requisitos, quem os descobre, fecha-os a sete chaves. Nunca vi nenhum. Consta que há uns quantos enclausurados em caves, tipo Natasha Kampush, não vá alguma outra mulher deitar-lhes logo a mão. Eu deitava.


&&&&&&


E é isto, meus Amigos do sexo masculino (e que gostam de agradar a mulheres), aprimorem-se, treinem.

E vocês, minhas Amigas casadoiras, sujeitem os candidatos a um testezito psico-técnico para não levarem um gatinho mal amanhado em vez de uma lebre ou melhor, (não vá as lebres serem todas do sexo feminino), em vez de um tigre.


Divirtam-se e tenham uma boa semana!

 

20 comentários:

Anónimo disse...

Com esta sua luminosa lufada de ar paradisíaco :),só pode ser boa a (nossa) semana.

Ana de Sá

Mulher_Mundo_à_Parte disse...

Balelas!
As mulheres, e de mulheres percebo eu, gostam é dos malandros e quanto mais malandro melhor. Eu, se arranjasse um homem que cumprisse estes mandamentos todos, rifava-o imediatamente. Ah, benditas imperfeições!
E mulheres façam como eu, rezem o acto de contrição todas as noites, assim: 'oh god make me good but not yet'.

A Matéria dos Livros disse...

Está mesmo inspirada. Excelente receita,sim, mas muito exigente!
Por mim, poderia dispensar os mandamentos 9 e 11; quanto aos 'gadgets', deixo de ouvir logo à palavra 'carro'. Diria, de forma tolerante, que eles se querem inteligentes, com imaginação, com bom carácter e bem fisicamente, simples, enfim.
Para além do mais, um tigre requer demasiada energia. Onde é que se arranjam essas caves em singelos prédios de apartamentos?! Não digo que o ideal seja um gatinho, muito menos um cachorrinho, mas um gato, ou melhor, um gatão, já é coisa que vale a pena.

Boa semana, e continuação da boa disposição

patricio branco disse...

excelentes retratos de actores em fotografia. Os bons retratos de pessoas feitos por pintores tambem são algo que me fascina.
A propósito de tango dançado tambem gostei do de jennifer lopez e richard gere (tango tocado pelo conjunto gotham project)em shall we dance. creio que assim se chamava a pelicula.

Maria disse...

Jeitinho amiga
Estou 100/º de acordo.
Beijinho
Maria

Um Jeito Manso disse...

Ana de Sá,

Paraíso, está bem visto. Cá para mim o paraíso está assim cheiinho de exemplares destes. Parte do gozo é escrever, outra parte é escolher as imagens.

Gostei de ver o seu bem disposto comentário e desejo que (todos) nos consigamos ir divertindo ao logo da semana (e do mês, e do ano, e da nossa vida).

Um Jeito Manso disse...

Cara Mulher do Mundo à Parte,

Acho que não leu bem... Que as mulheres apreciam a malandrice e se desinteressem por homens muito perfeitinhos concordo, aliás isso consta dos meus 'mandamentos'.

Mas, Cara Mulher do Mundo à Parte, diz que o resto são balelas, que rifava um homem que cumprisse todos os meus mandamentos...? Percebi bem?

Prefere-os burros, macambúzios, mal vestidos, brutamontes, ignorantes, ou timidozinhos, atadinhos, etc, etc...? A sério?!

Bom, há gostos para tudo e os homens assim até devem ficar contentes por perceberem que correspondem ao ideal de algumas mulheres.

Mas, olhe..., não será isso castigo pela reza...?

Um Jeito Manso disse...

Cara Leitora de A Matéria dos Livros,

Sabe lá o que eu me divirto a elencar as características dos homens... Apetece-me gozar e contenho-me, depois, no ponto a seguir já me ocorre mais uma característica divertida e contenho-me e assim vou até que resumi o que seria a nata. Mas esqueci-me do bom caráter, de uma personalidade forte, etc, etc.

Claro que se dispensa a questão do tango... mas do resto eu não abdico de nada. Ora essa. Um homem de gravata refulgente cor de rosa? Credo. Um homem que não é capaz de se rir?! Nem de me fazer rir?! Que seca.

E nem falei na beleza física porque isso é muito variável. Uma pessoa pode escolher um homem com cabelo pelos ombros porque gosta de sujeitos que pareçam um cristo e quem lhe garante que, passados uns anos, ele não estará sem cabelo? Fazer o quê? Nós também desandamos... A questão física tem que ser uma coisa em sentido mais lato: agradar, despertar uma química ou uma física, uma coisa que tendencialmente se mantenha ao longo do tempo (porque, quando se escolhe, pensa-se que é para durar).

Quanto aos tigres serem difíceis de guardar é capaz de ter razão. Eu tenho uma amiga que é toda giraça (mas que era ciumenta e possessiva) e que foi casada com um que não era nada de especial. E ela dizia, alto e bom som, à frente dele e de quem quisesse ouvir, que o tinha escolhido porque ele era tão feio que nenhuma outra mulher se interessaria por ele. Ficávamos todos a olhar para o lado, a fazer de conta que não tínhamos ouvido e ele, coitado, de cabeça baixa ou então olhava para nós, ar infeliz, encolhia os ombros.

Separaram-se ao fim de alguns anos, ele não suportava os ciúmes dela.

A vida tem coisas assim.


Um beijinho, Leitora.

Um Jeito Manso disse...

Caro Patrício,

Não conheço esse tango, vou ver se o descubro no Youtube e está aqui a nascer-me uma ideia. Vamos ver se 'pega'.

Os retratos da Annie Leibovitz são fascinantes.

Eu, que adoro fotografia, mas que não me dá para fazer retratos assim, fico fascinada com os dela.

Um Jeito Manso disse...

Mary,

Também acho que a Maria alinha pelos meus padrões...!

Obrigada pela visita, gosto sempre de a ver por cá.

Um beijinho.

A.Gomes Martins disse...

Parece-me bastante bem! ... e também não anda muito longe do que um homem requer de uma mulher, desejável bónus à parte.
Alvaro GM

patricio branco disse...

jl & rg en la revencha

http://youtu.be/JieJoVZIUfU


antonio banderas

http://youtu.be/8kxlnia2naA


mas parece me superior a actuação no primeiro video c/jl e rg

Um Jeito Manso disse...

Patrício,

Já lá vou conferir e esteja atento que, uma vez já cumprida a tarefa do lado do Street e do Ginjal, estou aqui danadinha para começar une petite histoire.

Um Jeito Manso disse...

Caro Álvaro,

Saberá, certamente, que com esse seu 'statement' elevou a fasquia.

Se é assim tão fácil, vou pensar nalguns requisitos adicionais para tornar a escolha mais exigente. Talvez que cante maravilhosamente, que pinte fantásticos quadros, que cure entorses... Continua a dizer, com esse ar confiante, que lhe parece bem...?

É que, se disser, vou concluir que me está a ler de dentro de uma cave, enjaulado, à guarda de uma mulher felizarda (e cuidadosa).

Estou a brincar, claro.

E igualmente concordo que tudo isto deve também ser cumprido por mulher que se preze de agradar. Inteligência, sentido de humor, charme, malícia, classe, cultura, arte na cozinha, ternura, companheirismo, malandrice, etc, etc - quem pode dizer que 'não, muito obrigada, tenho melhor'?


Volte sempre, Álvaro!

A Matéria dos Livros disse...

Bem se vê que se diverte a elencar estas características tão acertadas, e diverte as leitoras que por aqui passam; de passagem também dá uns conselhos ao lado masculino, que só tem a aproveitar. É uma boa acção que pratica.
Eu também me divirto. Devo esclarecer, todavia, que,quando falava nas boas condições físicas, não me referia a beldades. Ainda mais, nesta fase de boa vontade, em que ando deste o início de ano. Estava a pensar apenas num aspecto aceitável e saúde, é que não há nada mais 'estranho' que um homem abandalhado, doente, quiçá, com poucas capacidades de acção, e, pior que tudo, hipocondríaco.

Um Jeito Manso disse...

Leitora,

Estou consigo. Um molengão, sem acção, ou um doentinho, sempre a falar de achaques, de doenças, dos comprimidos que toma, ou um medroso sempre a ver a tensão, com medo de tudo e mais alguma coisa - não, isso não.

E também acho que, se em cima de tudo (inteligência, personalidade, etc, etc) for um giraço, tanto melhor!


E por giraços... Veja o que vou colocar a seguir. Ainda estou na fase de encaixar o filme e ajeitar o texto mas está quase.

Anónimo disse...

Um conjunto de "dicas" a reter. É sempre útil ouvir uma dama a falar de nós, lobisómeis. Mas, acretitem, há muito "material masculino" desse tipo. Conheço uns maraus assim, com muitas dessas "qualidades" que, todavia, acham que vão vingar junto do mundo feminino. Ás vezes têm sorte. Lá diz o ditado: Há sempre um chinelo para cada pé. Nem mais.
Por mim, só faço votos para quando chegar à idade desse grande actor, Sean Connery, consiga manter uma aparência assim parecida.
Mais um óptimo (dificilmente me adaptarei ao Acordo Ortográfico!) Post!
P.Rufino

Um Jeito Manso disse...

Caro Rufino,

Vejo que se revê nas qualidades que elenquei - e isso é património que deve preservar. Um homem, mesmo que por vezes com uma levíssima faceta de lobisomem, deve saber o que o valoriza e segurar o seu lado bom contra todas as intempéries.

Quanto a chegar à idade do Sean Connery com uma aparência semelhante, aí terei que fazer uma obervação: a boa aparência não nasce aos 70, tem que vir de trás. Como presumo que o saiba, posso deduzir que a sua aparência agora é equivalente à dele quando tinha a sua idade.

Ora bem. Passo então a resumir: aparência de 007, qualidades conforme os requisitos. Já agora: 'e o menino dança?'. Quero eu dizer: dança o tango?

Pois, é que, se deduzi bem e a resposta à questão acima é afirmativa, então deduzo que é um dos espécimes raros que se encontra enclausurado numa cave. Certo?

Poderá fornecer o endereço que é capaz de haver uma mão cheia de meninas casadoiras dispostas a ir salvá-lo?

(... kidding...)

Anónimo disse...

Você é levada do Diabo! eh, eh!
Mantenha esse espirito!
Cordial abraço virtual,
P.Rufino

Um Jeito Manso disse...

Caro P. Rufino,

Qual levada do diabo...? Não, nada disso, sou uma santa criatura.

Cordialidades virtuais aceites.