Não sei há quanto tempo existe a palavra resiliência enquanto termo usado fora do âmbito científico. Tenho ideia que até certa altura usávamos outras palavras mas a verdade é que agora percebo a justeza da palavra quando queremos assinalar a resistência perante as adversidades conjugada com a capacidade de seguir em frente. No Priberam leio que Resiliência é, na Física, a Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação.
Tenho ideia que é da nossa natureza adaptarmo-nos às circunstâncias, superando as dificuldades ou aprendendo a viver com elas.
Seja perante a doença, o desgosto, o medo, dificuldades logística de toda a espécie, a solidão, obstáculos que aparecem em catadupa, desastres naturais, as pessoas, em geral, arranjam forças que julgariam não possuir. Prevalece, habitualmente, o instinto de sobrevivência e a racionalidade. Qualquer coisa como se, nos casos limites, se não os podes vencer, junta-te a eles
Como sempre, Steve McCurry ilustra-o principescamente.
The world breaks everyone, and afterward, some are strong at the broken places
-Ernest Hemingway
Be like the bird that, passing on her flight awhile on boughs too slight, feels them give way beneath her, and yet sings, knowing that she hath wings.
-Victor Hugo
The bamboo that bends is stronger than the oak that resists.
-Japanese proverb
As citações foram retiradas do último post do blog de Steve McCurry, justamente intitulado Portraits of Resilience. Uma maravilha, somo sempre.
______________________________
Um bom sábado
Saúde. Resiliência. Paz.
Sem comentários:
Enviar um comentário