Hoje, quando fazíamos a nossa caminhada, cruzámo-nos com um casal que, um de cada lado, dava o braço à filha, uma adolescente que presumo que sofresse de paralisia cerebral. Os movimentos da jovem eram irregulares, a cabeça inclinava-se para um lado, a voz deformada, quase incompreensível, as pernas não direitas fazendo com que tropeçasse nos próprios pés. Iam muito devagar e, de vez em quando, a mãe ajeitava-lhe as pernas. Pareceu-me que ela protestava mas os pais estimulavam-na, insistiam. O esforço dos três comoveu-me. Enquanto nós andávamos sem qualquer dificuldade nem nos ocorrendo a sorte que temos, para aqueles três tudo era notoriamente uma luta.
O vídeo abaixo também é comovente. Vitoria Bueno tem 18 anos e nasceu sem braços. Mas, do que aqui se vê, nada que a impedisse de tentar levar a vida tão normal quanto possível pois desde pequena que usa os pés em vez das mãos. E nada que a impeça de fazer uma coisa que adora fazer: dançar.
Dir-se-ia que os braços são indispensáveis ao equilíbrio em todos os movimentos em que os pés saem do chão ou em que o corpo se inclina no ar. Não para Vitoria Bueno. Ela mostra que tudo é possível quando a vontade desafia as leis da física e sai a ganhar.
Vitoria Bueno's INSPIRING Dance Performance Might Make You Emotional
| AGT: All-Stars 2023
Desejo-vos um boa semana a começar já nesta segunda-feira
Saúde. Paz.
Sem comentários:
Enviar um comentário