sexta-feira, julho 31, 2020

A minha dúvida existencialista a propósito das arrumações





Depois da melancia, não sei o que posso escrever mais pois tenho ideia que é preciso ter cuidado com o que se ingere a seguir, parece que a dita pode encortiçar. Na volta é mais um daqueles mitos urbanos. Mas, por via das dúvidas, tenho que ter cuidado com o que vou dizer a seguir. 

E o que tenho a dizer -- passando ao lado das grandes causas da humanidade e dos casos algo complicados com que tive que me deparar ao longo do dia -- é que, ao fim do dia, voltei às minhas arrumações. Deixei quase para o fim um móvel que tenho na sala de jantar. Há o louceiro e há o aparador. O que mais temia era este aparador: uma verdadeira arca do tesouro. Cheio como um ovo com tesourinhos deprimentes. Tremo de lá mexer. Ao longo de anos fui para lá enfiando tudo e mais alguma coisa. Coisas do enxoval, coisas herdadas, presentes que diferentes ofertadores e que atravessam épocas, estilos díspares, utilidade por vezes duvidosa. Numa ginástica que desobedece às leis da física, encaixo, sobreponho, enfio. E lá fica tudo, esquecido.


Em dias de festa ou de maior número de comensais, tenho que me afoitar e, quase a tacto, enfiar a mão e, devagar, qual jogo do micado, tirar a travessa, a terrina, o balde gelo ou a taça de vidro em forma de morango para servir os morangos, de maneira a que tudo não se desmorone e não aconteça uma desgraça. Depois, no fim do dia, depois da louça lavada, é o castigo final: conseguir que o espaço volte a acomodar a peça que, à primeira, à segunda e à última vista, parece não caber. 

Há bocado, quando o meu filho me ligou e perguntou o que temos feito, lá lhe contei que continuo (continuamos) nesta faena, que parece que não acaba, que aparecem peças em quantidade infinita. Ele passa-se: diz que nada daquilo serve para o que quer que seja, que só serve para encher, que não percebe, que nada daquilo tem qualquer valor. Pergunto-lhe se acha que deite fora serviços da vista alegre, travessas e terrinas de valor, garrafas de cristal, coisas assim. Diz: cristal é aquela coisa que é feita de chumbo. Digo que pois é mas que deve estar inertizado, que não deve ter problema, são peças atlantis, coisas de valor, não vou deitar fora. Diz que não se lembra de eu servir vinho ou água naquelas garrafas de cristal. Pois não, tem razão, mas é que acho que não se justifica, sei lá, tenho medo de partir. Digo: quando eu e o teu pai formos desta para melhor, tu e a mana fazem um leilão. Ele diz: podes fazer isso em vida. E pronto, ficamos assim. Esta conversa é recorrente. Os meus filhos não ligam muito para este género de coisas. Nem muito nem pouco. E eu, para dizer a verdade, acho que agora também não. Mas as coisas foram-se juntando. Vou fazer o quê com elas?


O meu marido, neste processo, ficou com o pelouro das estantes. Sim, que posso ser maluca mas parva acho que não sou. Não me arriscaria a pô-lo a mexer em louças e vidros. Assim como assim os livros não se partem. Mas, quando vou ao pé dele, está passado. Diz que encontra livros absurdos, que não percebe porque foram comprados. Para alguns encontro explicação. Para outros não. Coisas que vêm de mil anos antes, que se vão adquirindo porque se resolveu fazer uma colecção, sei lá. Diz-me: metade deles iam mas é para o lixo. Aborreço-me. Jamais (dito em francês, se faz favor). 

Mas a verdade, verdadinha, é que, por dentro, fico cheia de dúvidas. E das existencialistas que são as que custam mais. Dúvida existencialista é como bolha do sapato a roer o pé. Para que ando eu com tanta tralha agarrada a mim? Mas, se não quiser andar, faço o quê? Desfaço-me de peças valiosas? Não sou como a minha avó paterna que vendia por tuta e meia propriedades no Algarve porque os filhos não davam mostras de ligar àquilo, não queriam saber da apanha das alfarrobas ou das amêndoas. Quando davam por ela, já ela tinha despachado tudo. Ou a minha avó materna que tinha um móvel que eu achava o máximo e que, quando um dia disse que gostava de ficar com ele quando ela não o quisesse mais, obtive de resposta: Onde é que isso já vai... Já o vendeu a um antiquário qualquer que por lá passou a saber se ela queria desfazer-se de algumas coisas. Desfez-se do que calhou, sem ligar a nada. Família desapegada a minha. Quando os meus avós morreram, quer os paternos, quer os maternos, nenhum dos meus primos quis o que quer que fosse. Eu sim. Coisas simbólicas. A enxada do meu avô, o cadeirão onde ele via televisão, os copinhos de vidro coloridos da minha avó. Tive pena que já não houvesse a grande avenca que estava no parapeito da sala, numa janela com as portadas meio fechadas porque 'a avenca gosta mais do escuro e do fresco'. Dou valor a coisas que têm vida agarrada.


No fundo, no fundo, prefiro a simplicidade, os ambientes arejados. Mas o que faço a tudo o que a vida me foi pondo no regaço?

------------------------------------------------------------------------------------

Bem, isto vai longo demais, tenho que parar. Começo a escrever e distraio-me. Sorry.

As fotografias são da autoria de Terry O’Neill e achei por bem ir buscar Liszt, La leggerezza, pela mão de Martha Argerich 

------------------------------------------------------------------

E, como agora ando numa de coisa divertida e sorridente como forma de vos dizer 'até já', aqui vos deixo com mais um destes vídeos deliciosos e ternurentos. Have a big smile.


E queiram descer caso queiram aprender a comer melancia em sociedade

E um dia feliz. Saúde e alegria.

4 comentários:

Lúcio Ferro disse...

Agora por coisas, andei também numas arrumações (forçadas) aqui na quinta e a verdade é que vou precisar de um belo de um balde de gelo que tinha para aí (lá está, um desses presentes que se encostam) e não o encontro. :( Logo agora, que um dos meus hóspedes faz anos e o queria brindar com uma bela de uma garrafa de espumante naquele balde de gelo retro e cheio de charme. :(
Um conselho, UJM, não deite nada fora, se acha que está só a ocupar espaço, ponha à venda no OLX e, deixe-me que lhe diga: deitar fora livros é um crime, ainda que seja o Livro Vermelho do Mao ou o Mein Kampf do outro louco.
Bom fim de semana.

Um Jeito Manso disse...

Oi Lúcio!

Que é feito? Anda desaparecido? Nem tem actualizado lá o seu canto... Vai tudo bem? Os turistas não estão a dar descanso? Desejo muito que sim. Um lugar tão maravilhoso e, ainda por cima, com o desvelo e mil cuidados que tem, bem que podem ir para lá contemplar o verde das árvores, o colorido das flores e o azul das águas em total confiança.

E ainda por cima mima os clientes. Um bom 'dono da casa', daqueles que gosta de receber bem. Desejo-lhe toda a boa sorte do mundo.

E sabe que tantas vezes me recomendam o OLX mas ainda não ganhei balanço para isso. Parece que será uma traição àqueles de quem herdei ou a quem me ofereceu peças tão bonitas. Na verdade, não as uso, tenho medo de estragar, algumas nem são práticas. Mas é um espólio de afectos, de histórias. Mas, se calhar, um dia vai ter que ser.

E, sim, livros não se deitam fora. Nunca deitei fora nenhum e penso que nunca deitarei. Não se deve dizer 'nunca' mas, no que se refere a livros penso que um 'nunca' é mesmo um nunca.

Abraço, Lúcio! Felicidades!

Anónimo disse...

Não tenha receio de usar as coisas. Perpetuam as memórias daqueles a que pertenceram ou que as ofereceram. É também assim que elas têm vida e as vivemos.

Um Jeito Manso disse...

Olá Anónimo/a

Pois. Não as deito fora ou dou justamente por respeito e efecto e para perpetuar a memória. Mas custa-me usar com medo de estragar. Parece que iria desrespeitar o que tinha percorrido tão longo caminho e que eu não soube salvaguardar. Um absurdo. Não sei, de facto, que sentido ter um armário grande cheio de coisas que receio usar, ou gavetões com rendas e bordados que não são práticos. Mas tenho.

Obrigada.