quinta-feira, abril 30, 2020

Há coisas que parece que não rimam: padres em layoff...?


Gente, tou besta. Primeiro, estou a ver o Portela Filho da Bial na RTP 3 a falar de vacina e a toda a hora pronuncia vacína. Até dá vontade de escrever vá-ssi-na para condizer melhor com o a todo aberto. Acresce que parece não ter herdado do pai o dom de reencarnação. Eu, como sou ignorante de físicas e metafísicas, não posso dizer se isso é bom se é mau. De aspecto, posso dizer que é escorreito e não me admirava nada se fizesse surf ou equitação, quiçá até ténis. Mas não dá mostras de pretender falar na encarnação do espírito, parece que o negócio dele é mesmo só as vá-ssi-nas e outros preparados.

Depois, está um Bettencourt em videoconferência, pessoa de Oxford e do Jenner Institute, que diz que não se pode desbocar, que tudo aquilo que anda a fazer, é confidencial. Mas, logo a seguir, parece esquecer-se do pomposo disclaimer e relata tudo ao pormenor. Além disso, diz vacina de forma normal. Curiosamente está todo encasacado e com um nó na gravata que impõe respeito. Parece tudo menos um investigador. Pelo aspecto, poderia ser um contabilista do século passado mas, lá está, quem vê caras não vê corações nem neurónios. Do que lhe ouço, parece tratar o corona por tu. Não sei o que pensar do cara. 

Este mundo é um mundo muito maluco, é o que tenho a dizer. Em cima de tudo há ainda mais esta da igreja entrar em layoff também é boa. Os padres a entrarem em layoff deixou-me na base do what???. Parece que ninguém lhes vai bater à porta, a pedir milagres, nem se lembram de dar gorjeta agora que não há missa. Portanto, chegamos a esta situação paradoxal em que um país de crentes, beatas, procissões e beijinhos na cruz, numa altura destas em que tanta benzedura, reza e milagre dava jeito, se esquecem dos seus agentes e os deixam a precisar de layoff. Uma pessoa fica banza. Até o Avillez faz serviço social. Mas não é só ele, toda a gente faz máscaras, mangas ou refeições para oferecer ao pessoal dos hospitais. Mas os padres e freiras viste-os. Não os vejo a fazer voluntariado, a dar guarida aos infectados que não têm onde estar, nada. E agora entram em layoff. Jesus Cristo deve estar beige. Ainda faz tão pouco tempo que ressuscitou e, com os desmandos desta turminha que para aí anda pregando em seu nome, já deve é estar capaz de se ir enterrar outra vez.

E agora vou ao youtube, lugar de meditation e pastação, e dou com esta cena da cura. Cristo, himself, a dar um jeito num lázaro e num outro doente. Se isto não é um sinal....


E nem precisou de vá-ssí-na.

7 comentários:

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Eles "andem" aí, anyway e missas há-as, com transmissão em livestream e tudo.
Tenho gostado imenso das celebrações na Paróquia do Parque das Nações, que é o local de onde se transmite a Missa Dominical na TVI, cânticos belíssimos e belissimamente cantados, o Cónego Paulo Franco muito bom nas reflexões.

Uma 5f abençoada!

João Lisboa disse...

Pode ser aqui mas também estaria bem num dos últimos posts: https://lishbuna.blogspot.com/2020/04/blog-post_30.html

Recomendadíssimo.

Estevão disse...

«Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!»
Mateus, 19:21

«Então, deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus»
Mateus 22:21

https://www.youtube.com/watch?v=_Gr5hq8n7cE

«Em verdade e em verdade vos digo», isto é tão deprimente que eu vou enviar à UJM um vídeo a sério, um vídeo verdadeiro e divertido (na impossibilidade de o colocar aqui) enquanto recito três vezes o Responso:

«Agora e na boa hora
Que eu saio da minha casa para fora
O anel de S. Miguel levo na minha gola
Quem mal me queira fazer
Deus as queira arrepender
Tenha pernas e não ande
Tenha braços e não mande
Tenha boca e não fale
Tenha olhos e não veja
Peço a Deus que me proteja
Dois olhos te deu
Três te tiraram
S. Pedro, S. Paulo
E o milagroso S. João
Assim como do mar salgado
Sai o sal salgado
Saia (desta pessoa ou animal)
Todo o mal que lhe deram
Ar, quebranto ou olhado
Se te deu pela frente
Que te corte S. Vicente
Se te deu por trás
Que te corte S. Brás
Se te deu à hora do meio dia
Que te corte a Virgem Maria»
Amén!

Estevão disse...

Pelos visto há quem snife incenso com água benta às escondidas, o que não é este caso:
https://www.youtube.com/watch?v=gl2IiNKfQuw

Um Jeito Manso disse...

Olá Francisco,

Quando escrevo sobre o que penso da Igreja, acredite que penso sempre que, se calhar, o vou deixar incomodado. Sei que tem uma visão diferente e, ao participar nas celebrações, vendo por dentro a forma como quem tem fé a vive, deve achar que estou a ser injusta.

Mas a gente pensa a partir do que conhece e, portanto, estamos sujeitos a equivocar-nos. Mas respeito quem se sinta bem participando em algumas actividades e celebrações.

Não consigo ter paciência para participar numa missa, nem sequer pela televisão. Toda aquela liturgia me é estranha. Para mim, o sentimento de religiosidade é de outra natureza. Não tem coreografias, rituais. Mas isso sou eu. Respeito quem pensa e sente de maneira diferente.

Abraço, Francisco.

Um Jeito Manso disse...

João,

Muito interessante. Ouvir ou ler pessoas inteligentes é um bálsamo para o espírito.

Que as pessoas estabeleçam laços, conversando, seja sob que forma for, é uma bênção. Estes são, para mim, os verdadeiros milagres. Seja por videoconferência, aqui na caixa dos comentários, por mail, lendo-nos uns aos outros, são linhas que se cruzam, combatendo a distância, aproximando os que, de outra forma, jamais se conheceriam.

Obrigada pelo link, João. Gosto muito do que publica, sejam os videos, seja o que escreve.

Um Jeito Manso disse...

Olá Unknown,

As coisas que sabe... Será padre? Teólogo? Diácono? Simples beato? Conte-me tudo.

E já vi o vídeo que enviou. Não sabia que o Unknown é afinal quem é. Foi uma surpresa.

E tem graça o que foi buscar quando o tema era tão outro. Estou a ver que, apesar da devoção bíblica, tem uma certa tendência para ser mal comportado. :)

Gracias! Fartei-me de rir com a proeza ali relatada.