sexta-feira, setembro 30, 2022

A ferocidade e a hipocrisia destes criminosos

 

A Rússia prepara-se para decretar a anexação de regiões ucranianas e, com mais este movimento no sangrento tabuleiro de xadrez de Putin, a guerra sobe mais um degrau na escala da severidade do risco para a humanidade.

Os crimes, monstruosos, são múltiplos, imperdoáveis, e as mentiras para os justificar são constantes, inacreditáveis, absurdas.

O que acontece diariamente é impensável, de um mal que parece infinito.


























A destruição é inexplicável, arrasadora, a dor das pessoas é imensa, profunda. A imagens que nos chegam das mais diversas fontes são provas irrefutáveis da extensão e intensidade dos crimes que diariamente são praticados pela Rússia em território ucraniano. As fotografias que aqui mostro são algumas das muitas da Reuters e tive o cuidado de não mostrar as mais sensíveis como, por exemplo, a que mostra uma criança no caixão. 

O que Putin está a fazer na Ucrânia não tem justificação nem pode ter perdão. Um dia, que espero que não seja longínquo, isto há-de ter um fim e o direito internacional voltará a ser respeitado, as fronteiras do país que hoje está a ser objecto da maldade absoluta de um pcicopata assassino voltarão a ser repostas, o país será será reconstruído e os sobreviventes poderão voltar a viver em paz e liberdade no seu próprio país. Não tenho dúvida. Todo o mal, mesmo o que parece infinito, se esgota depois de devorar os que o praticam. 

Tal como temos que manter viva a memória do nazismo e do fascismo, também deveremos manter viva a memória do putinismo. Temos que saber detectar os sinais mesmo quando apenas ainda germinam dentro dos ovos das serpentes, temos que saber impedir que floresçam e ganhem força para levar a cabo as campanhas massivas de desinformação e os genocídios que sempre levarão a cabo desde que a tal não sejam impedidos. 

Não podemos esquecer-nos do que está a acontecer. Não podemos perdoar nem esquecer.

Nem podemos esquecer-nos dos parasitas da maldade, aqueles vermes que sempre vivem no lombo das bestas, que não são capazes de se demarcar deles preferindo disfarçar a sua ligação afectiva aos criminosos repetindo as farsas que estes põem a circular, nomeadamente chamando a atenção para as consequências de não rendição. Os cobardes e os pérfidos apelam sempre à rendição dos agredidos, andam de rastos pela lama quase pondo as culpas pelos dramas da guerra nas vítimas.

Muitos milhares de russos têm estado a demonstrar a Putin e ao mundo que se demarcam da política criminosa do Kremlin. Quer através da fuga, quer através das manifestações, muita gente tem mostrado que lhe corre nas veias a coragem e o gosto pela democracia e pela liberdade. Acredito que mais corajosos apareçam e que consigam travar Putin. Quero acreditar nisso. Quero muito acreditar nisso.

Não quero acreditar que estejamos perante um risco real de uma nova guerra mundial. 

'Utter ferocity': See the devastating scene in a newly-liberated Ukrainian town

As Ukrainian forces make further gains in the eastern region of Donetsk, CNN's Nick Paton Walsh reports from a newly-liberated monastery town in the region, where local residents spent seven months underground while Russian forces occupied their homes.

6 comentários:

Corvo Negro disse...

UJM, um grande aplauso para este texto.
De facto os parasitas da maldade não podem vencer porque simplesmente nunca venceram. Mas enquanto não perdem fazem um tremendo estrago na Humanidade, há centenas de exemplos na História.

Maria disse...

As imagens dos horrores e do sofrimento são aterradoras, UJM , custa a crer que ainda há pessoas indiferentes a isto, defensores da guerra, almas tiranas.
Sabe, nesta altura do conflito, nada é reversível, o Mundo nunca vai voltar atrás, àquilo que era, estamos todos envolvidos.Receio que leve décadas até tudo se reorganizar!
Já estamos numa guerra mundial. Dia após dia é mais feroz, mais arrasadora, mais destrutiva!
Não creio que o povo russo consiga rebelar-se como seria necessário ,para derrubar Putin, infelizmente, infelizmente...
Entretanto, as leis internacionais não existem para quem não as quer cumprir, a Rússia, claro!

Anónimo disse...

Segundo alguns comentadores, talvez o regime se desmorone quando parte dos militares se colocar ao lado do povo.
Estou em crer que nessa altura saberemos o nome dos avençados de Putin, portugueses incluídos.

Um Jeito Manso disse...

Olá Corvo,

Um dia, espero que não distante, Putin e o putinismo deixarão de ser uma ameaça para o mundo. Mas, tem razão, quanta destruição ainda terá que acontecer até lá?

Estamos a viver um momento sombrio, sinistro, da história do mundo.

Nem imagino o terror que sentem os ucranianos e parte dos russos...

Um sábado bom para si e para os seus, Corvo.

Um Jeito Manso disse...

Maria,

Concordo com tudo o que escreve.

É aterrador verificar que sempre que um assassino desafia a ordem mundial, o direito internacional, a carta das Nações Unidas, os mais elementares princípios da humanidade, não há como travá-lo. Dá ideia que é como se o diabo ficasse à solta, soltando o mal e o mal se espalhasse como lama, como uma lava de lama e sangue.

Mas acreditemos que já não será por muito mais tempo...

Um bom sábado, Maria. Um abraço.

Um Jeito Manso disse...

Olá Anónim@,

Tomara que sim, tomara que não tarde, tomara que aqueles que hoje mais parecem uns fantoches manietados, manipulados por Putin, percebam que têm o poder de travar o demónio que vive à solta no Kremlin.

Um bom sábado!