sexta-feira, janeiro 25, 2019

O João Miguel Tavares vai ser o comissário do Dia de Portugal...?
A sério...?
Alguém me belisque, se faz favor.
Mas isto é o quê? O fim dos tempos...?


Repito: alguém me belisque, se faz favor. Não pode ser. Quem escolheu João Miguel Tavares para comissário do próximo Dia de Portugal teria que estar com uma grande pancada na cabeça para achar que um tal tonto, to say the least, pode ombrear com gente de cultura, gente com os cinco alqueires bem medidos, gente que sabe pensar com elevação, ilustres da nação. Não sei se isto foi ideia do assessor, o amigo Mexia do Governo Sombra (o cujo, para o ano, talvez proponha o Ricardo Araújo Pereira e, a seguir, o Carlos Vaz Marques), se terá sido do próprio Marcelo num dia em que a falta de descanso lhe trocou as voltas e o fez dar um passo em falso. Tanto rodopio, tanta noite mal dormida e jet leg, tanta selfie e beijinho, tanto comentário em tempo real a propósito de tudo e de nada, tanta ida de imediato ao local da notícia, um dia haveria de dar mau resultado. 

Devo ter estado distraída porque isto hoje me caíu como uma bomba. Nem sei se a coisa já é mesmo oficial e irreversível. É que ainda admito a hipótese de que isto seja brincadeirinha pré-carnavaleira, uma bombinha de mau cheiro, uma bicha de rabear. Porque, se isto é mesmo verdade, então vou ali e já venho. Às tantas, isto ainda foi a melhor alternativa à Cristina Ferreira. Quem garante que o Marcelo não a quis para comissária e alguém, com um módico de sensatez, para o dissuadir, atirou com o nome daquela anedota para a frente? Já não digo nada. Sim, porque, depois daquele telefonema dele para o programa da dita agente cultural, sei lá se aquilo não foi já o prenúncio de que a sua capacidade de discernimento está a entrar por um caminho muito estreito, um caminho a descer e que não se sabe onde vai dar...?

Se isto é verdade, se o João Miguel Tavares vai mesmo ser o comissário do Dia de Portugal, então só vos digo que isto é o país a bater no fundo. Está certo que, em anos transactos, alguns comissários foram um bocado chatos, discursos talvez excessivamente longos e lidos em tom monocórdico. Mas, caraças, era escusado irem buscar um big-show-pimba, um vulgar-totó-populista que tem como lema de vida 'contra o sócrates vale-tudo, tudo, tudo' e nada mais, uma verdadeira cabeça de alho chocho, um zero à esquerda.

A menos que haja outro. Espero bem que sim. Haja esperança. Pode ser que haja por aí um outro João Miguel Tavares mas em bom.

É que, se não houver, acho que o Marcelo só tem uma solução para sair desta. Ser criativo. Por exemplo, primeiro, lá no dia das comemorações, punha um leopardo a correr e a largar pintas, depois uma zebra surreal, a fingir, a largar riscas, e, a seguir, aparecia o jornalista pimba a fingir que era o comissário. E a seguir, quando toda a gente já estivesse partida de riso, entrava,então, o comissário de verdade. Outro. Um a sério.




----------------------

Belisquem-me. Não posso estar bem. Estou a alucinar. 
Isto não pode ser verdade. Devo ter percebido mal.

-------------------------------------------------------------------------

Ai Marcelo, Marcelo... 
Não me diga, Exª, que ainda vamos ter que acabar por ajudá-lo a terminar o seu mandato com dignidade...

11 comentários:

Maria Santana disse...

Subscrevo! Estará tudo tarado?

Um Jeito Manso disse...

E não é, Leonor? Mas pode lá ser verdade uma parvoíce destas? O nosso Presidente surtou ou quê? Há explicação possível para uma tal coisa?

Olhe, estou que não estou em mim.

Ésse Gê (sectário-geral) disse...

Citando o próprio: "Marcelo é lelé da cuca"

O que faz J. Miguel Tavares - cuja fama e virtude (confessa) radica em ter sido absolvido num processo movido por insulto soez a Sócrates, o PM - entre as personalidades que já presidiram à Comissão Organizadora do 10 de Junho:

Vítor Alves
Helena Roseta
Alçada Baptista
João Bénard da Costa
António Barreto
Sampaio da Nóvoa
Silva Peneda
Elvira Fortunato
João Caraça
Sobrinho Simões
Onésimo Teotónio Almeida

Anónimo disse...

Eu sabia que todas aquelas selfies acabariam por fazer mal...

APS disse...

Na boa e clarividente escolha do nosso PR, não se admire se para o ano tivermos o Goucha e porque não o Quim Barreiros, a seguir, que é tão popular e querido das gentes portuguesas?...

bea disse...

Pois. Também comecei a desconfiar das capacidades do senhor presidente desde aquela ligação em directo. Mas este palerma do JMT já me parece exagero a mais. Vou entrar para um movimento de indignados - desde que se indignem, claro. Done!

Lúcio Ferro disse...

Asqueroso. E, se acha isto incompreensível, prepara-se para o segundo mandato do sujeito.

Isabel Pires disse...

UJM, mas quem é o homem?
Em termos de figura, é o da foto?
E o que é que ele faz em termos de profissão / ocupação?

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Esquerda da Direita, dizia Sua Excelência enquanto candidato. Pois, pois...

Está a cumprir o "template" que eu sempre imaginei, ainda que esta seja buéreré de má, pois que eu saiba o escriba só se destaca mesmo na calúnia, não tem qualquer craveira para a honra que lhe calhou.

Um abraço.



Luis disse...

Não nos podemos esquecer quem é o padrinho do Marcelo ? Marcelo Caetano ,esperemos por pior já tivemos um presidente da pide DGS :Cavaco, se ele Marcelo for para um 2º mandato esperemos o pior ,o homem é do pior ,nem sei como o António Costa o consegue aguentar .

AV disse...

‘Lélé da cuca’ vem à mente.