terça-feira, janeiro 11, 2011

José Mourinho: Top of the World, Ma!


José Mourinho, made it! Top of the world! Best of all!

.... And the First FIFA Golden Ball goes to... José Mourinho....!




José Mourinho, aqui outra vez. Melhor treinador do mundo em 2010, um prémio pela primeira vez atribuído pela FIFA. Uma Bola de Ouro para este homem, um vintage a quem a idade só faz bem. 

Um lider empático, a quem os jogadores não querem desiludir. "Você quer que eu marque um golo?", pergunta-lhe o puto charila Ronaldo. "Claro que quero. Vá, vai lá para dentro e marca para mim". E Ronaldo vai e cumpre. E fica feliz porque, com isso, faz a vontade ao Mister.

É isto o carisma, a liderança.

Sabe ver o que cada um tem de melhor e trata cada um como um ser humano, não apenas uma máquina de fazer futebol, 'Queres ir de férias com a tua mulher? Vai.'. Pode um jogador depois disto decepcionar o seu Mister que, é afinal, seu amigo? Claro que não. Parece pouco? Mas não é. Porque assim são os jogadores, jovens tantas vezes carentes de um gesto de afecto, de atenção.

E é uma fera ao desafiar adversários, os olhos passam a ser os olhos de um predador, ou vira um touro, sem floreados mas imbatível, e é irreverente (traço típico dos setubalenses), e provoca a imprensa.

Uma vez mais, é isto o carisma.

E foca-se nos objectivos. Estuda, prepara-se, o trabalho de casa sempre feito, o profissionalismo da equipa que vem pelo exemplo. E depois, seguro, atira-se à jugular. E ganha sempre. Tem ambição e determinação. Não se perde com falsas modéstias. Atira-se à vitória com confiança. E isso intimida os adversários e transmite confiança aos seus. A sua equipa é um grupo de guerreiros que entra em campo para ganhar. E para agradar ao Mister.

Porque, quando lhe agradam, sabem que ele os elogia, os enaltece. E sabem que ele se emociona. 'Como treinador sou pai, irmão, amigo, sou tudo', diz ele, um grão de emoção na voz.

E é isto, também, o carisma. A liderança.

E com o sucesso vem o prestígio e, com o prestígio, vem a recompensa, milhões, vários milhões.

José Mourinho é uma marca ganhadora.

Olé!

Sem comentários: