sábado, janeiro 09, 2021

Vou votar em Marcelo até porque me parece o candidato mais apto a blindar a democracia contra os porcos imundos que tudo fazem para a destruir

 

É mais forte do que eu: não consigo perder tempo com vacuidades, inanidades. Se calha passar por algum, estaciono por breves minutos e, de imediato, dou o tempo por perdido. Falam como se estivessem a candidatar-se ao cargo de Primeiro-Ministro e dizem que faziam e desfaziam como se tivessem poderes executivos, como se fossem formar governo ou, se mais modestos, candidatar-se ao lugar de líder parlamentar. São conversas pejadas de equívocos, de bolas de efeito, de troca de argumentos como se fosse um debate entre comentadores, frequentemente um debate futebolístico. Chamem-me lisboeta burguesa e elitista que fico na mesma. Poderiam chamar alentejana proletária que diria a mesma coisa. Não dá. Aqueles debates são tudo menos esclarecedores, educativos. São combates de boxe ou de galos em que, os comentadores que, a seguir, vão intervir discutem quem é que foi ao tapete, quem é que ficou com dois dentes a menos ou quem é que ali esteve só para passar o tempo.

Mas hoje vi quase todo o debate entre Ana Gomes e o André Ventura. E uma vez mais me interrogo: como é que, em democracia e polidez, se lida com um porco tão imundo? Eu não sei. Acho que o decoro e a higiene mental exige que ninguém que seja boa gente fale com um animal tão ordinário. 

E é que o perigo não é só aquele arruaceiro: é toda a tropa fandanga de extrema direita, fascistas, xenófobos que se alberga à sombra daquela conversa fácil, acusatória e trauliteira. Um covil de marabuntas disfarçadas de porcos a fingirem que são gente.

Uma vez mais me interrogo: não há em democracia mecanismos para impedir que tal alarve conspurque a liberdade de expressão, a decência e a verdadeira e nobre essência da própria democracia? Deve haver. A democracia não pode ser aquele espaço em que, por delicadeza, deixamos que alguém a destrua.

Porque é muito difícil para uma pessoa de bem pôr-se ao mesmo nível que um canalha, ele levará sempre a melhor, o que mais o enaltecerá junto da turbamulta: ele insinua, ele besunta com a sua baba aporcalhada, ele insulta, ele lança as mais torpes suposições. Uma pessoa de bem não consegue lidar com uma tal criatura. 

Em plena consciência acho que só há uma maneira: encontrar maneira de o meter na prisão. Forçosamente, há no que ele faz, ilegitimidades. Ao conspurcar os outros, ao incitar à falta de solidariedade com os outros com base em mentiras, ele deve estar a praticar ilícitos. Ou, então, e lamento dizer o que me vai na alma, dar-lhe, em público, na televisão, o correctivo de que ele precisa: um copo de água pela cabeça abaixo, uma estalada bem assente. Não é possível lidar com tal criatura num plano de decência e normalidade democrática. 

Não sei se a criatura tem pais ou filhos mas, se os tem, devem estar todos envergonhados. Não sei como André Ventura -- e sim, digo o nome dele, digo, digo para que não haja dúvida: André Ventura enoja-me -- consegue chegar a casa e ver-se ao espelho, ou como consegue falar com os pais ou com os filhos, caso os tenha. Uma vergonha para eles e, certamente, um desgosto.

Vou votar em Marcelo Rebelo de Sousa. Considero que -- apesar da apetência mediática que tem, apesar da carência emocional crónica de que padece e que o leva a precisar desesperadamente que toda a gente goste dele, apesar dos laivos de deslealdade a que, volta e meia, não consegue fugir, apesar de coisitas aqui e ali -- tem sido um bom Presidente. É culto, é intrinsecamente bem formado, é humanista, é inteligente, é decente, é um representante digno do nosso País, e considero que continuará a desempenhar o seu papel de Presidente com hombridade e melhor do que qualquer dos outros candidatos. Pela sua maneira informada, ágil, inteligente e inclusiva de levar a Presidência talvez encontre uma maneira inteligente de blindar a democracia para que marabuntas nojentas não a devorem. Conto com ele também para isso. E para o resto, claro, que não vai ser fácil. Tempos de perturbação requerem muita preparação.

--------------------------------------------------------

Proponho que passe a ser este o hino do Chega

______________


________________________

Desejo-vos um bom sábado

13 comentários:

Maria Santana disse...

Estou consigo, tb vou votar em MRS!
O A. Ventura é o 'Trumpezito' cá do sítio! Nojento! Imbecil!

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

A UJM tinha razão quando e lá votarei também Marcelo.

Aquele abraço.

Bom fim de semana.

António disse...

Se me permite o atrevimento, apenas direi que vou votar em Ana Gomes, apesar de muito pouco gostar dela, mas tão somente para contribuir para que o Ventura não fique em segundo lugar. Num candidato de direita, mesmo Marcelo, nunca. E nada me garante que o segundo mandato seja semelhante ao primeiro. Além de que ele não precisa do meu voto para ganhar. Se não houvesse Ventura, pela primeira vez votaria em branco. A isto chegámos, 47 anos depois.

Tiago Gonçalves disse...

Olá UJM.
Percebo o seu comentário em relação ao Marcelo enquanto presidente e em tempos "normais" o voto nele seria até uma conclusão "simples" entre os vários candidatos que se apresentam...
Mas estes não são tempos ditos normais e o António levanta um ponto pertinente...
Bom fim de semana.

Anónimo disse...

A UJM ao votar Marcelo, contradiz as posições politicas que ao longo do tempo, aqui vem defendendo.São as contradições da média|alta burguesia, digo eu.

Anónimo disse...

UJM pensa que pode ser entendida como uma Lisboeta burguesa e elitista. Não precisa de o fazer. É claro que não o é.
Tudo é consistente consigo: vota numa pessoa de direita que diz que empossaria um Governo com pessoas indicadas por um burgesso (nas suas palavras “um porco”) que se intitula de direita e que combate os princípios fundamentais da Constituição Portuguesa. Bravo.

Um Jeito Manso disse...

Olá Maria Santana,

Bora nessa!

Um bom domingo.

Um Jeito Manso disse...

Olá António,

Percebo bem as suas razões mas eu nisto sou um bocado mais rudimentar: se acho que, nas actuais circunstâncias e perante as alternativas, o Marcelo é o melhor, então é nele que voto. Receio que, se muita gente pensar assim, ainda acabamos com uma grande dispersão de votos e com o Marcelo e o Ventura a passarem à 2ª volta e aí, com tanto grunho e tanto inocente a votar, não sei não... Não arrisco.

Um Jeito Manso disse...

Olá Tiago,

Pois. Como já respondi acima, acho preferível votar pelo seguro. Se, por um infeliz acaso, todos os que acham que o melhor até é o Marcelo mas porque é do PSD, porque é de 'direita', porque tem a mania de comentar tudo e porque se pela por ser popular como macaco por banana e por muitos outros motivos, todos legítimos, em vez de votar nele, votam na Ana Gomes, imagine que, por uma qualquer estranho fenómeno, passa a Ana Gomes e o Ventura à 2ª volta... Já viu?

Ná... não me arrisco. Eu quero é que o Ventura perca protagonismo. Já se fala demais dele. Não darei um único passo que possa, de alguma forma, correr o risco de poder vir a dar-lhe palco.

Posso estar enganada mas é isso que penso.

Um Jeito Manso disse...

Olá Anónimos/as

Sabem daquele ditado oriental que diz "Quando o sábio aponta para as estrelas, o idiota olha para o dedo"?

Ok, então, é isso.

Parem lá de olhar para a ponta do vosso dedinho, ok?

[E, P., escusa de vir para aqui choramingar, dizendo que, quando me contrariam, em vez de me manter como sou habitualmente, meiguinha, reajo à bruta. Não reajo nada... Gosto é de partilhar o conhecimento que tenho de provérbios chineses, pecebe?...😜]

Anónimo disse...

Os debates, para além do ambiente e dos temas das conversas de taberna dos anos 50, 60 do século passado, transportam-me para um jogo de futebol em que AV utiliza as regras do rugby e do restlyng e.. o mais estranho é que os árbitros, incluindo o VAR, aceitam-no, e os oponentes, muito mais grave, não rejeitam totalmente as regras. Como fui emigrante muitos anos, ainda não regularizei a situação eleitoral, o que me alivia a consciência...

Tiago Gonçalves disse...

Olá UJM!
O Marcelo nas sondagens anda pelos 60% de intenções de voto ... Para ele não ir a uma hipotética segunda volta tinha de cair o Carmo e a Trindade, e Nosso Senhor Jesus Cristo descer não uma, mas duas vezes à Terra... Não conheço nenhum caso de alguém com essa percentagem de votos nas sondagens de repente ir para menos de 20% :S
Quanto ao protagonismo ... imaginemos o Venturinha ficar em segundo lugar nestas eleições... :)

Unknown disse...

Olá UJM,
até concordo com a sua opinião em relação ao MRS, e todos sabemos que vai ganhar absolutamente. Mas o meu voto vai para o TM, porque de todos é o que me convence mais. Faço questão de não votar no MRS (apesar de não precisar do meu voto para nada) porque está demasiado convencido e quer ter a maior votação de sempre. Até quer os votos dos idosos dos lares, em tempo de pandemia, haja juízo! Deixem os idosos em paz... Precisamos de gente nova, ideias novas e menos mais do mesmo.