segunda-feira, dezembro 30, 2019

Postal nº 2 da beira do mar -- Até que a morte os separe





O amor entre um homem e uma mulher (ou entre dois homens ou entre duas mulheres) não é infinito, não é incondicional, não é intemporal, não resiste a todos os escolhos, não acolhe todos os perdões nem todas as tolerâncias. É o contrário. É efémero, frágil, limitado. Contém ódios, acusações, raivas, incompreensões. 

Mas se, apesar de tudo isso, ele consegue ir sobrevivendo ou, mesmo, ir-se tornando-se mais forte e sábio, então é muito bom. É o tipo de amor que nunca deve ser dado por adquirido. Nunca. É demasiado falível para isso. Mas, enquanto durar, é bom. Ter-se uma boa companhia, alguém que nos ajude a superar as dificuldades, alguém que nos perceba, que nos ampare, que nos faça rir, que nos desafie é bom. Termos alguém a quem dedicar o nosso carinho, a nossa atenção, o nosso apoio é bom, termos com quem partilhar os bons e os maus momentos também é bom. 

Por isso, ver casais a andar é coisa de que gosto. Gosto de os fotografar. É como se caminhassem sozinhos no meio do mundo. 

Se vejo casais já com alguma idade mas ainda conservando a ternura da mão dada ou do braço dado enterneço-me. 


E, se vejo casais jovens, intimamente desejo que a vida lhes sorria e que eles sorriam à vida e que tenham a sorte de se sentir amados e de saberem construir o caminho pelo qual caminharão. 


Um ano bom é um ano no qual nos sentimos amados. E, ao terminar o ano, é em afectos que mais penso: que o ano novo venha com afecto para mim e para todos os que amo. E para todos os que, aí desse lado, me acompanham. 

8 comentários:

Miss Lady disse...

Muito bom!

Anónimo disse...

Assim entendo o amor. Votos de um bom ano novo.

Susana Rodrigues disse...

Quando leio posts como este sinto-me em casa. Muito obrigada pela maravilhosa hospitalidade neste blogue cheio de vida e de uma luz quentinha.
É impossível não gostar de si, UJM.

Um belíssimo 2020 é o que lhe desejo, a si e aos seus.

Pôr do Sol disse...

Ontem esteve um dia lindo cá por estas bandas. Frio mas com a luz maravilhosa dos dias de ceu limpo. Fomos andar um pouco a pé pelo passeio de Oeiras e admirar o pôr do Sol, que desde sempre me fascina.

Curiosamente, tambem reparei em muitos casais de meia idade que, seguiam de mão ou de braço dado, uns em silencio outros resingões barafustando sabe se lá com quê, mas apoiando-se. E como esse apoio é importante nestas idades quando as forças já falham ou a doença debilita.

Também vi casais jovens, com ou sem bebés, rindo apaixonados, cúmplices, cheios de vida e lembrei-me do numero de actos loucos que este ano vitimaram tantas mulheres. Pensei oxalá o ciume nunca os cegue e deixem sempre que o Sol lhes ilumine a alma.

Sim, que todos os corações se enchem de amor e os afectos se mantenham vivos.

Que seja um ano cheio de saude, trabalho e bons momentos em familia.

Um beijinho e obrigada por nos fazer tão boa companhia.

Um Jeito Manso disse...

Olá Teresa,

Gracias very much. :)

Um bom ano!

Um Jeito Manso disse...

Olá Anónimo/a, crente num amor assim,

Obrigada.

E um belo 2020 para si!

Um Jeito Manso disse...

Olá Susana,

Sabia que tinha lido este comentário mas ontem, à pressa, num caso, e muito tarde, noutro, não o descobri. Afinal estava aqui.

E eu estou também aqui para lhe agradecer a simpatia e os votos e para lhe desejar que o 2020 seja um ano muito bom para si. Que os dias lhe sorriam (e as noites também, claro) e que se sinta sempre com energia e motivação para enfrentar cada dia que começa. Em suma, tudo de bom para si, Susana.

Um Jeito Manso disse...

Olá Pôr do Sol,

Aconteceu consigo o mesmo que com a Susana, conforme escrevi acima. Sabia que tinha lido os seus votos e o seu passeio ao sol poente em Oeiras e não os vi nos últimos posts. Estava aqui. Agora que tenho mais tempo (e, se calhar antes de ir tirar um cochilo -- pois estou cheia de sono...), fui à procura e decidi que tinha que responder não apenas para lhe agradecer como para lhe desejar um belo ano. Que haja saúde, boa disposição, harmonia, que venha com tudo de bom, seja para si seja para a sua família.

E, sim, tomara que acabe a estupidez das pessoas que não sabem amar e se tornam violentas, e tomara que as pessoas tenham vidas mais calmas para não andarem em stress, tomara que os casais saibam acomodar as diferenças e apoiar-se mutuamente.

Felicidades.

Beijinhos Sol Nascente.