quarta-feira, julho 06, 2011

A Moody's, o lixo, a Europa e a espada de D. Afonso Henriques

Moody's, um dos fantasmas que paira sobre o mundo moderno

Segundo a Moody's, isto é o que vale a dívida portuguesa
Isto é assustador. A situação não está boa  - mas não está boa em grande parte pelo garrote que os mercados e agentes financeiros têm vindo a aplicar à economia e às finanças. Na Grécia, em Portugal e onde lhes fareja que há carniça aí estão estas pardacentas entidades, urubus sem pátria.

Meus senhores: a palavra a Fernando Pessoa.


D. Afonso Henriques

Pai , foste cavaleiro.
Hoje a vigília é nossa.
Dá-nos o exemplo inteiro
e a tua inteira força!

Dá, contra a hora em que, errada.
novos infiéis vençam,
a benção como espada,
a espada como benção!

(D. Afonso Henriques de Fernando Pessoa in Mensagem)


[Fernando Pessoa pede a D. Afonso Henriques que, nos dias de hoje, sirva de exemplo aos portugueses e que a sua força inspire a uma acção que vença eventuais 'novos infiéis' - conforme referem Auxília Ramos e Zaida Braga na edição especial comentada da Mensagem]


Assim peço eu (mas peço a quem, senhores?): haja inspiração e energia para arranjar um caminho de saída para esta situação. Um país não se pode ver forçado a ajoelhar, exausto, esventrado, espoliado, à mão de agências de interesses dúbios (e agora já nem falo dos ingénuos e atarantados novos governantes que temos).

Será que não vai aparecer uma alma que consiga compreender a Europa, repensá-la, corrigir o que está mal?

Por este caminho, o que nos vai acontecer?


PS: Isto está uma tristeza, é um facto, mas tristeza não paga dívidas. Por isso, sugiro que deslize até ao piso abaixo, onde se fala de casamentos, coisa sempre agradável, especialmente quando uma das noivas é Miss Kate Moss.

Sem comentários: