domingo, setembro 25, 2022

O que diz Yevgenia Albats

 

No vídeo abaixo, Yevgenia Albats, corajosa jornalista russa, diz a Anderson Cooper o que pensa do que está a acontecer no seu país. 

De uma forma ou de outra todas as vozes lúcidas convergem, dizendo o óbvio. Putin é um dead body que mata sem piedade por motivos fúteis, mentirosos, pretensamente imperialistas mas, na verdade, mal calculados, mal engendrados, e que inflige morte aos ucranianos e aos russos numa luta irracional e criminosa que é tão mais tresloucada quanto mais sente que a sobrevivência lhe foge. 

Putin sabe que o que está a fazer ao seu país, impondo a guerra, forçando a guerra, agudizando a guerra, querendo forçar os homens do seu país a ser carne para canhão, só poderá ter um desfecho e, cobardemente, tenta, a todo o custo, atrasá-lo mesmo que, por cada dia que o consegue atrasar, muitas vidas sejam sacrificadas.

O mundo civilizado não lhe perdoará os crimes, os violentos atentados, o sangue e a dor que tem estado a causar. Mas, de entre todos, quem mais quer travá-lo e quem mais o odiará para todo o sempre serão os próprios russos. 

Milhares fogem como e para onde podem, outros, corajosos, vão para a rua manifestar-se, outros tentam partir os próprios braços para não serem alistados. 

Esta guerra cruel e miserável não vai acabar bem para ninguém pois ninguém sai bem de uma guerra. Mas vai acabar ainda pior para Putin, esse bandido que age à margem da lei, que mostra que não tem coração nem razão.

Russian journalist Yevgenia Albats says Putin knows he's losing

Um bom dia de domingo

Saúde. Luz. Paz.

2 comentários:

Anónimo disse...

" ... Se não saírem para a rua claramente contra quem faz esta escalada, pondo o nome às coisas, e Putin e a Federação Russa são os nomes, na verdade não é a paz que desejam, mas uma vitória militar russa ..."

https://apropositodetudo.blogs.sapo.pt/a-proposito-do-pcp-e-das-suas-abstratas-331812

Um Jeito Manso disse...

Olá Anónimo/a

Tal e qual. Mas não...

Para essas pessoas, a paz que dizem defender é apenas a que resultaria da anexação da Ucrânia pela Rússia, ou seja, a paz que querem é a que resultaria da vitória de Putin.

Obrigada pelo link. Gostei de ler.

Uma boa terça-feira.