quinta-feira, junho 14, 2012

Estou contente com a vitória de Portugal frente à Dinamarca. E estou muito interessada com o que se passa no balneário. No entanto, as reportagens que nos mostram sobre esta temática são ainda francamente limitadas. Para enriquecer um pouco mais a discussão sobre o esférico e outras adjacências aqui deixo algumas sugestões


Às 3 da tarde, ia no carro, e as notícias prendiam-se com a selecção. Num tom de voz empolgado o  locutor perguntava ao repórter deslocado em serviço se tinha visto as expressões faciais dos jogadores para perceber o seu estado de espírito. Fogo...! Isto é que é informação relevante. De imediato foi feito zapping radiofónico.

Depois só voltei a casa depois das 7. Era a natural alegria, Portugal tinha ganho. Compreende-se. Mas depois e até há pouco tempo, quase todas as televisões estavam com gente que analisava, discutia, tecia considerações de toda a ordem sobre esta magna questão. Verdadeiros intelectuais do futebol e do mexerico, toda a gente inventaria erros, pontos fracos e fortes, verdadeiras análises SWOT, fazem-se comparações ridículas e infantis, dão-se conselhos e fazem-se especulações com ar dramático e definitivo. Um despautério, um exagero, uma náusea. 

Tema recorrente é o que se passa nos balneários. Mas quando a coisa chega a este ponto eu fico atenta. No entanto, para minha decepção, nunca aparecem os pormenores picantes ou as imagens reveladoras que eu acharia interessantes. Só banalidades e... imagens népias. Ora aí é que eu os queria ver.

Assim sendo, daqui envio a sugestão de que, de ora avante, filmem os nossos heróis dentro do balneário a ver se eu lhes vejo a expressão facial e o resto.

Como fonte de inspiração, aqui deixo uns garbosos da Calcio no balneário. Vamos lá mas é a pôr assim o Bruno Alves e mais uns quantos de que não sei o nome.




Ainda como fonte de inspiração, mostro outra 'cena' na qual mais valia a pena vermos a nossa rapaziada do que estarmos, para aqui, a ouvir estas opiniões de meia tigela para as quais já não há saco.

Aqui a bola não é o nosso tão conhecido esférico mas isso é pormenor. A coisa não se passa exclusivamente indoor mas isso também é pormenor. As adjacências, para o efeito, não alteram a bondade da intenção: ao que parece, fazer um calendário e certamente para fins meritórios. Parece-me uma boa causa.




**

E, por hoje, meus Caros, é isto. Cheguei a casa tarde e más horas, estou cansada, e estes banhos intelectuais de futebol deixam-me mentalmente exaurida. 

Não obstante: gosto que Portugal ganhe. 
Mas tanta conversa fiada, tanta reportagem, tanto directo, tanto comentário, tanta parvoeira, maça-me. 

Televisões e rádios: em vez do exagero de programas com que nos andam a saturar a paciência, sigam mas é os exemplos de cima e deixem-se de conversas.

*
A vós, Caríssimos Leitores, desejo-vos uma agradável quinta feira!

Sem comentários: