terça-feira, março 15, 2022

O cãozinho desamparado ao colo do bombeiro e, em contraste, o que diz um dos recrutas russos capturados sobre ter descoberto que está a ser usado como carne para canhão

 

As imagens das ruas e dos hospitais ucranianos deixam-me em lágrimas. Parturientes, idosos, mães e filhos, jovens namorados -- todos vítimas inocentes do cão raivoso. 

A jovem que tinha sido levada com o ventre em sangue morreu tal como o seu bebé. O médico descreve como tentou, sem sucesso, salvá-los. 

Há grávidas a dar à luz por entre os estrondos de explosões, as enfermeiras pegam em recém-nascidos acolhendo-os no seu colo, enquanto se abrigam e choram.

Um homem de idade ia na rua quando um míssil atingiu um prédio ao pé de si. Imagens posteriores mostram o prédio esventrado.

A fotografia acima (da autoria de Aris Messinis/AFP/Getty Images) deixa-me também em lágrimas. A humanidade dos ucranianos é tocante. O ar desamparado do cãozinho levado ao colo pelo bombeiro deixa-me emocionada. Como é grande o coração desta gente... Ajudam-se uns aos outros, tentam salvar os mais frágeis, não desistem, não vacilam. E, no meio dos escombros, até o cãozinho merece o colo do bombeiro. 

Não sei como resistem estas pessoas. 

Entretanto, vejo um cadáver coberto na rua. No meio da brutal destruição, as pessoas passam sem lhe prestar atenção. A vida ali, por estes dias, é algo tão frágil, tão no limiar da não-vida, no fio da cortante navalha. (Nem sei como dizê-lo).

Wladimir Klitschko: "This is what Russia’s war against civilians looks like."

WLADIMIR Klitschko, brother of Kyiv mayor and fellow boxer Vitali Klitschko, denounced what he called “Russia’s war against civilians” after a city bus was hit by a rocket on March 14.

Klitschko posted this video from the scene, on Kyrylivska Street.

His brother also visited the scene, where he said one person was killed and six wounded.


Como é tudo isto é possível? Não sei como não conseguem deter o cão raivoso. Para que servem os capacetes azuis? Pergunto apesar do meu marido me dizer: 'Já te expliquei'. Mas a explicação dele não me interessa. Tem que haver maneira de deter o cão raivoso. 

Putin é o diabo em forma de gente, um demónio, um demónio farsante, feroz, desumano, um demónio que não deveria ter lugar na terra dos homens.

Tem que haver maneira de acabar com o que ele está a fazer. Tem que haver maneira de o parar. 

Nunca pensei viver este momento tão negro e desesperado para a humanidade. Não quero crer que ainda possa piorar. Tem que haver maneira de parar isto.

A captive Russian conscript says that their country treats them like cannon fodder

Vladislav was an alternative conscript from Russia, such regiments are not even in military service. Their task is to do some community work, not to serve in the army. But this does not stop the Russian government from sending these regiments to war with Ukraine. As the captive describes this process – their task was to act like cannon fodder, so other regiments could pass on with the aggression against Ukraine.

-------------------------

Paz

1 comentário:

Susana Rodrigues disse...

Bom dia, UJM.
É bom ler esta palavra, "paz", como se fosse um elo de bem - estar que nos pode, a todos, unir.
Também não tenho palavras para descrever a estupefacção que sinto perante esta inacreditável guerra. É tudo tão triste.
Um abraço, UJM. E paz, sim. Muita, muita paz.