domingo, dezembro 29, 2024

Doentes urgentes (que, no máximo dos máximos, podem esperar 60 minutos) esperam mais de 12 horas no Amadora-Sintra e 10 a 12 no Beatriz Ângelo.
E continua o arrastão de demissões levadas a cabo por Ana Paula Martins: Administrações das unidades de saúde do Alto Alentejo, de Leiria e da Lezíria demitidas
E o Marcelo caladinho...

 

O Governo Mentenegro, que venceu (ainda que por uma unha negra) as eleições, fez bandeira de algumas promessas. Uma delas era que em 3 meses os problemas da Saúde e da Educação estariam resolvidos. Não estão. Tal como com o embuste dos impostos, temos verificado que esta gente que nos governa chegou onde chegou com base em trapaças e que agora não fazem a mínima ideia do que fazer para cumprirem o que prometeram ou, pelo menos, não estragarem o que encontraram.

Se na Educação creio que estarão na mesma, na Saúde, pelo contrário, as coisas estão agravadas. Todos os dias as notícias dão conta do descalabro. Esta ministra que, por onde passa, semeia conflitos e espalha o caos, continua a sua sanha. Aparentemente não quer deixar pedra sobre pedra. E não é para depois reconstruir. Não, aparentemente é mesmo para dar cabo do SNS. Não apenas gasta dinheiro como se não houvesse amanhã (alguém está a auditar o impacto das autorizações que ela está levar a cabo? Read my lips: alguém que o faça enquanto é tempo) como corre com toda a gente a eito para lá meter amigos do PSD. E aqui volto a aconselhar: alguém vá ver, com olhos de ver, o CV de quem ela anda a contratar. Não quero saber da criatura para nada mas preocupo-me por temer ter grandes hospitais e unidades de saúde em geral na mão de gente que não tem qualquer competência ou experiência para o que vai fazer.

O resultado da sua inoperância salta-nos pelos olhos adentro todos os dias: ora são grávidas ou crianças encaminhadas para Urgências fechadas, ora são pessoas que estão deveras mal, em situação urgente, a terem que penar 10 ou 12 ou mesmo 14 horas na sala de espera do Hospital. Relembro que, de acordo com o Protocolo de Manchester, o paciente necessita de atendimento rápido, pois há risco de agravamento do quadro clínico se houver demora. E já nem falo das 11 pessoas que morreram quando o INEM fez greve e ninguém se lembrou de acionar Serviços Mínimos o, antes da greve, falar com os sindicatos a ver se seria possível construir uma base de entendimento que evitasse a greve (a propósito: para quando as conclusões?).

E não há nem uma palavra da Entidade Reguladora da Saúde?

Depois, leio também que mais de 40% dos procedimentos de interrupção da gravidez feitos a pedido da mulher no privado foram encaminhados pelo público. Aos poucos, grão a grão, o SNS vai encaminhando para o privado. A Entidade Reguladora da Saúde também não diz nada?

Serve para alguma coisa, esta Entidade Reguladora da Saúde?

E Marcelo Rebelo de Sousa: no meio do afã de andar a brincar à caridadezinha com os pobres e desvalidos, não arranja tempo para se pronunciar para os desastre deste Governo? Não percebe que a sua dualidade de critérios causa até vergonha alheia?

Notícias aqui:

Doentes urgentes esperam 12 horas no Amadora-Sintra e dez no Beatriz Ângelo. Noutra notícia, dão conta que no Garcia de Orta ultrapassaram as 14 horas. 

Autarquia de Portalegre foi informada na sexta-feira de que conselho de administração da ULS do Alto Alentejo “iria ser afastado”. Foram também demitidas as administrações da Lezíria e de Leiria.

6 comentários:

Anónimo disse...

Marcelo hiberna quando o governo faz merdices. Vamos assistir a um governo sem freio nos dentes a fazer todas as patifarias políticas na intervenção de derrubar administrações eleitas pelo anterior governo só porque sim, com um Presidente amordaçado, e escondido detrás do arbusto em tudo de mau que o governo pratique.

Anónimo disse...

Aí queridos socialistas, já não há pachorra para tanta fanatice... Querem que corra tudo bem nos últimos 8meses o que não fizeram nos últimos 8 anos, já agora, quando vier falar em currículos é melhor consultar os dos governos socialistas, é de rir...

Anónimo disse...

Não posso deixar de lhe desejar um bom ano, assim como, para a sua familia. Sobretudo com saúde. Cá estarei deste lado, e muito obrigado , pelas suas partilhas de mais um ano.

Um Jeito Manso disse...

O problema de quem defende o PSD é que parece que não pensam. Ou, se pensam, não percebem. Vou dizer devagarinho: releia o que eu disse. Montenegro disse, apregoou, prometeu que em 3 meses resolvia tudo. Os socialistas, que não são parvos (a maior parte deles, pelo menos) e que não são intelectualmente desonestos (a maioria, também), disseram que o problema da Saúde é um problema estrutural e não se resolve em 3 meses. Mas o Mentenegro, que mente com quantos dentes tem na boca, manteve a promessa. Como é óbvio, não resolveu nada e, pelo contrário, só tem agravado tudo. Fiz-me compreender? Ou continua a achar que o Mentenegro fez bem em mentir tal como faz bem em lançar o caos na Saúde? Se continua a achar isso, então diga-me que eu me esforçarei um pouco mais a ver se V. consegue compreender qual é a questão.

Um Jeito Manso disse...

Completamente de acordo. O Governo é uma bando de gente inconsistente, incompetente e pouco honesta do ponto de vista intelectual e moral. E o Marcelo, comprometido (porque isto tem mão dele e deve sentir-se responsável por esta pouca vergonha) anda calado que nem um rato. E, quando fala, é evasivo ou 'ao lado'...

Um Jeito Manso disse...

Muito obrigada. Espero que continuemos todos a encontrar-nos por aqui. Saúde e boa sorte para si. Um bom ano também para si, com tudo de bom. Um abraço.