Como vem sendo hábito nos últimos tempos, não li ou ouvi notícias até ter agora ligado a televisão (e é quase meia noite) e isto não é nada mau. Nem espreito no telemóvel nem vejo notícias durante o almoço. Abstinência quase absoluta.
Para além de idas às compras ou ter ido com o lovely dog ao tratamento e de termos feitos as nossas duas caminhadas diárias, e para além de preparar as refeições e etc. sobretudo estivemos de roda do jardim. Como estou numa onda libertina, receptiva a desbastar fortemente alguns arbustos, o meu marido está nas suas sete quintas. De forma inédita, temos estado alinhados na abordagem à coisa e a verdade é que, fruto disso, o jardim parece estar a ganhar uma nova vida. Estou encantada. Já olho para cima a ver se há mais que possa ser cortado. A quantidade de ramos e de grandes folhas (como, por exemplo, as do filodendro que está gigante) que têm sido cortadas é inenarrável. O jardim agora respira, há novos espaços, mais luz.
A alegria que isso me dá é difícil de explicar.
_____________ ___ _____________
Agora, ao 'ligar' o youtube, apareceu-me o vídeo abaixo em que Lídia Jorge explica como uma bolsa que lhe foi atribuída pela Fundação Gulbenkian. Confesso que não sou fã da escrita de Lídia Jorge mas acho que é uma pessoa empenhada, franca. E a sua casa algarvia é bem bonita.
Mas, a seguir, ao pesquisar, fiquei a saber de outras histórias de vida em que a bolsa Gulbenkian foi identicamente determinante. Partilho convosco pois há assuntos dos quais nem sempre nos lembramos e, na verdade, como é relevante que quem tem uma vontade intrínseca e não tem meios para a cumprir possa receber uma ajuda. Uma bolsa, nestes casos, é uma alavanca que pode mudar uma vida.
Histórias de Vida: Lídia Jorge
A premiada escritora Lídia Jorge fala-nos da importância que a atribuição da Bolsa Gulbenkian teve no seu percurso pessoal e profissional, destacando as suas passagens por Angola e Moçambique, que influenciaram decisivamente a sua escrita.
Histórias de Vida: Pedro Tochas
A História de Vida do multifacetado ator, comediante, malabarista (e até palhaço!) português que, como Bolseiro Gulbenkian, foi estudar para a Academy of Circus Acts & Physical Theatre, em Bristol.
Histórias de Vida: Marcelino Sambé
Marcelino Sambe, bailarino principal no Royal Ballet, em Londres, conta-nos a sua História de Vida. Antigo bolseiro Gulbenkian, Sambé fala-nos do seu percurso pessoal e artístico e conta-nos como surgiu a Dança enquanto interesse profissional. Conheça neste vídeo esta fascinante história!
Histórias de Vida: Manuel Cargaleiro
A História de Vida de um dos mais reconhecidos artistas plásticos portugueses, em Portugal e no Mundo, também bolseiro Gulbenkian, que divide os seus dias entre Lisboa e Paris.
Sem comentários:
Enviar um comentário