Leio a notícia do DN (de onde extraí o título deste post) e, apesar de julgar já estar preparada para tudo, fico perplexa.
(Daqui) |
Mais do que cegueira, esta posição do PCP é estúpida, tão estúpida que é incompreensível, tão estúpida que até dói.
Esta gente do PCP é gente alienada, alucinada... ou hipócrita? São mentirosos e manipuladores, como Putin... ou é gente perturbada?
Se o Putin resolvesse invadir e dizimar Portugal, colocar-se-iam do lado de Putin? Se Putin alegasse que o fazia porque pertencemos à Nato e porque temos cá uns grupelhos nazis, usariam os argumentos do criminoso para o desculpar e para defenderem a nossa rendição? Provavelmente, sim. Se pedíssemos ajuda para nos defendermos, tudo fariam para que a ajuda nos fosse negada? Se calhar, sim. Se víssemos as nossas casas destruídas, a nossa família espalhada pelo mundo, se nos matassem os filhos, continuariam a dizer que a culpa era nossa por não nos termos rendido às mãos dos russos? Continuariam a dizer que quem viesse para nos ajudar estava a prolongar a guerra? Se calhar, sim. Parece-me crueldade a mais mas, se calhar, é assim que são as pessoas do PCP.
É este o fim político que Jerónimo de Sousa vai ter? Vai querer acabar como um mentiroso, um apoiante de criminosos, um manipulador, um perigoso populista?
Que incomodada fico com isto... Acreditem que não é exagero ou metáfora: fico mesmo fisicamente nauseada com estas atitudes do PCP.
Não sei como é possível. Não percebo. Acho que não há explicação para isto.
Gente assim é perigosa. De gente assim deve guardar-se distância.
11 comentários:
Não há palavras para descrever tal cegueira.
Só mudaria o discurso se fosse humilhado, visse a sua casa invadida, destruída, lhe raptassem os filhos, violassem as mulheres e filhas, o privassem de tudo.
É tudo isso que lhe chama e tal como Putin, um perigoso doente.
Boa semana, com saude, paz e esperança.
Ó UJM, desculpe, mas não resisto, tenho que ajudá-la a compreender. Claro que foi a Rússia, com razões justificáveis ou não, que iniciou a guerra, mas quem a provocou (como já lhe expliquei) e agora, com os seus milhões de euros e milhares de armas, a estão a alimentar, são na verdade, os EUA, Bruxelas, a Nato, a União Europeia. E porquê? Para enfraquecer a Rússia. Mas isso é voz corrente, é do conhecimento geral. Que cabeça a sua.
Caro Manojas,
É voz corrente entre as pessoas que vivem uma realidade paralela, isso sim. Não é voz corrente entre pessoas que vivem no mundo real.
É o que eu digo: pessoas que estão do lado dos criminosos, dos violadores, dos assassinos causam-me repulsa. Claro que, quando uma mulher é assassinada ou violada, há sempre gente que acha que ela é que provocou.
Ouça: nada do que a Ucrânia tivesse feito (e nada do que fez o justifica pois quis ser livre, viver num regime democrático), nada justificaria os hediondos crimes que a Rússia está a levar a cabo. Nada. Nada. Nada.
A Rússia não tem perdão. Tal como não têm perdão os homens que assassinam ou violam mulheres e que, depois, cobardemente, dizem que foi ela que provocou o que aconteceu.
Pois a mim isso causa-me uma enorme repulsa. Se é para dizer coisas dessas, agradeço que não volte a vir aqui escrever obscenidades dessas. Nauseiam-me, incomodam-me visceralmente.
Essa vossa defesa insana da Rússia, uma ditadura, um regime de oligarcas, é muito estranha. Não percebo como perante a monstruosidade sem desculpa que a Rússia leva a cabo, ainda há quem tenha o descaramento de vir acusar outros e não a Rússia.
Não me agrada que alguém venha usar este meu espaço para vir atirar culpas para outros dos crimes miseráveis que a Rússia está a praticar e de que é a única culpada. Se não consegue perceber isto e gosta de vir desculpar agressores, invasores e criminosos se faz favor arranje outro sítio.
Olá Pôr do Sol,
Se calhar nem assim. Começo a convencer-me que quem assim defende assassinos, violadores, agressores, destruidores é gente que também tem dentro de si crueldade.
Começo a acreditar que pessoas assim, que deturpam a verdade, que deformam a realidade, tudo com o intuito de defender criminosos, são pessoas que não são apenas hipócritas: são pessoas também maldosas.
Esta infelicidade da guerra na Ucrânia, causada e levada a cabo por Putin e pelos seus apoiantes, pelo menos veio pôr a nu a maldade destas pessoas.
Tomara que, nas próximas eleições, os portugueses voltem a provar o que pensam deles e, desta vez, de uma forma ainda mais marcante.
Não precisamos de apoiantes de criminosos na nossa Assembleia da República. Ainda por cima, na política nacional, também têm o estranho costume de se aliar à direita para derrubar governos de esquerda.
Enfim. Tempos estranhos estes, um mundo estranho, este.
Tudo de bom para si e para os seus, Sol Nascente. Um abraço.
Aos 28 minutos e 52 segundos, no “Princípio da Incerteza” de ontem, Pacheco Pereira lembra-nos:
“ … Gorbatchov foi recebido num congresso do pcp
a perestroika e a glasnost foram elogiadas por Cunhal várias vezes
enquanto ele (o Gorbatchov) teve poder, o pcp nunca pôs nenhuma verdadeira objecção ao Gorbatchov …”
Enquanto teve poder ou enquanto financiou ?, pergunta do moderador ..
https://www.tsf.pt/programa/o-principio-da-incerteza.html
https://cnnportugal.iol.pt/videos/o-principio-da-incerteza-4-de-setembro-de-2022/63153ade0cf26256cd3426aa
Houvesse mais Putins!
"Essa vossa defesa insana da Rússia, uma ditadura, um regime de oligarcas, é muito estranha"
Na Rússia, aconteceu praticamente o mesmo que na China: a passagem de um regime dito "socialista" para outro selvaticamente capitalista. Com a diferença de que a China o fez sem necessitar de desmantelar o anterior, conservando todos os "sinais exteriores" de "comunismo"/"socialismo". Na Rússia, após o "intermezzo" Gorbachov/Ieltsin, acabou por se atingir ponto idêntico, via Medvedev/Putin, não por acaso, sempre apoiado pelo social-fascista Partido Comunista da Federação Russa (do bandido Zyuganov), camaradas de armas do PCP.
https://lishbuna.blogspot.com/search?q=zyuganov
UJM,
com o pcp, não vale a pena a gente se incomodar com este grupelho neofascista, putinista e outras coisas terminadas em "istas". Não, não vale a pena. Eles estão em vias de extinção, para bem da Esquerda, quanto mais travestis políticos ao estilo do pcp e be ( com letra pequena, porque não merecem mais) vão desaparecendo, o caminho fica com uma fragância mais fresca.
Caro Anónimo/a
Também vi parte do programa e, do que vi, foi muito elucidativo. A persistente repetição de argumentos falaciosos e quase ingénuos de tão insustentáveis de João Oliveira ilustra bem aquela imagem que temos do PCP: a de que substituíram o cérebro por uma cassete.
Perante Pacheco Pereira, Lobo Xavier e Alexandra Leitão que tentaram, em vão, desmontar a hipocrisia da argumentação comunista, João Oliveira mais não faz do que mostrar a cegueira e o autismo político em elevado grau em que os comunistas estão mergulhados.
Obrigada pela referência e pelos links que permitirão, a quem o quiser, ouvir o interessante debate!
Olá João,
Mas os comunistas cristalizaram no tempo e continuam agarrados à imagem, à ilusão, à utopia de regimes marxistas/leninistas/maoistas (mesmo que a história tenha demonstrado que eram regimes pouco recomendáveis), sem perceberem que hoje, em vez disso, já só há capitalismo selvagem, sem respeito pelos direitos humanos e com a agravante de não haver os checks and balances que, melhor ou pior, há nos regimes democráticos... ou já perceberam isso tudo muito bem mas não têm outros modelos para apresentar e preferem branquear o que lá se passa, na esperança que os seus apoiantes sejam incultos e mal informados e acreditem em todas as patranhas que lhes dizem...?
É que juro que não faço ideia. Acho tão estranho...
Olá CCastanho,
Concordo. A realidade vem provando que há muita gente que, ao após ano, vem desacreditando da conversa do PCP. Não tarda acaba-se a representação parlamentar. No fim sobrará um pequeno bando de castiços.
E o BE, que poderia reforçar a esquerda moderna e franca que o país precisa, é também um partido de maneirismos, egos e teatrices que não convencem ninguém.
Talvez seja como diz: o ar ficará mais limpo.
O pior é que haverá sempre os descontentes por defeito, os revoltados, a malta que tem que ser do contra. E, não havendo partidos eficazes à esquerda do PS, essa malta vai à procura dos populistas que, ainda por cima, são bem falantes (e sem escrúpulos). É assim que o Chega já está onde já está...
E essa é uma preocupação.
Enviar um comentário