sábado, janeiro 23, 2021

Deixai, deixai cair uma palavra

 





Já disse em quem vou votar. Não quero que haja segunda volta. Penso que há protagonismos que devem ser negados e, para isso, nada melhor do que arrumar o assunto de vez. Depois, a votação é para Presidente da República, não para Primeiro-Ministro. Quando ouço as razões contra a pessoa em quem vou votar penso que confundem as eleições. E há que ser pragmático e não correr qualquer risco, por mínimo que seja, de haver segunda volta.

Se se pudesse escolher quem, nestas eleições, deveria ficar em segundo lugar, escolheria João Ferreira. Do que vi, penso que fez uma campanha inteligente e digna, de todas a mais inteligente e a mais digna. Do que vi, João Ferreira não foi populista, oportunista, facilitista. Mostrou saber qual o papel de Presidente da República. Se não houvesse risco de haver segunda volta (e há), seria nele que eu votaria. Não voto no PCP para as legislativas pois creio que nem todos no PCP têm a abertura de espírito que João Ferreira tem mostrado nesta campanha mas estas eleições são para as Presidenciais e, se tivesse possibilidade de exercer essas funções, estou em crer que ele as desempenharia com dignidade, respeitando a Constituição. Agora talvez ainda lhe falte algum mundo, alguma experiência de vida, talvez lhe falte perder alguma ortodoxia que ainda lhe enferruje as articulações mentais, não sei, mas, nas próximas eleições, não havendo riscos como este ano há, talvez ele consiga mostrar poder vir a ser opção para um primeiro lugar. Nunca se sabe. As pessoas inteligentes sabem evoluir. 

Quanto ao dia que passou, o que posso dizer é que passou. Fiz o que tinha a fazer, tive reuniões, fiz e recebi telefonemas. E fiz a minha caminhada. E nisto o meu dia se esgotou. 

Esteve muito vento. Tirando a caminhada à hora de almoço, apenas saí à rua por breves instantes. Saí de uma reunião e tinha que entrar noutra logo a seguir. Então, num ápice, saí para o jardim e fui apanhar as laranjas que tinham caído com a ventania. Comi uma, logo ali. Doce, doce. Não tive tempo de ir até à horta. Faço ideia as tangerinas caídas no chão... 

Há quanto tempo não vou ao lugar para mim mais especial à superfície da terra, aquele bocado de chão a que chamo heaven. Não se pode circular e nós obedecemos. Mas tenho tantas saudades, tantas. Nem quero pensar nisso.

Há pouco, antes de adormecer com a meia almofada de veludo a envolver-me a nuca, voltei a pegar em Acidentes, de Hélia Correia. Tenho que ler devagar, a cabeça limpa de tudo, toda eu entregue às palavras para que elas, se para isso tiverem sido cerzidas, me deixem perceber a sua toada implícita. Ler poesia, quando a poesia consegue tocar a minha alma, é, para mim, uma fonte de felicidade. Nessas alturas gostava de ter aqui ao meu lado quem me dissesse, baixinho, estas palavras -- mas lesse como eu acho que elas devem soar. Contudo, se eu ousar dizê-las, não consigo. A minha voz não tem a profundidade que me agrada quando ouço poesia.

Por exemplo, o início de Almofada de Andorinhas:
Poucos, alguns, têm na mão o tempo.
E, como que sem esforço, simplesmente
porque podem fazê-lo,
alteram tudo: os ciclos lunares,
as estações,
as sequências brandas a que o dia,
o entardecer, a noite,
se submetem.
(...)
Gosto.

Tirando isso.

Esforçamo-nos por não termos uma overdose de covid. Evitamos notícias catastrofistas mas todas elas agora o são. Se o meu marido aqui estivesse já teria mudado de canal. Estou a ver a fila de ambulâncias à porta de Santa Maria e os médicos a descreverem  aquilo que eu, por outra via, já sabia que estava a passar-se. Terrível. O que se passa arrasa toda a gente: em primeiro lugar os que estão doentes e a precisar de apoio hospitalar mas, e segundo, os profissionais de saúde. E as famílias. E toda a gente que assiste a isto.

Hibernar. Hibernar até que o tempo passe e as coisas voltem a estar controladas. Não sei quando.

Hibernar os que o podem fazer, claro. Tem razão Chevrolet. Não podemos nunca esquecer-nos dos que continuam a expor-se para que os que hibernam e todos os outros consigam sobreviver.

Bem. 

Com tudo isto nem me apetece falar de uma coisa que, noutra ocasião, me traria transbordante de alegria: a lufada de normalidade, racionalidade e decência que varre a Casa Branca.

Limito-me a partilhar um vídeo com Amanda Gorman, a jovem que encantou o mundo com a graça das suas palavras na tomada de posse de Biden, e com Jon Batiste, o músico que conheci no programa de Colbert. Há qualquer coisa neste vídeo, como noutros que tenho visto recentemente, e talvez tenha a ver com a força das palavras ou com a beleza da música ou com a diferença ou com a modernidade ou com a elegância ou com o sorriso, não sei, não sei mesmo dizer, que me faz acreditar que não devemos abandonar a esperança num mundo que talvez possa ser um pouco melhorzinho do que aquele em que agora vivemos. 

____________________________________

As pinturas são, de novo, de Georgina Ciotti e vêm pela mão de Jacob Collier interpretando The Sun Is In Your Eyes
O título deste post é parte da parte III poema Esmola do mesmo livro

_______________________________

Um bom sábado.

Saúde. Ânimo. 

9 comentários:

Anónimo disse...

Tenho votado PS em legislativas (voto útil no meu distrito) mas em presidenciais o meu voto não tem em conta o partido mas sim o candidato. Por isso ao longo dos anos já fiz várias opcões mas sempre dentro da chamada esquerda.
Amanhã, vou votar João Ferreira.

UC

Anónimo disse...

Este comentário poderia ter sido escrito por mim.
Ainda ponderei votar no Marcelo mas, depois de ver o videozinho do referendo ao aborto (obrigada, Joana Lopes!) concluí que era impossível.
Vou votar no Biólogo João Ferreira.

CB

Anónimo disse...

Sou um votante no PS. Amanhã, voto João Ferreira.E não me lembro de ter votado alguma vez no PCP em legislativas.

O UJM parece um bocado aflita com a votação no seu candidato.

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=WBeDK3CBFiQ

Um Jeito Manso disse...

Pois é. Se a votação para as legislativas, interessar-me-iam mais opiniões pessoais ou políticas dos candidatos. Mas as eleições são para as Presidenciais. Aí é irrelevante o que os candidatos pensam sobre o aborto. Nem interessa minimamente quem são os padrinhos ou o que fez quando tinha vinte ou trinta anos.

Para ser um bom presidente requer-se que cumpra a Constituição, que saiba interpretar o sentir do País, que seja isento e zele pela boa governação do País.

Um dos candidatos foi presidente nos últimos anos e deixou governar. Não há o que de negativo se lhe possa verdadeiramente apontar a esse nível. E representou o País condignamente.

Além disso, em minha opinião, face ao risco que os candidatos populistas e fascistas representam, há que evitar uma segunda volta, dispersando votos por quem não tem como ganhar.

Em termos objectivos, não me parece que haja qualquer outra escolha que reúna os parâmetros que, para mim, são os relevantes para as eleições que estão em causa.

Mas cada um sabe o que para si é relevante, não é?

Anónimo disse...

Para mim é relevante a DEMOCRACIA e os Democratas, aqueles que "ANTES" e depois de Abril lutaram por avanços civilizacionais e não publicaram vídeos "assim não" ao aborto.

Anónimo disse...

Não é o que ele pensa sobre o aborto, é o que ele pensa sobre as mulheres: uma tristeza!
E o mínimo que se pode pedir a um presidente é que seja coerente, que tenha carácter, que inspire confiança, que não seja um catavento... mas estou convicta que ele vai ganhar, trabalhou muito para isso: tanto beijinho, tanta selfie, para alguma coisa servirão.
CB

Um Jeito Manso disse...

Acho bizarro que se escolha um Presidente da República sob influência de uma rábula de um humorista...

Eu formo as minhas opiniões com o que eu vejo e com eu penso. Assisti durante vários anos ao que é uma forma de exercer a Presidência da República por parte de um dos candidatos. O Presidente da República não tem que ser o meu guru, tem apenas que exercer o cargo com dignidade, inteligência, respeito pela Constituição, cultura.

Não vi o actual Presidente a desrespeitar as mulheres. Não me deixo influenciar com as rábulas que os humoristas fazem. Imagine que o Ricardo Araújo Pereira, por humor, o punha a ser canibal ou a organizar lutas de galos no quintal... Vinha aqui dizer-me que não votava nele porque não vota em canibais ou em quem maltrata galos...? Era a mesma coisa....

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Como disse, estive para votar Marcelo, mas não votei, pois tenho muitos pontos de divergência política para me permitir tamanha incoerência.

Um bom serão eleitoral.