quinta-feira, agosto 26, 2010

Senhora Presidente Maria Emília de Sousa - daqui lhe lanço um desafio



Beleza em estado puro

(...e não me refiro à fotografia mas ao local...)

Ao cair da noite, o cais de Cacilhas é uma animação. As esplanadas dos restaurantes enchem-se, turistas ou veraneantes procuram o peixe fresco, o marisco, o ambiente estival, a proximidade do rio - e paira no ar a animação que estes locais movimentados sempre têm, um certo ar de férias. O mesmo acontece rua acima, os restaurantezinhos são procurados e o ambiente podia ser bastante interessante.

Podia mas, contudo, não é – e estou a ser condescendente.

Nesta rua, a Rua Cândido dos Reis, os passeios estão ocupados por carros e contentores de lixo sujos e com cheiro desagradável. Há mesas de pequenas tasquinhas, não nos passeios mas na própria estrada.

Fazer aquele percurso é uma odisseia. Não há por onde circular a pé, os passeios estão ocupados e sujos e na estrada há carros (e algumas mesas).

Pior ainda que isso é o desleixo. Não há um metro de passeio sem pedras levantadas, sem montinhos de terra que resultaram de partes de passeio com a calçada desmanchada. Sendo uma rua cheia de restaurantes, talvez a rua com uma maior população de veraneio, como é possível este desmazelo?

Poderia recomendar uma comparação com a zona de restaurantes que sempre há junto aos cais de embarque de qualquer outra cidade europeia com rio ou praia mas não quero parecer deslumbrada perante o estrangeiro. Sugiro, por isso, a comparação com terras que, não tendo mar ou rio perto das ruas, são também terras muito procuradas por turismo como, por exemplo, Óbidos ou Monsaraz, terras que cuidam com carinho das suas ruas, que acolhem com asseio e dignidade os seus visitantes.

Hoje não tinha comigo a máquina pelo que não posso ilustrar o que digo, mas aqui deixo um apelo à Srª D. Maria Emília, Presidente de Câmara de Almada ou ao Presidente da Junta de Freguesia de Cacilhas para que lancem uma campanha junto da população local no sentido de ajudarem a manter a limpeza e a beleza desta zona e que eles próprios arranjem e limpem os passeios.

A beleza natural desta parte da cidade mereceria devoção da parte de toda a gente e não esta tremenda falta de cuidado que é quase uma falta de respeito.

Para além disso, há também a referir o lado económico da questão pois Cacilhas e o Ginjal, bem como a parte velha de Almada, têm potencial para serem significativos polos de atracção turística, aspecto que, a julgar pelo que se vê, é hoje totalmente descurado.

1 comentário:

j disse...

Cara,

Antes de mais acho alguma piada ao facto de achares que este blog se pode tornar um género de fórum público de contestação... mas para isso falta muita divulgação.

Segundo espero que publiques este comentário porque acho por bem defender a imagem da CMA e da sua Presidente. A saber:

"A Câmara Municipal de Almada pretende arrancar, a partir de 2011, com a obra de requalificação da frente ribeirinha e dos núcleos históricos da cidade, com especial incidência na freguesia de Cacilhas. Uma das intervenções a ser realizadas será efectuada na rua Cândido dos Reis, que se tornará exclusivamente pedonal. Fernanda Marques, directora do Projecto de Parcerias para o Desenvolvimento Local, considera que esta rua tem “uma grande importância funcional, dada a sua relação com o interface de transportes de Cacilhas”.

Isto em: http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=12338

Nada como um pouco de investigação antes da manifestação!!

Por fim, se tens apelos e recomendações válidas e interessantes a fazer acho engraçado utilizar para isso o blog mas muito mais interessante seria utilizar os meios mais directos ao dispor da população: as assembleias de junta e de municipio onde os populares podem falar sobre isto.

Por fim uma última nota para as associações de comerciantes que já se opuseram ao projecto por afastar os carros do comércio... convencionais e reaccionárias como sempre!

Mantém-te informada!!

J