quinta-feira, fevereiro 13, 2014

Eu na minha casa. Coisas de decoração e assim. E a Constança Cunha e Sá e a Paula Costa Simões. E o Berg em dia de Chuva.


Como diz o Leitor jrd em comentário ao post abaixo, há coisas que de surreais passam a kafkianas. E eu do nojo passo à agonia, e depois ao medo. Em países civilizados acontecem coisas de uma barbaridade que assusta. Há uma frieza que parece vir dos confins do mundo até ao coração das pessoas. Da austeridade que empobrece a população para entregar parte dos rendimentos roubados aos que, com a sua ganância, causaram toda esta crise, à manipulação grotesca da informação para que os mais prejudicados ainda se sintam agradecidos, acontece de tudo. Do escorraçamento dos mais jovens e válidos ao aliciamento para atrair gente que vem com dinheiro em malas e que por cá continuará a fugir ao fisco, a tudo assistimos incrédulos.

Mas quando pensamos que estamos a assistir ao fim dos tempos, somos confrontados com actos insanos, inesperadamente violentos, como a morte do inocente Marius e o seu estraçalhamento à frente dos visitantes do parque para o dar a comer às feras. E aí ficamos de rastos. A loucura parece estar a apoderar-se dos humanos. 

Chego tarde a casa e ligo a televisão para ver se me distraio um pouco e só ouço mentiras, deturpações, desgraças. E as águas a subirem e a quererem afogar tudo e todos. 

No post abaixo acabei com um vídeo que quase me fez rir. Mas a verdade é que ou é do cansaço ou começo mesmo a ficar cansada de toda esta destruição e hoje pouca vontade tenho de rir.

Por isso, viro-me para o lado soft das coisas. Alieno-me. 

Entretenho-me a tirar fotografias à televisão. 

A Constança Cunha e Sá fala como uma metralhadora, traz traz traz (do verbo trazer - pois só traz acusações, cada uma mais forte que a outra), chama tudo e mais alguma coisa a esta gentinha. E ainda chama pouco face ao que eles são. 


Mas canso-me de a ouvir. Fala demais.


Bem mais comedida mas não menos acutilante é Paula Costa Simões. 


Caladinha, atenta, não perde uma oportunidade para acrescentar uma certeira alfinetada. 

E está mais bonita. Tem as olheiras mais disfarçadas e o cabelo assim fica-lhe bem. Esta maquilhagem chama a atenção para os seus olhos que são muito bonitos, muito azuis. E ontem estava com uma roupa que lhe ia bem com o rosto.

Anula-se para dar palco à Constança mas, na sua contenção, acaba por se destacar ainda mais.

Também tiro fotografias à casa.

Comprei à hora de almoço uma colcha nos saldos do Gato Preto. 


Pu-la em cima do sofá novo. O sofá é de camurcina cor de pérola e, se ficar sem nada por cima, as crianças sujam-no no primeiro instante. A colcha protege-o. É de um veludo azul profundo com bordados. Na fotografia parece ser de um azul mais aberto do que é na realidade, é por causa do flash. Aquela almofada também não é de encarnado benfica (aqui não seria bem vinda) mas sim de uma seda cor de vinho. Agora poderia ir fotografar outra vez para as cores ficarem mais fiéis mas já tenho sono demais para isso.

Custou 50 euros (e teve um desconto de 70%, imagine-se a margem que têm para poderem fazer descontos destes).

Gosto muito de a ver e é fofa e macia, o sofá fica ainda mais aconchegante. Há bocado fui experimentá-la e adormeci instantaneamente.

O Gato Preto para mim é uma tentação. Sou carangueja - já o disse mil vezes - e os caranguejos gostam da casa, de decoração (e de proteger os outros e de fazer comida e de alimentar os outros e muitas outras coisas). Por isso, gosto de tornar a minha casa um lugar agradável.

Gosto muito de galos, acho um bicho altaneiro na sua simplicidade. E colorido e com porte orgulhoso. Por isso tenho alguns galos (aqui e in heaven). 

Quando estava a comprar a colcha deitei o olho a um galo que estava com a sua galinha, em metal pintado, uma graça. Hesitei, pô-lo onde?. Mas nisto a gente não deve fugir àquilo de que gosta. Como também faço estas compras quase de esticão, tenho que andar sempre a correr, em Lisboa é um tempo para tudo, andar de carro para aqui e para ali, não tive tempo para muitas equações mentais. Resolvi comprá-lo e depois logo via o que fazer com ele.

O casal galináceo já está no sítio certo. Coloquei-o na copa, a divisão junto à cozinha onde tomamos as refeições. Tem uma inscrição, deseja as boas vindas em francês. Está sobre um galo hiper-colorido que eu pintei e enfentei com purpurinas brilhantes (pintei vários quadros deste género, com galos, cada um de sua cor e paladar) e junto a uma espécie de natureza morta mexicana e junto a um sino com um galo em cima e que eu toco para chamar as tropas para a mesa.

Enquanto ando nisto, esqueço-me da gente maldosa que parece estar a tomar o mundo de assalto e esqueço-me deste mal estar que volta e meia parece querer instalar-se dentro de mim.

Talvez seja também de tanta chuva.





*

No entanto, como diz o Leitor Bob Marley num comentário abaixo, ainda há quem os tenha no sítio e de quem se pode dizer que, quem fala assim não é gago: GODFREY BLOOM numa intervenção no Parlamento Europeu. Independentemente das suas convicções políticas, o que ele diz é bem uma pedrada no charco em que a Europa se tem transformado, em grande parte pela actuação de Durão Barroso. A não perder.





*

A música é Chuva interpretada por Berg, uma grande voz, o vencedor do Factor X.


Relembro: abaixo há outro post que inclui mais um fantástico vídeo da Porta dos Fundos, desta vez com um político de pacotilha a anunciar o seu Programa Político. A não perder, digo eu.

*

E, por hoje, por aqui me fico e já é outra vez tarde demais. Não tenho emenda, bolas.

Desejo-vos, meus Caros Leitores, uma bela quinta feira. 

15 comentários:

Bob Marley disse...

Afinal , alguns ainda têm tomates - https://www.youtube.com/watch?v=-ew3D2I1k4Q

Bob Marley disse...

e não é que ela se ia dar bem em Portugal por esta altura - http://vimeo.com/84802749

Bob Marley disse...

The illusion of time - https://www.youtube.com/watch?v=vrqmMoI0wks

Bob Marley disse...

é isto que fazem em Viana (estaleiros)? - http://www.liveleak.com/view?i=d25_1390887534

Bob Marley disse...

Pintar uma mão em 3D, se desse para dar uma chapadas, mandava para Belém e S.Bento - http://www.handimania.com/diy/3d-handprint.html

The Perfect Stranger disse...

gosto do Berg e da chuva, o restante é para fazer delete. também gosto da maneira como se escreve. aqui. :)

Anónimo disse...

http://www.esquerda.net/opiniao/o-leil%C3%A3o-dos-mares-juntou-direita-e-o-ps/31336

Bob Marley disse...

Faleceu uma pessoa que teve influência na minha vida, em 1996 quando me candidatei à faculdade, tive azar e enganei-me no código da prova de economia, só dei por ela quando estava em frente do exame,a cultura geral deu para tirar 13.Mas implicava tirar 19 ou 20 a matemática para estar dentro.Tirei 19, e nesse ano houve uma trapalhada com algumas provas, este Senhor tinha o Poder para mandar repetir os exames, e era pouco provável que eu tirasse a mesma nota, mesmo 18 como se venho a verificar não teria chegado era aquela.Não anulou, e resolveram, dar 2 valores nas notas daquelas provas (na confusão de interpretação, houve quem levasse 2 na média, mas enfim).Por isso que descanse em Paz e o meu muito obrigado pela sua decisão Salomónica - http://www.publico.pt/politica/noticia/morreu-meneres-pimentel-exprovedor-de-justica-1623530#/0


passado aqui - http://www.provedor-jus.pt/?action=5&idc=67&idi=2772

decisão em dre - http://dre.pt/pdfgratis/1996/07/161B01.pdf

Bob Marley disse...

Já agora acabo a história, isto porque na nossa vida encontramos pessoas que ajudam e outras nem por isso.Isto tudo porque , o meu professor de estatística deu-me 16, e assim fiquei com média de 17 (10/11), se desse 18, ficava com média de 18.
A proposta que ele fez foi , dou-te 18, mas tens que fazer um exame separado, e claro não tinha nada a perder, aceitei.Mas por obra e graça (andava de noite), um colega meu conhecia um aluno de dia que também tinha feito esta prova proposta a alunos de dia.Deu-me a prova , e passei a noite a resolve-la e depois a treinar para fazer em menos de 50 min. No dia do exame, passei o exame a conversar com o Prof e a fazer o exame, falhei uma , para não tirar 20.Ainda hoje tenho a certeza que deve pensar nisto.Falhou com o dito e deu-me 16.

E se eu não tivesse tirado 19, entrava na 2.ª opção, não havia aulas à noite, desistia,.Com a agravante de no ano seguinte ter batido o record do último colocado, só ultrapassado nos recentes anos.

Por isso temos que pensar bem as nossas decisões, pois têm (podem ter), influência na vida dos outros.

Anónimo disse...

Embora, como diz, ao imprimir uma velocidade acima do normal na forma como fala e expõe, gosto de a ouvir, à Constaça Cunha e Sá. Arreia a valer nesta tropa fandanga de extrema-direita! E veste elegantemente. A outra jornalista, Paula Costa Simões, concordo consigo, é muito capaz; uma boa profissional (e bonita como diz. Pena que tenha algum problema com as mãos, sempre demasiado encarnadas). O Godfrey Bloom disse ali umas tantas verdades! Quanto ao Berg, confesso que nunca ouvi falar.
P.Rufino
PS: o episódio da expulsão de Capucho do PSD é uma coisa politicamente sórdida. Mete asco até a um cão tinhoso!

lidiasantos almeida sousa disse...

Estou à procura do post onde eu chamei a Joana Vasconcelos de Artista do Regimen do Cavaco, da Maria e do ALFORRECA, mas não encontro. O problema da Constança é falta de controlo na respiração. Tenho de ensina~la, Mas a imagem é belissima e muito distinta é a mulher mais bem vestida e maquillada da televisão em Portugal. A pivot também está bem, mas tem problemas respiratórios. Há dias acabada a opinião de Sócrates, onde tudo é belo, o próprio, a voz, o timbre e uma respiração maravilhosa. A única coisa má é a interrompedeira,
Fomos 32 pessoas assistir,
furiosos com a criatura. Telefonei a berrar. A criançada abalou para ir dormir, os restantes ficaram e para gozarmos um bocado mudei para a TVI, O Martelo estava a suplicar ao Maduro para ser magnânimo para com os do interior, até final fungou e roncou não sei quantas vezes. E quer aquilo ser candidato, MANDEI-LHE UM MAIL A DIZER ISTO PARA: perguntasamarcelo@tvi.pt, deve ter ficado louco de raiva e ciumes. Como tem um casamento a brincar com uma senhora que mora em Lisboa, deve ter ido chorar nos seus braços, tipo mariquinhas pé de salsa, como nos belos tempos do Portas. Oh tempo volta para trás deve ter ele dito à Judite

lidiasantos almeida sousa disse...

O Marcelo não tem um casamento, pois não pode divorciar-se por ser católico, é uma re-relação de facto, mas chacun à sa place, ele em Cascais a rabichar e ela em Lisboa a trabalhar. Desculpem o engano. Como dizia o outro, eu casar casava se não as portas não fossem tão finas.

Unknown disse...

Olá, UJM!

UAU! É preciso ter "balls" para dizer o que o Sr. Godfrey Bloom disse! E ainda previu uma nova tomada da bastilha! Fiquei muito impressionada!

Decidida como estou a não falar nossos políticos, vou mas é ver um vídeo que me deixa sempre a chorar de tanto rir. Fanny Brice no seu melhor!

http://youtu.be/87TqWDhmDGM

Imaginem um concurso de beleza com as beldades dos nossos ministros, mais o Pedro Lomba, claro, e aparecer ali a Assunção Esteves, que devia pertencer ao juri, a por-se à frente dos belos concorrentes, porque ser do juri é um inconseguimento frustracional muito grande! Que máximo!

Se calhar esta minha fantasia foi uma parvoíce sem sentido nenhum, mas pronto, se as pessoas achassem que tenho piada, ao tempo que já estava no circo, é que nem hesitava: belo trabalho esse de fazer os outros rir...

JV

Unknown disse...

Ah, e quanto à Constança Cunha e Sá, não a consigo suportar: a voz, a dicção, a conversa... é mesmo daqueles casos em que nem paro para ouvir, vejo-na na televisão e mudo logo! O que não significa que a Sr.ª não diga coisas acertadas, eu é que não posso com ela. Há coisas assim.

A Lídia Santos Almeida Sousa falava da beleza que era o Sócrates a falar. Confesso que não gosto muito de o ouvir no seu comentário semanal: tem sempre aquele registo um pouco amargurado, de cão ressabiado, que está ali a defender a sua honra. Se ao menos descontraísse um bocadinho. O Sócrates político a falar na AR, no Parlamento Europeu, a ser entrevistado como PM era outra coisa: é para o que ele é feito! Mandão, com as ideias bem definidas e os argumentos todos prontos para espetar na cara dos jornalistas quando estes se atrevem a armar-se em espertos! Agora, como comentador, tendo a mesma atitude de ataque e contra-ataque com a jornalista que devia estar ali, no fundo, à conversa com ele... deixa-me um pouco chateada, sinto que de cada vez que fala, independentemente do que diga, está a fazer com que as pessoas que o odeiam, o odeiem ainda mais: fico desesperada e mudo de canal.

JV

Um Jeito Manso disse...

Lídia,

O post de que fala e onde refere a Joana Vasconcelos como a artista do regime está aqui:

http://umjeitomanso.blogspot.pt/2014/02/atencao-atencao-lovely-lidia-chegou-vem.html


Quando quiser tudo o que foi escrito por si pode procurar nas etiquetas aí ao lado direito a que diz 'Lovely Lídia'. Clique aí e aparecer-lhe-ão todos os posts feitos a partir de 'material' seu.