terça-feira, dezembro 29, 2020

Rubro

 




Durante anos, quando pensava numa cor era apenas no encarnado que pensava. Encarnado rubro carmim vermelho carne sangue fogo alma loucura flama paixão.

Com o tempo fui tentando conter-me.

No entanto, se me vejo perante uma tela em branco é para as tintas incandescentes que a minha mão espontaneamente se dirige. Posso tentar moderar-me. Mas não consigo. É a fogosa exaltação que se derrama sobre a tela. Sou feita de extremos e o extremo para que sempre me inclino é o da paixão. 


Mas tento a contenção. Abro a mente e o coração aos mil aromas de verde: o verde musgo, o verde oliveira, o verde pinheiro, o verde cedro, o vedro eucalipto, o verde bosque, o verde fundo do mar. Deixo-me envolver pelos verdes e sinto que estou em casa. Mas a vibração de uma alma tingida de paixão continua presente. Tento também a claridade do azul céu, a profundidade do azul veludo, a insolência do azul klein, a inocência do azul alfazema. Gosto do azul. Mas há no azul uma elegância conservadora ou uma pureza, não sei bem, que não me acolhe. E há o branco. Os mil tons de branco. A luz. A ilusão da luz. Não me identifico totalmente. Prefiro os reflexos, as sombras; a luz, sim, mas quando matizada de pecado, de dúvida, de excesso. Claro que poderia ser o preto, o negro, o breu, o infinito, o eterno labirinto. Mas há no negrume a maldição das trevas e eu não gosto de antecipar o funesto destino de tudo o que um dia viu a luz. O amarelo, sim, claro, poderia ser. É alegre, festivo, irradia mel e ouro, sol sobre a pele, calor, afago, doçura. Gosto do amarelo. Mas o amarelo é superficial, fica na pele, não desce onde a carne se verga ao sobressalto da paixão.

Encarnado, sim, não há como fugir-lhe. Encarnado rubro carmim escarlate fogo vermelho chama. Chamamento.


___________________________________________________________________________

Pinturas de  Zhu Wei, Hyung Ju Park, Igor Tishin e Ligyung na companhia de The Paper Kites em For All You Give 

__________________________________________

Desejo-vos um bom dia

6 comentários:

Pôr do Sol disse...

Mais uma vez: UM BOM TEXTO.Obrigada

Tambem gosto do vermelho, tem Vida. O verde acalma- me. O amarelo alegra- me. O azul tem paz. Gosto muito de cores fortes. Gosto de preto mas não junto ao rosto, entristece-me.

Que tenhamos todos um 2021 cheio de cores, da ternura de um abraço, do prazer de aromas de perfumes da Natureza e boas comidinhas, uma musica que nos encha a alma de vida.

Um abraço

Estevão disse...

Verdes, sempre os verdes, verdes envolvidos em tonalidades terra. Sob um manto de azuis.
Esses vermelhos e amarelos é mais abaixo, lá para o centro da terra. Lindos quando reduzidos ao mínimo. São atrofiadores por natureza.
Um dia teremos todos retinas tetracromáticas (burgueses lisboetas incluídos) para nos deliciarmos com milhares de tonalidades que ainda não enxergamos.
Veremos então ainda mais que a Concetta Antico ..

Anónimo disse...

Só há um nome para isto: decência.
https://expresso.pt/politica/2020-12-29-Tino-de-Rans-passa-de-um-para-13-debates-com-proposta-da-RTP

Um Jeito Manso disse...

Olá Pôr-do-Sol,

Agradeço a sua companhia e amizade. Há tantos anos, não é? A nossa vida vai avançando, as crianças crescendo, e nós aqui, uma de um lado, outra do outro. Mas a estima é sempre a mesma, não é?

Desejo-lhe tudo, tudo de bom. Saúde, afecto pelos seus e deles por si, alegria, possibilidade de estar junto dos que ama.

Um belo 2021, Sol Nascente!

Um Jeito Manso disse...

Olá Amofinado,

Quem o diria um poeta...?

Verdes, sempre os verdes, verdes envolvidos em tonalidades terra. Sob um manto de azuis.

E eu não sei se os verdes, sempre verdes, tem a ver com o Sporting, se é mesmo paixão pelos verdes do planeta.

E seria bom, sim, que conseguíssemos ver todo o espectro: mas não é só capacidade técnico/biológica que é precisa, é também disponibilidade, vagar, vontade de ver o que não é evidente.

Agora uma coisa lhe digo: tive que ir googlar a Concetta Antico. Nunca tinha ouvido falar em tal pessoa. Mas olhe, se for para ver aquilo que ela, pelos vistos, vê, não sei se valerá a pena o progresso. O excesso de realismo ou a cor em overdose anulam a elegância que exige alguma contenção. Não lhe parece?

Se não nos 'falarmos' antes, Amofinado, tenha um bom 2021, com momentos tão bons que se tornem inesquecíveis.

Um Jeito Manso disse...

Anónimo,

Presumo que se tenha perdido no caminho, não...? O comentário não era para aqui, pois não...?

Não quererá passar a usar gps...? Mas, pronto, obrigada pela informação.