sábado, junho 19, 2021

Rituais de acasalamento e etc.

 



Hoje ao fim da tarde, saí para o jardim enquanto falava com a minha mãe. Depois do dia todo cinzento e molhado, àquela hora o céu deu tréguas. Estava frio e uma aragem intensa, quase vento, mas, ainda assim, não chovia.

Peguei na máquina para fotografar as minhas florzinhas. Gosto tanto delas. Parecem-me milagres, tanta a beleza e perfeição.

À medida que vou tendo mais vasinhos, vou tendo, de facto, mais trabalho a regá-los. A minha mãe bem me avisa: os teus excessos... agora não vais descansar enquanto não encheres os terraços de flores.... Mas acho tão bonito. De manhã, enquanto como a fruta do pequeno-almoço, abro a porta da cozinha e vou vê-las. Outras vezes, passo por elas e ponho o indicador de lado encostado à terra a ver se precisam de ser regadas. 

Até me lembrei de quando os meus filhos eram pequenos. Mesmo sem eles darem por isso, roçava o indicador de lado no pescoço, atrás, sob a nuca. Queria saber se estavam em boa temperatura, nem com frio, nem com calor. Fazia isso em bebés e continuava até já saberem bem dar conta de si.

Estava nisto, flanando por ali, sossegadamente, os passarinhos sempre a cantarolarem, um pipilar constante e feliz, quando ao meu lado, numa trepadeira, uma festa. Pus-me a ver. Dois passarinhos saltitavam, cantavam, um de roda do outro, perseguindo-se mutuamente, brincando, subindo, descendo, debicando-se. Eu mesmo ao pé e eles como se não estivessem nem aí para mim. 

Então pensei que deveria estar a assistir a um ritual de acasalamento. Olhei-os com atenção: não consegui detectar rubor ou sorrisos mas a proximidade que procuravam e o júbilo que demonstravam não me deixou grande margem para dúvidas. Estavam de namoro pegado, provocando-se, desafiando-se. Não sei se chegaram a vias de facto pois a coisa, entre pássaros, é tão instantânea que não é a olho nu que uma amadora como eu o sabe perceber.

Quem sabe um dia ainda não consigo evoluir para esse estado de elevação supremo que é ser observadora de pássaros. Ainda no outro dia um colega me dizia que se levanta habitualmente muito cedo, tenho ideia que falou em seis da manhã, pois antes de ir trabalhar vai dar um passeio pelo campo para observar pássaros. Acho que um dia que começa assim só pode ser um dia bom.

Se não me esquecer, talvez que um bom presente para os meus anos sejam uns pequenos binóculos para, quando ando no jardim, poder ver melhor os meus felizes companheiros.

Entretanto, para fazer pendant com a temática supra, junto uns vídeos onde se mostra como se namora no reino animal. Para que não sobrem dúvidas, são as fêmeas que escolhem o parceiro e que decidem quando é que é. E aos machos não resta alternativa senão enfeitarem-se e fazerem de tudo para darem nas vistas a ver se as fêmeas lhes acham graça. E, claro, têm que disputar território e neutralizar adversários. Tudo, enquanto as fêmeas, serenamente observam e, discretamente, fazem os seus juízos de valor. 

Fantástica também a cena da loba a sentir-se atraída pelo lobo solitário e, safada, quando apanha os outros distraídos, a pular a cerca, desviando-se do seu círculo de proximidade para uma escapadinha com o sedutor que, na noite, uiva de desejo por ela.


E é isto. Florzinhas, passarinhos. Uma primavera que se me tem apresentado cheia de inesperados, alguns não muito bons, alguns deveras assustadores, e alguma chuva e algum frio. Mas também cor, luz, beleza, serenidade, esperança, paz de espírito. E a vida continua. Não tarda estamos no verão e no verão, segundo se diz, outros galos cantarão. E, se não se diz, não faz mal, faz de conta que sim.

_______________________






________________________

5 comentários:

Maria Dolores Garrido disse...

Bom dia!
Que 'jeito manso' e belo de falar das flores da casa e dos pássaros e dos rituais da natureza.
Gostei da comparação entre a frescura, ou não, da terra e da temperatura do pescocinho dos seus filhos.
E os vasinhos a olhar pela janela. Parecem estar a gostar de mirar o heaven do lugar e do tratamento.
São muito bonitas as suculentas e a última (a do vaso florido) é mesmo gira e vaidosa. Até o vaso parece feliz.
Um dia bom, alegre, perfumado e com a saúde que até as flores e os pássaros lhe desejam.

Joaquim Castilho disse...

Olá UJM

Só para lhe dizer que continuo vivo estabilizado mas não curado, bem disposto e activo no FB. Em breve poderá receberbo livrinho natalicio do ano passado. O deste ano está pronto e deverá ir para a gráfica em Novembro!

Adeus ...e até ao meu regresso! Sempre com saudades de Simapesar de ausente!

Joaquim Castilho

Um Jeito Manso disse...

Olá Maria Dolores,

Fico contente que tenha gostado das minhas florzinhas. Estas dos vasos, são recentes. Espero que vinguem, cresçam, fiquem viçosas e bonitas. Gosto muito de fazer mudas, de regar, de olhar para elas.

Estando maioritariamente em teletrabalho, parece que, sem dar por isso, foi substituindo o contacto presencial com as muitas pessoas que tinha diariamente com isto de andar a ver e a tratar das minhas flores. É como se fossem, à sua maneira, uma companhia.

Muito obrigada pela simpatia das suas palavras.

Um domingo feliz.

Um Jeito Manso disse...

Joaquim! Que bom saber de si!

Fico contente que esteja estabilizado. Às vezes é o que é preciso, não é? E quem é que pode dizer que está 100% bem, não é? Quantas vezes se pensa que sim e, afinal, ao fazer exames, aparece isto e aquilo, não é?

Se estiver estabilizado e se sentir bem, bem disposto, motivado para viver cada dia da melhor maneira, é o que é preciso. Desejo que assim continue, em cada dia nunca pior que no dia anterior. Qualquer dia ainda me 'filio' no FB para poder ir sabendo de alguns amigos.

Fico também muito contente por sabê-lo inspirado, poeta, fazedor de livros. Já tem uma bela colecção! Ficarei feliz e honrada por receber um dos seus presentes... mas, olhe, só mesmo se sentir em forma que aquilo ali, para lá chegar, só a pé e ainda é um bom esticão...

Desejo-lhe dias felizes e, com muita estima, vai daqui aquele abraço, Joaquim!

Paulo B disse...

Olá UJM,

Não sei se conhece, mas..

https://birdnet.cornell.edu/

https://merlin.allaboutbirds.org/

:)

Boa semana!