sábado, dezembro 28, 2013

Edward Snowden e a sua mensagem de Natal alternativa - ou a coragem de um jovem que luta pela liberdade e a quem todos os países livres fecham as portas. [... Porque será? ... Será porque todos fazem parte da tenebrosa teia...? Se até Portugal é um escritório regional, uma célula da CIA e da NASA...]


Depois de nos dois posts abaixo ter mostrado
  •  um trabalho graficamente fantástico de Pedro Miguel Cruz que mostra um curioso ecossistema, revelando a forma como alguns ácaros ou moscas borboleteiam entre o poder governativo e alguns grupos empresariais
 e de, a seguir, ter dado nota de
  • como a imprensa espanhola vê o Portugal arruinado de hoje às mãos das políticas de austeridade, 

aqui, agora, faço questão de deixar registo de um vídeo que já tem alguns dias e que mereceu ampla divulgação: a Mensagem de Natal alternativa de Edward Snowden (alternativa, por piada, à mensagem da Rainha Isabel).


Devo dizer - e já aqui o disse muitas vezes - que a questão da privacidade e da liberdade me são caras. Defendo e defenderei sempre o direito inalienável a elas por parte de todos os cidadãos de bem.

Que alguém - por decisão unílateral, não sancionada, prepotente - ouse violar a correspondência, as conversações, a simples troca de mensagens dos cidadãos anónimos ou de políticos ou de governantes parece-me coisa de uma estultice indesculpável. É o tipo de coisa que me revolve as entranhas e que acho que deveria merecer uma repulsa incondicional por parte de toda a sociedade .

Há valores e princípios dos quais ninguém deveria abrir mão. Nunca - mesmo que se atravessem tempos de guerra como os que vivemos (guerra do sector financeiro desregulado, ganacioson e vil, a todas as camadas desprotegidas da população).

Saber que as agências de informação americanas se deram ao desfrute de espiar toda a gente, de todas as formas possíveis e imaginárias, à margem da legalidade e do escrutínio, e que contaram com a conivência de todas as grandes casas de software, hardware, consultores de informação e sei lá mais quem (Google, Microsoft, Facebook, Skype, Booz Allen, etc), é algo sobre o qual todas as sociedades livres de todo o mundo deveriam exigir consequências.


Contudo, o que acontece é o oposto disso. É que o mais grave é que, ao que parece, o Reino Unido utiliza o mesmo programa (PRISM) e que os países que o não utilizam directamente funcionarão como células regionais da CIA e da NSA. Estou com curiosidade em ver o que o Expresso deste sábado adianta sobre este fétido assunto.

E mais grave ainda: quando o normal é que Edward Snowden fosse visto como um herói por denunciar este esquema de espionagem cibernáutico, estratosférico, cavernoso, maligno, perigoso, tornou-se, em vez disso, um proscrito, alguém a quem ninguém quer receber, como se tivesse sido contagiado pela peste que viu de perto, na qual, inclusivamente, tocou.

Não sei que mundo diabólico e raivoso é este que não acolhe - dando protecção e mostrando agradecimento -  alguém que arrisca a vida para denunciar um mal tão difuso, tão viral, tão perigoso.

O poço infecto em que o mundo parece estar a tornar-se, em que vale tudo e em que todos os valores parecem ter sido virados do avesso, é seguramente um dos aspectos que faço questão em deixar aqui registado no Um Jeito Manso, agora que este malfadado ano de 2013 está quase a chegar ao fim.



*

Relembro: 
descendo um pouco mais há dois outros posts que referem assuntos - deixados em comentário por um Leitor a quem agradeço - que considero dignos de serem vistos.

*

No Ginjal hoje há uma coisa num registo diferente: Os amigos de Luiz Pacheco. 
Sabe-me bem o contacto com a diferença.

*

E, por agora, é isto.

Desejo-vos, meus Caros Leitores, um belo sábado.

(Está de chuva? E daí? Pode ser um bom dia na mesma, ora essa.)




Até já! 

7 comentários:

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=7OoR3thblBE

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=N4deyy44s3g

jrd disse...

Patético! A esta hora já "eles" sabem que eu estive a ler este poste e a ouvir a mensagem de Snowden.

Anónimo disse...

um dia mostre aos seus pimentinhas -http://noticiatuga.blogspot.pt/2013/10/nasceste-antes-de-1986-entao-le-isto-se.html

O Puma disse...

Tudo pelo melhor

nos amanhãs

Anónimo disse...

Estou inteiramente de acordo com o que escreve, sobre o Edward Snowden. A mensagem dele é reveladora! Vivemos hoje tempos perigosos no que respeita à nossa privacidade. Não é só o facto de nos espiarem, devassarem as nossas vidas e privacidades, mas, ainda talvez pior, de estarmos nas mãos – nesta Europa das "Liberdades, Direitos Humanos", etc e treta – de governos que aceitam isso mesmo, essa devassa dos seus cidadãos e deles mesmos e dos seus governos, balindo uns tantos protestos que ninguém liga, ninguém ouve ou tem conhecimento (ao nível do público em geral), que têm uma atitude de subserviência total perante os EUA (no nosso caso, quer os governos PSD, quer do PS, com o inefável apoio do CDS, sempre assim foi).
A Europa mudou muito e para pior, desde há umas décadas a esta parte. Não tem uma liderança que acredite no projecto europeu inicial, está nas mãos de quem prefere o capital financeiro, não tem um projecto de unidade político-social e económico, a Europa afunda-se, politica e economicamente, lenta e gradualmente, embora haja uns tantos que pensam o contrário, e vai deixando cair alguns dos valores que antes eram pilares da tal construção europeia – entre eles o direito á nossa privacidade. Ao que se chegou! Vive-se, passo a passo, o Triunfo dos Porcos, ou seja de quem controlará as nossas vidas no futuro (como diz E.S no seu excelente e oportuníssimo video que aqui nos mostra)! Tempos tenebrosos, mas a que ninguém parece preocupar. E é isso que merece reflexão. Por cá, nunca este PR, este PM, este seu Governo, esta Oposição de Seguro, se ralará com esta – relevantíssima questão, ou melhor, problema. Não temos ilusões quanto a isto. Assim sendo e perante a passividade geral da UE (face aos EUA) e, pior ainda, da sua cooperação com estes ataques á nossa privacidade, o que nos resta fazer? Creio bem que nada. O mínimo será, como dizia o meu filho, a propósito do neto, alertar os jovens, no futuro, para a situação em que se encontrarão e dar-lhes a conhecer o valor do Direito á Privacidade.
Estimada UJM, que grande Post, este seu, de hoje!
P.Rufino

Anónimo disse...

http://c5.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B2802b3fc/16446540_bqGKc.jpeg


não resisto a publicar esta frase fanada -
- Ricardo Costa is inside!

N'Expresso. What fucking shit else?