Conheço uma pessoa que dedicou tempos significativos da sua vida a investigar sobre ursos. A última vez que conversei com ele sobre isso, vi como se sentia mais próximo dos ursos que estudou e observou do que de muitos humanos que lhe eram próximos. Curiosamente, algum tempo depois, li um livro em que falavam dele, e dizer que ali ele é retratado como um urso é dizer pouco. A vida tem coisas que não lembram ao careca (e isto sem desprimor para os carecas a quem tendo a apreciar).
Eu, ao vivo, só no Zoo. De resto só em filmes ou fotografias. Deve ser muito intimidante estar frente a frente com um. São grandes e aquela coisa do abraço de urso é dos livros. Só se um escritor afamado e muito lido escrevesse sobre mim como escreveram sobre o meu conhecido é que talvez eu desejasse que um urso o abraçasse a preceito. Mas que sei eu?
Agora uma coisa é certa, quando os ursos são filmados em liberdade são uns fofos, uma graça, uma ternura.
Se calhar os esquilinhos que habitam in heaven são também assim, a tomarem banhoca na banheira que lá deixo com água para beberem e se refrescarem, a brincarem uns com os outros, se calhar a jogarem ao burro como a minha neta joga comigo.
Um dia destes ainda instalamos lá câmaras para observarmos o que é que a bicharada faz na nossa ausência.
O vídeo abaixo é uma graça. A mãe ursa e os seus dois filhotes. O que eles brincam, senhores.
2 comentários:
UJUM
Apesar de divergências politicas que me separam de Adão e Silva, ministro da cultura, nesta questão da inquisição desenfreada dos deputados nas comissões parlamentares... Estou de acordo com Adão e Silva, completamente de acordo.
Até digo mais: há deputados verdadeiramente fascistas!, iguais à pide no modo de inquirir com interrogatórios antidemocráticos. Há deputados que não honram a casa democrática que habitam.
Curiosamente, são deputados novos com cabeças fascizantes de todos os quadrantes políticos.
Acho que há deputados que, nem para pastores servem, coitadas das ovelhas com gente desta. Mudem de vida, o povo português não se revê em pides.
Caro CCastanho,
Muito de acordo, conforme escrevi no post de hoje.
Obrigada.
Um dia bom!
Enviar um comentário