quarta-feira, novembro 30, 2011

A Alemanha e a França demencialmente obstinadas, a Itália no centro do medo, ou a Europa a brincar com o fogo. A isso respondo com Amor Total e Fidelidade - um Método Perigoso, sem dúvida, mas que pode trazer muita Alegria. (Poesia, Música, Cinema, Circo, Sol)


Engripada, incomodada, quero lá eu saber se os ministros europeus das finanças, todos reunidos uma vez mais e antes da cimeira de chefes de estado que terá lugar daqui a duas semanas, decidiram avançar para a alavancagem do fundo --- coisa já anunciada há meses e ainda não posta em prática porque a alavancagem é de tal monta que ninguém lá quer pôr o pescoço.

A Itália a soçobrar - o, até há pouco tempo, grande colosso económico e industrial, é agora um gigante que se arrasta, exposto ao gáudio de alguns, dos que tanto vão ganhar. Escuso de vos dizer, meus amigos, que nestas coisas, nada se perde, tudo se transforma. E que, sempre que alguém muito perde, há alguém que muito ganha.

As vozes começam a elevar-se em agonia, 'ai a zona euro a implodir', 'ai a Europa e desfazer-se', e a solução é tão óbvia que espanta como não há um homem ou uma mulher com voz suficiente forte que seja capaz de dar um murro na mesa e dizer que já chega, que mande calar o par de jarras Merkel e Sarkozy, que os mande sentarem-se sossegados, longe um do outro, na última fila, 'shiu que já chateiam, seus estúpidos, caluda', alguém que diga, 'está na hora de as pessoas com tino se chegarem à frente' e correr com esta trupe de gentinha que para aí tem andado a ver se consegue montar o circo e sem competência para o fazer, 'fora, fora daqui, chô, que se cheguem à frente as pessoas de bem, e vamos lá emitir moeda, e vamos lá a olhar para isto com olhos de gente, de gente solidária, democrata, inteligente'.

E por cá, na nossa triste e indigente politiquinha? Bem, já custa - é que até dói. Passos Coelho, mais parece um tonto, menino marrãozinho e algo destituído que segue a burra da Merkel como se fossem ambos inteligentes, o Tozé Seguro com aquele ar de pateta armado em duro, tudo o que diz e faz mais parecendo uma comédia de 5ª categoria, tudo a fingir, pechisbeque, plástico chinês, tudo demasiado mau. Dou por mim a achar acertado o que os do PCP dizem, dou por mim, vejam bem, a ouvir com agrado a Heloísa Apolónia (mas, enfim, ando engripada, quem sabe o vírus não está a fazer das suas...?).

E as vozes que antes tínhamos por algo conservadoras (Jaime Nogueira Pinto, por exemplo) levantam-se e dizem, 'estamos a ser governados por ignorantes' e o rosto demonstra a dor que lhe vai na alma. 

Tudo muito mau, muito preocupante. E eu, engripada, não me apetece mais disto, já chega, credo, como chegámos a isto, senhores...?! E só me apetece chá quentinho, palavrinhas amáveis, peace and love, if you please.

E, portanto, vamos mas é dar uma voltinha por aí, que vai ser bom. No fim, ainda volto á conversa para uma despedida especial tendo em conta que amanhã é um dia histórico.



Amor total, diz ela, sonhadora
 



Fidelidade, diz ele, e mente como todos os sedutores fazem tão bem





Um método perigoso, usam eles, deixando-se enlear nos perigosos caminhos das palavras que tão ardilosamente levam à sedução

(psicanálise, que riscos encerras....)




Eu, que de Freud e Jung aprecio sobretudo o lado inovador e o que se prestam a romances destemperados, sugiro que acabemos o passeio com Alegria, com música, movimento, magia. Cirque du Soleil e o seu espectáculo Alegria, pois claro.


/\

Boa quarta-feira, minha gente e vamos preparar-nos para gozar em festa o último 1º de Dezembro como dia feriado.

(Será que o Relvas e o seu subordinado Pedrocas fazem ideia ...? Gostava que, à sorrelfa, umas entrevistadoras daquelas 'tipo Fama Show' se aproximassem deles, os mandassem aspirar o hélio de um balão e lhes perguntassem, 'os meninos sabem o que é que se comemora a 1 de Dezembro...?'.

Sempre gostava de ver a cara deles, atrapalhados a olharem um para o outro, vozinha de falsete, a disfarçarem a hesitação como se estivessem apenas armados em engraçadinhos, '1 de Dezembro...? Bem... eu acho que é o dia de S. José... ai não que este é dos civis, .... será o dia do Viriato, aquele que foi de corda ao pescoço entregar-se ao Afonso Henriques? Ai não, que o Afonso Henriques foi antes do Viriato' e o outro, corado, 'Acho que não, acho que tem a ver com a padeira de Aljubarrota, aquela a quem raparam o cabelo e que tinha uma espada muito grande, ou será que essa era a lourinha de cabelo à rapazinho, a francesa? Capaz de ser isso, o dia da padeira mas que era bem capaz de ter um bigode maior que o de um sargento'. E as meninas, frescas e soltas, a rirem, e eles a pensarem que ainda bem que a entrevista tinha sido para o Fama Show... ufffff.

Ou seja, cá para mim não fazem ideia. Mas nem do significado dos dias, nem de coisa nenhuma.

  

7 comentários:

ERA UMA VEZ disse...

Ai jeitinho jeitinho...
Só mesmo este seu texto para me pôr a rir à gargalhada a esta hora...eu que tenho um acordar difícil(no Inverno)

Maravilhoso este "primeiro de Dezembro"...
Já o estava a imaginar nos humoristas do costume.

Ah! Gripe gripe vai-te embora mas deixa ficar este "ácido" divertido...

Beijinhos (de máscara) tá?

Um Jeito Manso disse...

Ai, Era uma Vez, eu rio-me mas o momneto não está para risotas. O ano que aí está a chegar vai ser uma coisa... e se pensássemos que isto ia para melhor. Mas não, quanto mais esta gente faz, mais dão cabo disto tudo.

E eu continuo engripada, com parte da descendência ainda pior que eu... vim de lá agora e estou de saída para ir para lá outra vez...

Mas enfim, é a luta do costume para quem trabalha e está cada um para seu lado, ter que tentar acorrer a tudo.

Pior ainda é que não sei que País, que Europa e que Mundo andamos a preparar para os nossos filhos e netos, que preocupação tudo isto.

Um beijinho (com máscara, claro).

Maria disse...

Adorei os poemas. O resto, amiga, sinto-me tão doente que, ando a leste da política. Gostei do texto, na parte do 1ºde Dezembro está estupendo.
Quanto aos feriados religiosos, acho que deviam acabar todos, menos o 1º de Novembro. Se nesse dia se comemoram todos os santos, não precisavam de mais dias mas, os reverendos é que sabem.
Beijinho e as melhoras
Maria

Tété disse...

Só espero que esteja a recuperar assim como toda a família. Este tempo é propício a essas coisas.
Não sei se devamos marterizar-nos porque, por este andar, quando a crise passar (eu tenho fé e esperança)estamos enrugadas de tanto padecer e quem sabe "xéxés" e já não vamos poder dar valor à recuperação.
Grande beijinho e "Get well soon".
Teresa

Um Jeito Manso disse...

Maria,

Espero que a sua maleita seja também uma virose ou uma gripe, destas coisas que não são nada de mais mas que deixam a pessoa de rastos.

Eu já estou melhor, agora estou na fase da tosse, daquela comichão na garganta que provoca insuportáveis e imparáveis ataques de tosse.

E os meus pintos parece que também já estão a sair da crise, com tosses e alguma debilidade mas parece que a fase aguda já passou.

Obrigada.

E espero que tenha tido um bom 1º de Dezembro.

Um beijinho e as suas melhoras, Maria.

Um Jeito Manso disse...

Olá Teresa-Teté,

Na resposta à Maria, acima, já contei que estou melhor e que a minha criançada também, embora a ritmos diferentes. A uns nascem os dentes, a outros são os coleguinhas de creche que pegam virús, aos pais são os filhos que pegam os vírus e às tantas anda tudo 'empanado'. Mas é fruto da época, claro. A chatice é que a época ainda mal começou...

Quanto à crise, eu 'ralo-me' porque acho uma injustiça para as pessoas em geral o que está a acontecer e tudo o que ainda aí vem. Mas estou como a Teresa-Teté, acho que não devemos deixar-nos ir abaixo. A mal ou a bem, haveremos de sair disto. Atrás dos tempos vêm tempos. Por isso, tento sempre encarar a 'coisa' com alguma ironia, com humor, até porque adoro rir, adoro divertir-me.

Um beijinho.

margarida disse...

... melhor?
:)
os tempos vão assim, engripados...
(o filme sobre a psicanálise - resumamos assim - parece interessante, mas já ouvi que não vale - viu?)
Beijinho