segunda-feira, julho 29, 2024

O testemunho de Sige, uma jovem drogada, sem-abrigo

 

Quando se passa na Avenida de Ceuta não podemos deixar de ver as pessoas magras, por vezes em passo apressado, outras vezes sentadas, meio ao abandono. Agora vedaram a parte de baixo das escadas que era usada para se abrigarem, drogando-se à vista de todos.

Mas não é só na Avenida de Ceuta. Há vários locais em que a triste vida dos viciados está bem à vista. Não sei como é aqueles corpos resistem a tanta provação, não sei como sobrevivem. Mesmo referindo-me a como se sobrevive emocionalmente a vidas sem afecto ou amparo, eu espanto-me. Em muitos casos, percebe-se que era quase inevitável que a vida tivesse seguido um rumo sem destino.

Não é possível salvar toda a gente até porque para uma pessoa ser salva tem que querer ser salva. Sabemos que não há recursos para acudir a todos quantos precisam mas é muito triste que não possamos ouvir todos os que caíram no vício, tratar o seu sofrimento.

Hoje tinha a ideia de vir aqui dizer como é que tinha feito uma sopa de curgete e ervilhas mas vi o testemunho de Jesse, aqui dita Sige. A forma como, muito naturalmente, diz que já morreu, impressionou-me muito.

Sije - How I Became a Drug Addict | Miami Homeless Drug Addict Interview


__________________________________

Desejo-vos uma boa semana

Tudo de bom para vocês

2 comentários:

Anónimo disse...

Já lá vão muitos anos, mas lembro-me de passar no autocarro pelo Casal Ventoso, antes de ter dado lugar aos novos edifícios que foram feitos para permitir a destruição das vielas por onde abundava a miséria. Pelos vistos voltou.

A pior imagem que me ficou foi de uma mulher ainda nova. De um lado da cabeça tinha o cabelo comprido, a chegar aos ombros. Do outro lado era rapado, só se via um enorme hematoma.

Fora isso ficou-me a memória de corpos escanzelados e de olhares baços e vazios. Uma tristeza.

Um Jeito Manso disse...

Sim, é isso. Os corpos vão resistindo às provações. Corpos magros, picados, feridos, bocas sem dentes, cabeças em que o cabelo se desalinha ou desaparece. Muito triste.