sexta-feira, julho 22, 2016

23 razões e agora mais 1


Polícia dispara contra homem negro desarmado e com as mãos no ar


A polícia norte-americana disparou esta segunda-feira contra um cidadão negro não armado que estava deitado no chão e com as mãos no ar. Charles Kinsey é um terapeuta que estava a tentar acalmar um paciente com autismo que fugiu do centro de tratamento quando foi abordado pela polícia.

No vídeo, publicado esta quarta-feira, vê-se Charles a tentar esclarecer toda a situação com a polícia e a obedecer às ordens dos agentes, que acham que os dois estão armados e se posicionam a uma distância segura, com armas semiautomáticas apontadas aos dois suspeitos.

A polícia de Miami tinha sido chamada ao parque porque tinha sido reportado que lá estava um homem armado a tentar cometer suicídio. Charles Kinsey tentou explicar que o homem em questão era o seu paciente, Rinaldo, e que ele não tinha uma arma, mas sim um camião de brinquedo.(...)


Mas, apesar de tudo, Charles Kinsey teve sorte. O tiro foi na perna e, apesar de o deixarem estar a sangrar na rua durante bastante tempo, ele salvou-se e está cá para contar.

Assim vão as coisas no país que supostamente é um dos bastiões da democracia e da liberdade.




Contudo, vários outros que têm em comum com ele a cor da pele não a tiveram.


23 Ways You Could Be Killed If You Are Black in America


Beyoncé, Alicia Keys, Rihanna, Jennifer Hudson, Pink, Bono, and others explain why it's time to take action to heal the long history of systemic racism in America




_______

E não vale a pena menosprezar estes actos ou lançar intrigas sobre os que lutam contra o racismo pois é da revolta face a um profundo sentimento de injustiça que nasce, por vezes uma incontrolável fúria.

E é de gente que se acha superior a outros apenas porque tem uma cor mais clara que nasce, tantas vezes, o apoio a gente bronca, estúpida e perigosa (vidé a confirmação de Donald Trump para candidato à presidência dos EUA.)

__

4 comentários:

bea disse...

No século XXI, depois de tanta morte e barbárie anterior, não chega ainda?! Estas democracias fedem mas querem ser exemplo, mandam e ditam lei no mundo, criticam quem se lhes opõe, tanta vez só por isso, a procurar motivos que nem há...e nós a ver.

Pôr do Sol disse...

Parece que aquele Povo vai ter o presidente que merece, a avaliar pelo apoio que lhe dão.

bea disse...

O problema, pôr do sol, é que aquele que for não será apenas o presidente de um povo, mas o presidente da nação mais poderosa do mundo. Quem é que fica fora da sua jurisdição?!

Anónimo disse...

Tenho alguma fé naquele ditado popular de que "o primeiro milho é para os pardais". Deste modo, aguardemos até ver, ou seja, por Novembro e depois se verá se o Donald "Trampa" vence, ou perde.
Bom fim de semana!
P.Rufino