quarta-feira, agosto 28, 2024

Paulo Raimundo e Hugo Soares, irmãos ideológicos...?
Entre Trump e Kamala, quer o Narizinho Raimundo quer o Inteligente Soares sentem-se incapazes de escolher... Está certo.
Estão bem um para outro, não estão...?

[Como não há muito mais a dizer sobre a acefalia dos meninos, vou antes dar a receita do meu entrecosto no forno]

 

Tive cá pessoal, dia bom, bom. Clima ameno, o silêncio muito apreciado, peace and love. Estou é cada vez mais pequenina. Não que isso me incomode, é mera constatação. Já brincam, chamam-me mini-avozinha. Para falar com dois deles já tenho que olhar para cima. Brincam, agacham-se para eu não me sentir diminuída. E, pela idade que têm, ainda com muito para crescer, qualquer dia pegam em mim e põem-me às cavalitas.

Tirando isso, posso acrescentar que fiz entrecosto no forno. É sempre uma aposta segura.

Não tem muito que se lhe diga mas calha bem para um post de silly season. Fiz assim:

Forno a bombar ao máximo, duzentos e tais graus, uns minutos antes. 

Enquanto isso, num tabuleiro de ir ao forno, o maior possível, coloco: azeite, bué alhos, uma cebolona gigante aos bocados, orégãos, alecrim, pedras de sal. Por cima, os pedações de entrecosto (não piano,  mesmo entrecosto), mais umas pedritas de sal. Polvilhei com pimentão doce em pó. E mais: um big molho de salsa aos bocados, louro, mais azeite, meia cerveja. Depois de estar assim um pouco, rodei os pedaços para ficassem irmãmente besuntados.

Levei, então, ao forno e, nessa altura baixei para os 170º. E assim ficou.

De vez em quando, rodei os pedaços de entrecosto.

No entretanto, mais perto da carne estar macia por dentro e tostadinha por fora, cozi batata doce da variedade cor de laranja e batata normal, tudo aos pedaços. Naturalmente, com um pouco de sal.

Quando estavam cozidas, desliguei. Escorri. Quando vi que a carninha já estava a ficar boa mas era para ser comidinha, afastei os bocados de carne para abrir alas para las potatoes.

Meanwhile, tinha feito arroz basmati. Antes que estivesse seco, tirei do lume. Pus um fio de azeite e misturei. Coloquei num tabuleiro de ir ao forno, tirei umas colheradas de molho do tabuleiro da carne e espalhei por cima do arroz. 

Tirei o tabuleiro da carne, com las patatas, para ficar cá fora a descansar. E coloquei no forno o tabuleiro do arroz a secar e doirar ligeiramente.

Antes de tirar o tabuleiro do arroz, o meu marido colocou por cima fatias de pão de Rio Maior, lo mejor. Ficaram quentinhas e com as côdeas crocantes.

Servi com salada completa: alface, cenoura e beterraba raladas, acelgas e mais outra coisa qualquer.

E só não digo que o pessoal gostou (e eu também gostei) para a invejosa e o comichoso do costume não virem para aqui largar as bocas foleiras do costume.

____________________________________________

Quanto ao Sarrafeiro Soares e ao Fofo Raimundo não há nada a fazer. O que têm na cabeça não lhes dá para mais mas a gente não deve gozar com pessoas assim, coitadas, se calhar não têm culpa.

_________________________________________________

E agora, para algo um pouco diferente, que entrem os meninos que gostam de dar um pezinho de dança para ver se trazem algum movimento:

Play | Alexander Ekman & Ballet de l'Opéra de Paris 


Saúde e alegria

Dias felizes a todos

4 comentários:

Pôr do Sol disse...

Bom Dia,
Pois, vou passar por cima de actualidades politicas, visto cansarem-me "grandes decisões" tomadas com recurso a rabusco( na minha terra diz-se do que fica depois das colheiras), e faz-se bandeira com o refugo.

Correndo o risco(pouco me importa) de ser aplicada de domesticasinha, (mas nunca domesticada), vou falar do seu entrecosto que abriu-me a vontade de o fazer. Andamos a evitar carne de porco, mas de vez enquando não morreremos por isso. Não há nada melhor que a velha maneira de cozinhar.

Hoje, tal como há anos com a Bimby, que nunca me seduziu salvo para poucas coisas, toda a gente me fala e elogia as qualidades das Air Fryer. É mais saudável, economiza tempo e dinheiro blá blá. Na volta até podem ter razão mas parece que quanto mais me vendem a ideia, menos receptiva fico a ela. Não me considero retrogada, mas não alinho em tudo o que é moda e massificada.

Já me estou a ver frente a um bom entrecosto assadinho no forno.

Creio que este mês celebra mais um ano deste espaço que tanta companhia faz e tantas vezes nos mostra outras prespectivas. Já chegou aos 8 milhoes?

Um abraço amigo cheio dos melhores votos saude, alegria, paciencia e casa cheia de juventude que nos alcança objectos dos armarios mais altos, onde cada vez chegamos menos(eu).

ccastanho disse...

Cara UJM
É sempre um prazer, pérolas destas;
https://www.youtube.com/watch?v=rMuTXcf3-6A

Um Jeito Manso disse...

Olá Pôr do Sol,

Ainda não cheguei aos 8 milhões... Neste instante vai em 7 422 470.

Quanto aos cozinhados, não tenho Bimby nem Air Freyer. Uma amiga minha tem uma Bimby e diz que não gosta especialmente, diz que a comida fica a parecer com um certo sabor de comida de pacote. E eu gosto de cozinhar, de improvisar, gosto de virar, de temperar, de aumentar e baixar a temperatura para selar ou para tornar suculenta a carne.
Nós também andamos a cortar na quantidade de carne. Comemos mais peixe, comemos mais legumes, mais saladas. Mas, de vez em quando, em especial quando há crianças (que gostem sempre mais de carne do que de outra coisa qualquer...), lá vai. E sabe bem.
No outro dia também fiz um osso buco com um arroz de açafrão com feijão verde e cenoura que ficou mesmo bom. Até estive para deixar a receita mas ando cansada e como só ligo o computador à noite, estou sempre com sono....
Beijinhos e bom apetite e muita alegria à família, querida Sol Nascente!

Um Jeito Manso disse...

Olá Ccastanho,
Quando abro o blogger e vejo os comentários, só me aparece a 1ª linha. Por isso, o que li foi: 'É sempre um prazer, pérolas destas'. Pensei que estava a referir-se ao Hugo Soares e ao Paulo Raimundo... Estranhei, confesso. Só quando abri o comentário é que vi que estava a referir-se à boa música...
Obrigada!