terça-feira, fevereiro 17, 2015

Porto, lindo e majestoso [2 de 4] - O comércio local, as lojas de antes e de agora. Uma tentação.


No post abaixo já mostrei uma árvore bela como uma mulher de porte nobre e de roupas debruadas a rendas. Enfeitei-a ainda com um poema e acompanhei-a com um fado e gostava que a fossem ver porque é mesmo muito bonita.

Mas isso é a seguir. Aqui, agora, continuo de passeio e, se ainda não cedi à tentação, comprando bolos, tecidos ou artesanato, a verdade é que me vinguei, fotografando as muitas lojinhas, muito bem arranjadas, muito apelativas.

O Porto é uma cidade que respira dignidade e que associa uma certa monumentalidade a um lado de cidade de pessoas, de vida de rua, de casinhas coloridas, de varandinhas, de ruas estreitinhas onde há vasos e roupas estendidas. Estou, claro, a reportar-me ao Porto antigo. Se tiver tempo irei depois até à Boavista, Foz, ao mar, e aí o Porto é outro. Mas, por ora, é a zona tradicional que percorro.

Há muitos turistas mas há ainda muito presente a população local, vibrante, faladora, alegre. Gosto imenso de passear nas ruas do Porto e não há vez que cá esteja que não descubra novos recantos, novos pequenos jardins, novas lojas.

Não anotei o nome das lojas e agora acho que é injusto mas também tenho pena de não mostrar aquelas de que não se vê o nome na fotografia. Por isso, as minhas desculpas por não ser uma repórter disciplinada. 


Roupa de criança


Memórias


O Vício do Café e a Leitaria da Baixa na R. Passos Manuel

Ourivesaria na R. de Sta Catarina


Armazém dos Linhos na R. Passos Manuel

Loja de Artesanato

Ourivesaria com casal de mascarados na montra

NB: Nenhuma das caras que se sobrepõem às da mulher mascaradas é a minha
....

Relembro: no post abaixo encontrarão uma árvore delicadamente vestida.

Sem comentários: