segunda-feira, dezembro 25, 2023

Uma borboleta natalícia

 

O almoço foi o resto do arroz de peixe do jantar da véspera. Para o jantar de Natal, da parte que me tocava, só tinha que levar o bacalhau para fazer lá. Mas lembrei-me de fazer uma empada de aves para levar. Depois logo conto como a fiz. Parece que foi apreciada. 

Cozinhei as aves na parte da manhã, antes de irmos fazer a caminhada. 

Depois de almoço, montei-a e levei-a ao forno. E, entretanto, fui deitar-me no sofá cá fora. Não estava ao sol e foi pena pois arrefeci um bocado. Pensei que seria bom se dormisse um pouco. Mas não dormi.

Então, vi um esvoaçar ao de leve na buganvília por cima de mim. Umas asas pequenas. Pensei que seria uma borboleta grandinha. Por ali andava, de flor em flor. Mas então vi que era um passarinho pequenino. Uma doçura. Pequenino, clarinho, um gracioso pom-pom. Eu imóvel, tentando que não se assustasse. Foram momentos mágicos. Esvoaçou, brincando, dançando, fofíssimo. 

Depois, o urso felpudo que estava deitado aos meus pés deu um salto e a borboleta natalícia, mais propriamente um passarinho-borboleta, voou para longe. E eu enchi-me de coragem para me levantar e ir à minha vida.

Tirei a empada do forno, acondicionei-a, guardei o que era de levar nomeadamente os sacos com os presentes e lá fomos.

Paragem no hospital, claro. A médica disse-me que, se ela estivesse a dormir, eu não a acordasse. Mas estava acordada. Confirmou que no dia seguinte, isto é, hoje, seria dia de Natal. Perguntou-me as horas, diz que ali acaba por não ter bem noção das horas que são. Melhor encarada, mais desperta, menos queixosa, a reagir. Perguntei-lhe qual o pin do telemóvel para o caso de se desligar. Sabia-o na ponta da língua. Eu, por via das dúvidas, tenho sempre que ir confirmar o meu. A médica diz, com algum espanto, que está totalmente orientada, totalmente lúcida. Mesmo nos dias em que estava num estado periclitante o estava. Quase sem voz, quase a dormir, dizia o que queria, dava instruções, respondia a todas as perguntas. Uma memória e uma capacidade de raciocínio perfeitas. Melhores que as minhas.

Vim de lá mais animada.

Acontece que agora, para além do mais, estou mal da garganta. Obviamente ao pé dela estou de P2 (já para não falar de bata e luvas). Tenho estado a chupar pastilhas e espero que não vá a mais. 

De lá segui para os festejos das vésperas natalícias. Pelo caminho mais mensagens amigas, algumas de ex-colaboradores. Mesmo alguns que já não trabalhavam comigo há anos não esquecem as palavras amigas. Um deles, de que me lembro ainda tão bem da festa que lhe fizemos quando lhe nasceu o primeiro filho, manteve-se sempre em contacto e sempre muito amigo. Agora os filhos já andam na universidade. E as mensagens dele continuam a não falhar. Isto enche-me de alegria. Os anos passam e não se esquecem de mim. Gostava de saber retribuir de uma forma mais intensa para que saibam que também a mim eles me marcaram.

Depois seguimos, então, para os festejos. Todos bem dispostos como deve ser. Comida boa, sorrisos, alegria. A casa com luzinhas, decorações natalícias, um ambiente bonito, acolhedor, um conforto afectuoso. Tudo muito bonito, tudo aconchegante.

E festejámos e brindámos e trocámos presentes. A vida é assim mesmo. 

Por fim, viemos para casa e aqui estou. Cansada, com sono e tomara que não adoentada. A situação da minha mãe, apesar de estar melhor, preocupa-me. Não é só o agora, é também o que se segue. Mas, enfim, tento afastar esses pensamentos pois já basta o que é presente, não preciso de arranjar coisas com que me pré-ocupar.

E agora é o dia de Natal e é cá em casa. A ver se de manhã consigo arranjar vontade para fazer algumas decorações natalícias, nem que seja colocar umas luzinhas a piscar. 

Quando há pouco chegámos, havia grande festa na casa ao lado que estava altamente iluminada. Muitos carros na rua, muitas vozes, uma grande animação. Ao regressarmos da nossa caminhada, perto da hora de almoço, tínhamos visto o vizinho empoleirado numa alta escada a colocar fiadas de luzinhas não apenas em volta do beiral como no próprio telhado. Desejou-nos bom natal e nós a ele. E o meu marido virou-se para mim e disse: Vai haver festa. Fazem muitas e, de cada vez, são altas produções. E, mais uma vez, o meu marido não se enganou. O meu marido disse: Temos que lhe pedir que venha também tratar das iluminações cá de casa. Seria uma boa ideia pois parece que lhes sobra em imaginação e energia o que a nós nos falta.

E é isto. Vou chupar mais uma pastilha. 

E já estamos no Natal. Sim, porque, podendo parecer que o Natal é um período festivo que começa em fins de Outubro, a verdade é que, pelo menos em termos objectivos de calendário, o Natal é apenas um dia, o dia 25 de Dezembro.

Para os que têm com quem passar o dia de Natal em família ou entre amigos, desejo que seja um dia de amor, carinho, aconchego, harmonia, alegria. Para os que não têm com quem partilhar o dia, vai daqui o meu abraço amigo.

E muito obrigada pela gentileza dos vossos comentários e mails. Agradeço-vos de coração. 

E agora deixo-vos com o talentoso Jon Batiste interpretando a sua Butterfly.

Dia feliz.

Saúde. Afecto. Paz.

1 comentário:

ccastanho disse...


Ser católico é renegar um filho?

Ainda bem que sou ateu, e amo os meus filhos