quinta-feira, agosto 15, 2024

As surpresas desta vida.
Putin, Trump, Kamala Harris, Zelensky

 

Desde que criei o Um Jeito Manso até a Rússia cobarde e barbaramente invadir a Ucrânia, eu mudava periodicamente o aspecto do blog: alterava a imagem de abertura, mudava as cores. Várias vezes por ano, mudava tudo. 

Mas, quando a Ucrânia se viu atacada, invadida, destruída, resolvi vestir o blog com as cores da Ucrânia e colocar, na abertura, a imagem de uma criança, corajosamente confiante na reconquista da tranquilidade e da paz em solo ucraniano.

Claro que já mil vezes me apeteceu mudar. A novidade e a vontade de mudança está-me nos genes. Mas neste caso não mudo. Deixar de aqui ter as cores da Ucrânia seria aceitar que já não vale a pena continuar, seria assumir algum cansaço, uma certa desesperança. 

Não. Aqui continuarão até que a Ucrânia vença esta guerra, até que a Rússia retire as patas ensanguentadas do solo ucraniano. Mesmo abdicando do que, creio, era a imagem de marca do meu blog, manter-me-ei firme a mostrar o meu apoio à Ucrânia e a minha convicção de que a vitória será sua. Sua e do mundo civilizado.

Os segismundos, as estátuas salgadas e demais comunas ressabiados bem podem chamar-me lunática, bem podem vir para aqui destilar o seu fel contra a democracia e contra quem gosta da liberdade, e assegurar que a Rússia tem um poderio desmesurado e, que, quando quiser, pisará de vez a Ucrânia, que a mim tanto se me dá. A mim não me convencem. Sei que a (grande) coragem dos que resistem e a (pequena) coragem dos que os apoiam irão derrotar o ditador, o tirano, o psicopata Putin e os que o apoiam. Sei. Tenho a certeza.

Ao fim deste tempo todo, Putin ainda não conseguiu o que queria. Pelo contrário, têm sido desaires atrás desaires e agora é o que sabe: a humilhação de ter a Ucrânia a causar beliscaduras em solo russo.

Há muita gente que ainda não aprendeu que o primeiro milho é para os pardais e que o bem, por muito que custe e por muito que dure a atingir, acaba sempre por prevalecer.

----    ----    ----    ----    ----

Numa outra geografia e numa outra escala mas havendo pontos de intersecção, Trump. O obtuso, populista, trambolho, troglodita Trump.

Quando se pensava que, com Biden a soçobrar, a patinar e a não querer desistir, Trump já lá estava... eis que, de repente, há uma reviravolta. O panorama seria terrível para todo o mundo se Trump voltasse a ser presidente dos Estados Unidos.  Trump está mais próximo de Putin, de Xi e de Kim do que mundo democrático e isso é um risco para o mundo.

Podem os Estados Unidos estar carregados de gente bronca -- bronca e burra e estúpida a ponto de apoiar Trump --, mas há muita gente inteligente, informada, culta, bem formada, amiga e defensora da democracia e da liberdade.

Por isso, tenho também para mim que Kamala vai ser a próxima presidente dos Estados Unidos. 

E um dia vamos acordar com o Putin apeado e com a Ucrânia livre do pesadelo terrível por que está a passar.

Tenho esperança de ainda viver tempos de paz no mundo, tempos felizes, tempos de desenvolvimento.

---- ---- ---- ---- ----      ---- ---- ---- ---- ----

A propósito:

Jon Stewart on Why Trump Wants Biden Back So Badly He's Reusing His Old Attacks
| The Daily Show

Donald Trump thought he was cruising to victory against Joe Biden, but now he's facing a hard fight against Kamala Harris. Jon Stewart looks at Trump's half-hearted attempts to adjust to the new challenge and wonders if he's hatching a devious plan to help Biden take back the nomination, January 6th style


Peace and love

9 comentários:

ccastanho disse...

Somos de gerações onde a esperança fortalecia a utopia, até que chegou numa madrugada de Primavera.
Quanto ao ditadores, só posso estar de acordo.
Na América, a questão, parece estar resolvida.
Na Russia, a Kamala Harris, trata da saúde a Putin.


Anónimo disse...

Minha cara UJM, não mudes a tua maneira de ser e estar, fica sempre ao lado dos teus ideais. Já deu para perceber, que a senhora é uma pessoa muito bem informada, tanto em política como em geopolítica, bem formada, inteligente e muito culta. Só tenho um comentário a fazer á senhora, nunca vi um comentário da senhora em relação ao povo Palestino que está ser exterminado pelos judeus sionistas. Já agora, Israel é uma das 850 bases militares Americanas espalhadas pelo mundo e querem pôr mais uma no Bangladesh.

Um Jeito Manso disse...

Tomara, Ccastanho, tomara...

Um Jeito Manso disse...

Ora cá está um camarada, a tratar-me por tu e tudo e, como sempre, com palas nos olhos. Olha, camarada, continua a votar no PCP e deixa-te ficar por lá. Por aqui, não vais ter sorte nenhuma, não convences ninguém.

Anónimo disse...

Bom dia UJM. Tenho pela senhora o maior respeito e admiração é uma pessoa de família e muito bem estruturada, fui por muitos anos, creio uns 36 anos do PS,agora não sou esquerda nem direita(são iguais),sou nacionalista. Não confunda com o canalha do chega.

marsupilami disse...

Que os deuses a oiçam! Não sou tão optimista, longe disso, mas gostava igualmente de ver os Putins pelas costas.

Anónimo disse...

e quanto à palestina, bla bla bla mas mudar as cores batatas, faz passar por ps e o d?

Um Jeito Manso disse...

E vai ver. Depois festejamos aqui. Combinado?

Um Jeito Manso disse...

Primeiro vai ter que aprender a pôr vírgulas. Pode achar que não... mas olhe que a pontuação faz toda a diferença. Escrito como está, por exemplo fico sem saber o que são 'cores batatas'. 'E a parte final da pergunta, então, é uma confusão que não dá para atinar. Diga lá o que quer, mas diga como deve ser a ver se consigo atendê-lo. Pode ser?