segunda-feira, dezembro 12, 2011

O primeiro ministro egípcio Kamal el-Ganzuri desatou a chorar numa conferência de imprensa. Mas o que vem a ser isto? Este mundo está a ser governado por meninas?!?!?!?! Mas talvez os homens estejam a caminho. Nick Clegg e Dominique Villepin, minhas senhoras - prestem atenção...


Depois da Ministra italiana do Trabalho e dos Assuntos Sociais, Elsa Fornero, ter desatado a chorar, não conseguindo verbalizar a palavra sacrifícios (que era suposto pedir à população), agora chegou a vez do Primeiro Ministro do Egipto. Numa conferência de imprensa em que descrevia a situação económica do país como perigosamente grave, atribuindo-a aos inumeráveis desvios do anterior regime, ao ver, via satélite, um cidadão egípicio pedindo ao governo que garanta segurança às crianças antes de lhes dar uma fatia de pão, não conteve as lágrimas.

Ah pois é...!

Que as mulheres não são de ferro já era sabido e, por isso, o mundo pasmou apenas ligeiramente com as lágrimas de Elsa Fornero.

Mas agora também os homens...? Está certo que a expressão, na verdade, é ' um homem não é de ferro' e não uma mulher - mas, ora bolas, não era costume aplicar-se a expressão noutras mais entusiasmantes circunstâncias...?

Já viram bem isto...? Olha se agora desatam todos a ser piegas, todos meninos da mamã, tudo na choraminguice...? A irem para as conferências de imprensa com caixinhas de Kleenex...?

Que maçada. (Já para não falar na concorrência desleal que seria às telenovelas da TVI, em que a filha da outra, afinal é prima da tia, que quer matar o padrinho do primo, que é filho da avó e neto do empregado - e que já pouco fazem chorar)

Ai, minha nossa... O mundo está mesmo virado das avessas...!

!  ?  !


No entanto, aqui e ali, começo a ver alguns homens a despontar. (Digo homens como podia dizer mulheres - o sexo não é relevante, relevante é que os tenham no sítio - and, please, pardon my french)

Por exemplo? Ora bem: com os ingleses o baile está armado.

Nick Clegg, a surpresa que Cameron não esperava
- ainda por cima, um homem bonito

Eis que apareceu o Nick Clegg a dizer que Cameron fez mal, muito mal, que o isolamento em que colocou o Reino Unido não é bom para o crescimento do país, não é bom para as famílias, não é bom para ninguém (nem sequer para a City a quem, supostamente, Cameron quis proteger). Loud and clear, ainda por cima com um british accent de dar gosto. Perante isto, irá a coligação aguentar-se...?! Irá o governo sobreviver...?!

+   !   +

Dominique de Villepin, outra surpresa que veio de onde não se esperava
- e outro homem bonito, com muito charme

Em França o baile que já estava a ser ensaiado, ganhou um inesperado glamour. Eis que agora um cavalheiro com uma grande pinta veio a terreiro dizer que vai a jogo - Dominique de Villepin, ex-primeiro-ministro, ex-ministro dos negócios-estrangeiros e ex-várias-outras-coisas, rival de partido de Sarkozy. Nem mais. Já há uns anos partiu a louça ao afirmar-se contrário à invasão do Iraque. Agora veio afirmar-se inquieto com toda esta trapalhada, que não gosta nada de ver a França humilhada pelos mercados, vergada ao peso de mais e mais austeridade, que isto não é caminho e que quer que 2012 seja o ano da coragem e da verdade. Belas palavras. É, pois, candidato às eleições presidenciais francesas. Hollande é sensaborão, Sarkozy um vendido. Dominique de Villepin não aceita que não haja alternativa e isso, para quem quem tem que escolher alguém que lute por ideiais, que afirme os interesses das pessoas antes dos interesses dos mercados, é meio caminho andado, é música para ouvidos sedentos de uma bela melodia. Além do mais, estando as mulheres em maioria na população, meus amigos, digam-me lá quem é que parte para a corrida já com uma estrelinha, quem é...?

...  !  ...

 

Quem sabe 2012 não vai, afinal, ser um ano cheio de inesperadas surpresas? Quem sabe não será um ano fantástico?

[Quem sabe não desatam a despontar por aí, de onde menos se espera, por todo o lado? (Já seria demais querer que fossem todos assim tão giraços mas, enfim, sonhar não custa...)]

Tomara, minhas Amigas (e meus Amigos, claro).

<>

Ah, é verdade, tenho andado a esquecer-me de vos desencaminhar. Lembram-se que no meu outro blogue, o Ginjal e Lisboa, a love affair, há todas as semanas um 'tema' musical?

Depois de nas duas últimas semanas ter tido Chopin e Schubert, esta será a semana Mozart. Uma festa de imaginação, criatividade, exuberância. Como sempre, o apontamento musical encontra-se intercalado com poesia que selecciono, com fotografias minhas, com pequenos textos que me são inspirados pelos poemas.

Pois aqui estou hoje, de novo, a convidar-vos a visitá-lo e, como amuse-bouche - que é como quem diz, para vos abrir o apetite - aqui vos deixo o trailer do fantástico Amadeus.




E tenham, meus amigos, uma bela semana!

 

8 comentários:

packard disse...

2012 vai ser, como diz, um ano cheio de surpresas. O único receio - pânico! - é q venham a ser todas más.

A Matéria dos Livros disse...

Adorei ler a sua entrada! Hoje está cheia de verve e optimismo, foi uma lufada de boa disposição, e esperança, porque não?, nesta manhã cinzenta, nem quente nem fria, a enganar casacões.
Pois, homens "com eles no sítio" precisam-se, e ainda mais com inteligência e beleza, masculina (concordo que também podem ser mulheres, que o sejam e pareçam). Por cá também são bem-vindos: afinal, quem é que aguenta fazedores de farófias ou marias gaiteiras, que não se calam e têm zero de charme e de ideias?!

Um Jeito Manso disse...

Packard,

O que eu imagino é que vamos passar por alguns sufocos (acaba o euro? acaba isto tudo, a zona euro? o dinheiro está a salvo nos bancos? etc, etc) até que o Sarkozy cai, até que a coisa de desquilibra toda, até que alguém dá um murro na mesa e diz que já chega e a seguir cai a Merkel e a seguir tudo isto leva uma reviravolta, e a coisa volta a entrar no caminho do progresso.

É o meu feeling neste momento.

Mantenhamo-nos lúcidos, não tomemos daqueles comprimidos Murti-Bing nem nos armemos em Ketman, mostremos bem alto o desagrado, conservemos o sentido de humor e a boa disposição e um dia destes, quando dermos por ela, já estamos num novo ciclo de crescimento.

Vá por mim que costumo adivinhar as coisas.

Um Jeito Manso disse...

Olá, Leitora,

Ainda bem que sentiu a minha boa disposição. Ontem estava capaz de enfrentar um exército de Popotas, mesmo que cada uma me aparecesse de papagaio ao ombro. Hoje ainda estou mais pronta para a guerra. Hoje estou capaz de enfrentar os de ontem e mais uma bateria de fazedores de farófias com laurinhas pela mão e podia ainda vir mais um bando de marias gaiteiras que eu dava conta de todos...!

Ora...! A gente começa a mostrar medo e perde a razão, perde a força. Ora porque há-de a gente ter medo de gente tão fracalhota...?

Um beijinho, Leitora.

E agora vou começar a minha jardinagem aqui pelos meus canteiros que é como quem diz pelos meus blogues (escolher músicas, poemas, fotografias, escrever coisinhas), a ver se, entretanto, lá para as quinhentas me ocorre qualquer coisa sobre o que escrever aqui neste jardim desregrado.

Um beijinho, Leitora.

Tété disse...

Olá Tá!
Tenho andado um pouco mais distante que o habitual por afazeres com obras em que me meti e nunca mais vejo chegar ao fim.
Deixe que a felicite pela sua continuada e habitual boa disposição e pelo modo com que nos oferece os seus desabafos, pensamentos e sugestões e também pelo seu bom gosto quando toca ao sexo oposto - Nick Clegg e Dominique de Villepin são muita giraços.
Acho que não existem duas opiniões.
Beijinho grande

Um Jeito Manso disse...

Olá Teresa-Teté,

Adoro obras mas desde que não sejam dentro de casa com a gente a viver lá nessa altura. O que prefiro é fazer canteiros e coisas assim que não sujam dentro de casa e que dão para, antes, andar a imaginar onde os hei-de fazer, de que feitio, depois pintá-los, etc. Espero que as suas obras sejam das boas e não daquelas que enchem tudo de pó.

Obrigada pelas suas palavras e pela sua solidariedade no apreço pelos dois cavalheiros que ontem se levantaram e falaram alto e bom som que não estão a gostar do rumo disto.

Tomara que agora todas as semanas apareçam mais dois e, de preferência, todos deste 'género' que a gente vai apreciar muito.

Um beijinho,

Helena Sacadura Cabral disse...

Ó Jeitinho
Então eu escolhi uma foto de Villepin "col roullé", casual chic e a minha amiga po-lo todo formal?
Eu dei-lhe um ar de esquerda caviar e a menina deu-lhe ar de lord inglês?!
No seu ou no meu estilo é "um homem para palmilhar" como diz uma aluna minha...
Elas é que sabem. E nós!

Um Jeito Manso disse...

Pois é, Helena, entre o casual chic e o formal, mon coeur balance... Mas escolhi esta foto porque quis que se vissem bem os olhinhos e a boquinha, tão bem desenhadinha...

Mas, assim ou 'assado', ele 'irá' sempre muito bem e estou a ter cuidado com as palavras para não ser mal interpretada.

Tomara é que ele ganhe para ver que volta é que ele dá à Popota Merkel.

Não... Vou ser franca... tomara que ele ganhe mas é para ver se a gente o vê mais vezes.