sábado, maio 30, 2015

Como o drone da PSP não pode sobrevoar o Estádio Nacional, talvez os agentes possam antes usar o carro de polícia mais rápido do mundo - até porque, se for preciso apanhar e dar um tareão num pai que saia para dar de beber aos filhos, todos os meios são poucos. E, já agora, a turminha da Porta dos Fundos explica como é que as forças da autoridade devem agir em situação de crise, baderna ou furdunço.


No post abaixo divulguei uma história ilustrativa do que é a economia; mais abaixo ainda, um cartoon mostrando a que é que conduz o egoísmo acéfalo. Aqui, agora, divulgo o carro de polícia mais veloz do mundo. Tudo material que Leitores, a quem muito agradeço, me têm enviado.

Mas, antes do filme, uma notícia do mais relevante que há.




Depois de, ao longo da semana, ter andado a ouvir -- como notícia de abertura nos noticiários da TSF (tão importante é o assunto!) -- que a PSP ainda não tinha recebido autorização para usar os drones, acabo de ler a seguinte notícia que é um verdadeiro baldinho de água fria na cabecinha dos senhores agentes da autoridade.

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) emitiu esta sexta-feira um parecer negativo* ao uso de uma câmara de filmar acoplada a um drone na operação de segurança preparada pela polícia para a final da Taça de Portugal.

O Ministério da Administração Interna tinha enviado na segunda-feira um pedido à CNPD para que emitisse um parecer sobre a utilização, pela Polícia de Segurança Pública (PSP), de uma câmara de vídeo portátil, acoplada a uma aeronave não tripulada, na final da Taça de Portugal, que se realiza este domingo, entre o Sporting Clube de Portugal e o Sporting Clube de Braga.
“Na ausência de lei, não pode a CNPD emitir parecer favorável à pretendida utilização da câmara portátil acoplada à aeronave não tripulada. De todo o modo, a CNPD sublinha que a necessidade de tal utilização não está demonstrada em face do sistema de videovigilância já instalado na área sob monitorização”, sustenta o parecer, a que a agência Lusa teve acesso.

Pimba. Fui à procura para perceber quanto é que custou esta brincadeira que foi comprada antes de saberem se a podiam usar e li a seguinte notícia do final de 2013:

A compra dos drones foi feito de ajuste direto à empresa portuguesa Tekever, por cerca de 200 mil euros. Os drones adquiridos pela PSP são o modelo AR1 Blue Ray, cada um custa pouco mais de 73 mil euros.

O drone AR1 Blue Ray tem duas câmaras de alta qualidade, poderá voar até 150 metros de altitude, até 20kms e com uma autonomia de duas horas. O aparelho pesa cinco quilos, mede 1,8 metros, atinge uma velocidade de 55km/h, são lançados manualmente e aterram graças a um pára-quedas.
Por agora, será pouco provável que os drones sejam usados, já que não há enquadramento legal para a sua utilização por parte da Polícia de Segurança Pública. No entanto, o presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia demonstrou a sua indignação, afirmando que num momento em que o Estado deve milhares de euros aos polícias, haja compras deste tipo.


Austeridade e rigor na boca dos desgovernantes que temos é isto. Umas línguas de trapos que pregam uma coisa e, por ignorância, inépcia, desmazelo ou má fé (não sei), fazem o contrário.

E, portanto, agora não podem usar o brinquedo. E, assim sendo, sem o drone, não sei como vão conseguir localizar os pais que saírem para dar água aos filhos ou os avôs que quiserem levar os netos à casa de banho ou as senhoras que quiserem ir ao WC retocar a maquilhagem. 


E é pensando nisso, que aqui deixo uma sugestão aos subcomissários cheios de pica que estiverem de guarda ao Estádio do Jamor. Para o caso de algum desses perigosos bandidos pensar evadir-se e escapulir-se pela A5 ou pela Marginal, nada como se montarem num destes Bugattis (430 km/h), prego a fundo e vá de os perseguirem à força toda para, uma vez imobilizados, irem ao chão e levarem umas cacetadas de criar bicho.

O filme mostra os carros-patrulhas do Dubai mas, quem tem dinheiro para comprar drones que nem autorizados estão, também deve ter para comprar umas bombas destas.
Vá, se não der para carros tão grandes, podem comprar em ponto mais pequeno, tanto faz -- mesmo que não tenham também autorização para circular na estrada. Isso não interessa para nada. Força nisso!

The World's Fastest Police Cars




Transcrevo o texto do youtube que acompanha o vídeo:

The Dubai police force are the proud owners of a 'super fleet,' a mass of high end sports cars from all over the world. Their latest addition to the fleet is the $1.6 million dollar Bugatti Veyron, cable of doing 267mph and from 0-60 mph in 2.5 seconds. However, these vehicles are not used to chase criminals, but instead as a PR mechanism. Heralded as the most progressive of the Arab police forces, they drive the fleet to various tourist attractions in Dubai as a means of connecting with citizens and tourists. Its also another way for Dubai to flaunt their enormous wealth.

....

* - Como optimista que sou, vejo sempre o lado bom das coisas. Isto de a CNPD não ter autorizado a utilização do drone para sobrevoar o Estádio Nacional até é capaz de ser boa ideia. Sabe-se lá se os polícias, mais dados a andar à trolha do que a manobras tecnológicas, já o sabem lançar como deve ser...! Olha se, ao quererem pô-lo no ar, fazem como o outro e, à falta de água por perto, o atiram à cabeça de algum espetador (quando a palavra é espectador gosto de aplicar o AO).


Relembro a graça que foi o lançamento oficial do drone da Marinha:




....


Já agora, aqui deixo um vídeo com uma sessão de e-learning para os agentes da PSP que vão acompanhar a final da Taça de domingo no Jamor, uma coisa na base do coaching a ver se eles vão calminhos.

A escola é a da Porta dos Fundos: Bala de Borracha




...

Se vos apetecer um Cry me a river, um veleiro ao pôr do sol e um adeus em forma de até sempre, deixem-se deslizar até ao meu Ginjal.

....

E, já agora, aceitem também outro convite e sigam para bingo: abaixo há mais dois posts.

...

Desejo-vos, meus Caros Leitores, um belo sábado. E haja alegria.

...

Sem comentários: