segunda-feira, maio 28, 2012

Tal como o Prof. Marcelo na TVI, fazer o balanço de 1 ano de Governo? Falar de Passos Coelho, Miguel Relvas, Álvaro, Vítor Gaspar? Ou falar do ex-espião que tinha tudo escrito no telemóvel e deixou que lho tirassem...? - Ná... Prefiro o Manuel Marques, os Gato Fedorento, o Agente 86 e, até, o David Cameron chamando Muttering Idiot a Ed Balls!


O professor Marcelo Rebelo de Sousa hoje, na TVI, com a Judite de Sousa, fez o balanço do 1º ano de Governo. Não me tinha dado conta que já lá ia 1 ano mas se calhar é verdade. 

Pensei fazer também aqui um balanço mas é tudo tão mau que não me apetece gastar o meu tempo e sacrificar a vossa paciência com coisas de tão fraca qualidade.

Em vez disso, vou antes aconselhar-vos um vídeo que o blogue Aventar publicou em Outubro de 2011. Fala por si e vale a pena ser visto. Chama-se Pedro Passos Coelho - Best of 2010-2011. Vendo-o assim, em versão compacta, fica mais patente a sinceridade, a firmeza no cumprimento de propósitos e promessas,   enfim, a confiabilidade da figura. 

Adiante. Poderia aqui abrir uma excepção para vos falar de Miguel Relvas. Há quem ache que, com isto que se vai sabendo aos poucos, ele está a fritar o Governo em lume brando, que está a dar ainda mais cabo da já tão depauperada imagem do Governo, há quem defenda que deveria sair já do Governo. Pois eu acho que não, que está lá muito bem. Aliás, acho mesmo que deve lá continuar por mais algum tempo. As revelações não vão parar e sabe-se lá o que mais se vai saber. E talvez também haja outras coisas que se vão sabendo e o Professor Marcelo hoje já as aflorou. Portanto, é deixá-lo lá estar. Por um lado, enquanto estiver, paralisado como está, não vai provocar dano ao país e, quanto mais tempo lá estiver, mais claro vai ficar o material de que são feitos alguns dos amigos ou correligionários de Passos Coelho.

Bem, podia também abrir outra excepção, agora para vos falar do coisinho. Mas prefiro antes os Gato Fedorento. Ora vejam este debate sobre o coiso para perceberem quem são os gurus de Álvaro Santos Pereira:



Podia também falar daquele olheirento que não acerta uma e que nunca percebe porque é que não acertou. Mas também aqui prefiro o Manuel Marques:




No entanto, neste caso, pensando bem, não sei qual é a versão mais doida, se é a do fantástico Manuel Marques se é daquele rapaz que o imita, aquele cujo nome artístico parece que é Gato Gaspar. Ora vejam o GG em acção:




Podia também agora falar aqui um pouco de espiões mas não conheço nenhum a sério, só artistas, só anedotas. Por isso, mostro aqui aquele que eu prefiro (...e claro que não é o big bear Jorge Silva Carvalho):


Get Smart com os agentes 86 e 99

***

Portanto, desisto. Passo à frente e vou em busca de momentos de diversão noutro sítio. Mostro-vos outra figura curiosa, o primeiro ministro inglês, que tem fama de ter mau feitio, de ser indelicado, de partir a louça no Parlamento. Quando vejo estas imagens, todos em cima uns dos outros, acho uma coisa mesmo bizarra. E a forma como falam... parece uma representação cómica, uma divertida peça de teatro. Estes têm mesmo graça a sério, vê-se que estão ali para se divertirem como deve ser.

Vejam por favor a mais recente tirada de David Cameron...



E esta outra, anterior... Ri-se ele, riem os outros (afinal que é isso de fleuma inglesa...? Não senhor, aquilo ali é mesmo BritCom e da boa):





E mais não mostro que vocês já devem estar a pensar que têm mais que fazer do que estar para aqui a ver tesourinhos deprimentes e coisas cómicas. Se calhar hoje estão virados para coisas a sério e a mim só me está a dar para isto. Ficamos assim, portanto.

***

Assim sendo, resta-me convidar-vos a irem até ali ao lado, ao meu Ginjal e Lisboa, que por lá hoje falo a sério. Hoje falo de amor, o que é, o que não  é, como se usa para não fazer mal, etc. Deu-me para isto ao ler Nuno Júdice. E a música, meus senhores, é da boa. Abro hoje a semana Händel. 

***

Tenham, meus Caros Leitores, uma bela semana a começar já por esta segunda feira. Divirtam-se!

7 comentários:

dbo disse...

Cara UJM,
Muito bem seleccionados todos estes “cromos” incluindo os de terra de Sua Majestade (UK).
Isto vem provar que estas novas teorias liberais e neoliberais vieram trazer-nos uma caterva de palhaços e arlequins, autênticos avantesmas do mundo político. Nada sabem de verdadeira política a não ser cinéreas reminiscências de discursos das “jotinhas” e “universidades partidárias de verão”. São anémicos nas ideias e diarreicos nos maus discursos. Concretamente não revigoram o país e deixam um rasto pestilento de destruição social. Todavia…fazem-nos rir, mas também sofrer.
Sobrevivem porque se albergam e escondem nas agremiações maçónicas e no maniqueísmo partidário.
Enfim…é o que temos!
PS – Gostei, há dias de ler aquela notinha da Leanor que diz ter estudado no Colégio da Imaculada quando eu estava na Ortigosa. Pois bem, dir-lhe-ei que cheguei a lá ir treinar Voleibol, pois fiz parte da equipe do colégio, e no dela estava uma minha conterrânea que me acompanhou nos bancos da escola primária e mais tarde na Faculdade – a Pal(mira) Lima que teve o tio, Pe Boaventura Lima a Director do Colégio, onde estuda um seu irmão, o Tózé Lima. Talvez ela se lembre… isso é que eram tempos!
Felicidades para a UJM e seus leitores

Maria disse...

Amiga:
Li o Post, vi os vídeos, ri-me com o Manuel Marques
Se eu esta semana, não for muito assídua, não se zangue. Tenho montes de coisas e coisinhas, para fazer entre hoje e 4ª feira. Na 5ª, vou para baixo.
Logo que possa, dou notícias, a partir de Domingo. Até lá, estou sem tempo para nada.
Beijinhos, Amiga e até Domingo.
Torça, para que tudo corra bem, sim?
Mary

ERA UMA VEZ disse...

Minha querida

Que bela surpresa este post.
Nunca me canso de ver este Vítor Gaspar. OK, eu sei que sou suspeita...
Hoje estive na Fnac do Chiado no lançamento do livro da nossa Helena.
Ainda sinto o seu abraço e o seu sorriso. Grande mulher!
Ah...e aproveitei para ver o livro do Cotrim.
Era mesmo uma coisa do género que eu gostava...

Um Jeito Manso disse...

Olá Caro DBO,

Que belo comentário, tão bem escrito, dá gosto lê-lo. Já estive aqui a lê-lo em voz alta e foi muito apreciado.

Além da agradável 'prosa' que dá vontade ler e reler, há o conteúdo com o qual concordo sem tirar, nem pôr. Perfeito.

Mas como é que saímos disto? Com os partidos cheios destes 'cromos' e sem outras organizações que possam ser reconhecidas para efeito de intervenção política, quem é que se arrisca ou predispõe a ir para lá?

Eu por vezes penso que deveria deixar de me limitar a pregar no deserto e devia, era, chegar-me à frente e ir fazer qualquer coisa. Mas como? Escolher um partido? Ir às reuniões locais? Esperar ser escolhida para uma coisa qualquer? Mas, nas reuniões, discutir com quem? Com os pequenos caciques locais? E escolhida... mas por quem...? Pelos ditos pequenos caciques locais?

Estou lá eu para ir aturar 'palhaços e arlequins'? Claro que não.

Não sei.

Que seca esta gente que não percebe que os tempos são outros e que, só com política a sério, política abnegada, gente capaz, competente, culta, séria, se consegue voltar a andar para a frente...!


PS: Teria graça se a Leanor conhecesse a Pal ou, até, que o conhecesse a si...

Obrigada pelo seu belíssimo comentário e muitas felicidades para si!

Um Jeito Manso disse...

Olá Querida Mary,

Prepare tudo bem direitinho, tudo, sem stress, para ver se não falta nada, para irem com calma, na boa, para que tudo corra bem.

Se é o que penso, só posso ficar aqui o tempo todo a bater na mesa (que é de madeira e dá sorte bater na madeira, não é?), a fazer figas (porque esconjura o que não presta, acho eu...), a acender velinhas (a todos os santinhos), a ter mil pensamentos positivos, tudo, tudo, para que tudo, tudo, tudo, corra muito bem.

Aproveitem bem todos os momentos e, se for o que eu penso, toda a felicidade do mundo.

E, mesmo que não seja isso e seja apenas turismo, tudo de bom na mesma!

Um beijinho e vou ficar aqui à espera de notícias!

Se houver fotografias, faz favor de se rir...! (lembre-se desta recomendação e solte uma boa gargalhada)

Mary de Singapura, que estes dias sejam uma maravilha para si e para o seu Homem de Singapura, e, claro, para os vossos filhos, netos e quem mais se vos juntar!

Um Jeito Manso disse...

Olá Erinha!

Não me lembrei que era hoje... Mas se calhar era outra vez lá para as 6 e picos, não...? Geralmente fazem estas coisas a essa hora. Deveria ser lá para as 7 e picos para dar tempo a sair do trabalho, metermo-nos no trânsito, dar tempo a estacionar, etc.

Quando for a sua vez, a ver se se lembra desta minha limitação... Mas, nesse dia, nem que eu meta férias...!

Gostou de ver aqui esta versão melhorada do Gato Gaspar? Eu acho que o Manel, nas entrevistas, seria tão bom como o Vítor (porque o Vítor é tão inacreditável que chega a dar vontade de rir). Mas, como ministro, o Manel seria muito, mas muito melhor que o Vítor. O Vítor não acerta uma e fica sempre à nora, sem perceber porque é que nunca acerta. O Manel, que é inteligente, apesar de não ser economista, haveria de acertar algumas. Eu levava fé nele...

Fico contente que tenha gostado do livro do Cotrim. Quando o vi e agora estou com ele aqui na mão, achei que era um belo objecto, cuidado, capa dura, bom papel, aquela forra interior da capa, e as ilustrações dão-lhe um valor suplementar - e lembrei-me que uma coisa do género e com umas cores e umas ilustrações adequadas à sua poesia luminosa, seria um belo embrulho para os seus poemas.

E até, quem sabe?, uma nossa conhecida autora de sucesso o pudesse prefaciar ou posfaciar. Isso a par das ilustrações, ainda fariam que o seu livro se tornasse um best-seller - e por mérito seu, que é uma poeta (ou poetisa?) das verdadeiras que merece ser amplamente conhecida. E, para tratar da festa de lançamento e da promoção, poderia ter uma sua conhecida da área da comunicação que trataria disso 'à maneira'.

E, seja como for, Erinha, sonhar não custa, não é?


PS: E eu, às tantas, ainda me torno mas é agente literária... Deve ser uma profissão gira.

Um beijinho, Erinha!

Anónimo disse...

Ontem ao ouvir um documentário na antena 2 sobre Hitler, ou melhor sobre a sua ignorância, lembrei-me que ignorância juntamente com poder é uma combinação perigosa.E actualmente é o que mais temos.
Beijinhos e mais uma vez obrigada.
Ana