terça-feira, dezembro 24, 2019

Natal


Antes de me ir arranjar para sair de casa para um jantar de Natal em família, venho aqui deixar os meus votos. 

Há ambiguidade nisto, confesso. Não sou de frequentar religiões, não sou de rituais, não sou de pensamentos metafísicos ou místicos. Mas a ideia de uma jovem em fuga ter dado à luz em condições precárias na companhia de um homem que a protegeu e que essa criança tenha virado um adulto que defendeu pobres, doentes e injustiçados, é-me simpática. Mesmo que haja contornos históricos que tenham sido ficcionados ou que a história tenha virado lenda temperada por um surrealismo mágico, não me incomoda. 

Seja como for, tenho para mim que esta azáfama consumista e estes repastos reforçados já pouco ou nada tenham a ver com isso. Contudo, as pessoas juntam-se, as famílias reúnem-se e há uma trabalheira envolvida -- e toda a gente deseja feliz Natal a toda a gente, seja qual for o significado que cada um põe nisso. 

E eu, pensando nos que não têm família ou têm famílias desavindas ou estão em luto ou doentes ou se sentem tristes, desejo que não se sintam ainda pior por verem todo este reboliço em volta. É um dia, dois dias.  Depois tudo volta ao normal.

E a todos, crentes ou não crentes, acompanhados ou sozinhos, com ou não razão para festejar a vida, desejo uns dias tão bons quanto possível.

Recebam o meu abraço.

10 comentários:

Isabel disse...

Feliz Natal e continuação de Boas Festas:))

Beijinhos:))

Corvo Negro disse...

Subscrevo o texto e retribuo o abraço.
Boas Festas, UJM.

luisa disse...

Abraço recebido e retribuído, cara UJM. :) Que estes sejam dias doces passados junto de quem amamos e que sejam de tréguas entre os desavindos.

Maria Santana disse...

Subscrevo tudo o que escreveu! Boas Festas.

Manuel Azevedo disse...

Já partilhei imensos post's seus, mas esta é a primeira vez que aqui comento. Não resisti a retribuir-lhe os votos de Festas Felizes e, não sendo crente, também acho positivas todas as ocasiões para nos aproximarmos uns dos outros, de preferência à volta de uma mesa com boa comida e bebida. Um abraço.
Manuel Azevedo

Um Jeito Manso disse...

Olá Isabel,

Muito obrigada. Já não vou a tempo de retribuir... Digo apenas que desejo que o seu dia tenha sido bem passado. E se ainda duram as festas por aí pois que sejam boas.

Beijinhos, Chabeli.

Um Jeito Manso disse...

Olá Corvo,

Bom vê-lo por aqui. Muito obrigada. E dias felizes para si.

Um abraço.

Um Jeito Manso disse...

Olá Luísa,

Muito obrigada pela simpatia. De facto, é uma alegria poder viver estes dias em harmonia. Espero que o seu dia tenha sido bom e que os dias todos sejam também bons, com vontade de os aproveitar bem. E com bons passeios e respectivas reportagens fotográficas..., ok?

Um abraço!

Um Jeito Manso disse...

Olá Maria Santana,

Muito obrigada. Para si também, festas felizes, dias bons, momentos calorosos.

Um abraço.

Um Jeito Manso disse...

Manuel Azevedo, ola,

Ora bem. É isso aí. Até o citei no post que escrevi. Todos os motivos serão bons se derem azo a que nos juntemos, numa boa onda, a comer e beber, a conversar, a rir. A vida é melhor se tiver bons momentos assim.

Gostei que tivesse comentado.

Saúde! Um abraço com estima.